Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar

4 dicas para preparar a escola para receber professores substitutos

Prepare sua escola para receber professores substitutos com nossas dicas para uma perfeita integração entre educadores, alunos e toda a sua equipe.

Os professores substitutos enfrentam alguns dos maiores desafios entre os profissionais da educação. É muito comum que os alunos não deem a devida atenção a eles, deixando as tarefas de lado ou, até mesmo, ignorando ou se recusando a participar das aulas.

Em outras situações, estes profissionais chegam para resolver um problema de absenteísmo de algum outro docente – o que pode gerar alguns problemas de relacionamento com os outros membros da equipe.

É preciso reverter esse quadro: desde a preparação até o estabelecimento de expectativas e o gerenciamento da sala de aula, sua escola pode ajudar os educadores substitutos a superar as dificuldades e garantir boas experiências – para eles e para os alunos.

Por que os professores substitutos são importantes?

Dentro da rotina normal de uma escola, os professores podem se ausentar devido a doenças, desenvolvimento profissional, licença familiar e outras questões.

E, sem os substitutos, esses momentos podem causar complicações graves: o aprendizado é interrompido, os alunos ficam dispersos e os cronogramas são perdidos. Sem professores eventuais capazes e prontos, a ausência de professores pode ter um efeito cascata que afeta toda a escola.

Manter a qualidade e a consistência do seu sistema educacional continuamente significa ter um profissional qualificado em todas as salas de aula. E como as ausências de professores são um fenômeno dinâmico, a capacidade de compensar perfeitamente essas ocorrências, mantendo a continuidade e minimizando as interrupções, é inestimável.

Integração dos professores substitutos na escola: 4 dicas práticas

Confira a seguir algumas dicas a respeito, que podem ser colocadas em prática desde já. Veja cada uma delas e prepare sua escola para receber estes educadores do jeito certo:

Você pode se interessar por esses outros conteúdos:

Educação Infantil: como trabalhar a inclusão na escola

4 serviços para disponibilizar na biblioteca universitária e ajudar seus alunos

Quadro de horários escolar: como otimizar a montagem e ganhar tempo

Como tornar a sua biblioteca mais atrativa e participativa?

1) Política de empatia e entrosamento

Analise a forma como estes profissionais têm sido recebidos em sua escola como um todo, tanto por parte dos alunos quanto do corpo docente.

Muitos professores substitutos não são valorizados ou tratados de maneira a indicar que são vistos como profissionais dedicados e importantes para a escola.

Uma dica é optar por chamá-los por outro termo – como professor ou educador convidado. Incluí-los nas comemorações do Dia dos Professores, criando até um evento especial para eles, também ajuda a entrosá-los melhor com todos na instituição.

Existem diversas opções: fazer um café da manhã especial, dedicar um prêmio simbólico pela atuação junto aos alunos ou simplesmente garantir que os administradores conversem com cada um para agradecer sinceramente pelo desempenho.

2) Professores substitutos residentes

Ausências são inevitáveis – e, muitas vezes, não são passíveis de planejamento. Por isso, contratar alguns substitutos como residentes pode ser uma boa estratégia.

Esses professores trabalham em período integral no local da escola, preenchendo lacunas conforme necessário. Quando não há ausência de professores para preencher, estes educadores podem auxiliar nas salas de aula ou se dedicar a atividades especiais junto a pequenos grupos de alunos.

Como estes profissionais passarão todo o tempo em uma escola, eles estarão familiarizados com a equipe, os alunos e a gestão escolar – o que significa que podem ajudar os estudantes a seguir em frente mesmo quando o professor regular estiver ausente.

Nesse contexto há também a garantia de um salário regular, uma dose extra de segurança e pertencimento, o que reflete diretamente no entrosamento com a equipe e no desempenho de suas funções.

3) Treinamento para todos os professores substitutos

Oferecer integração formal e desenvolvimento profissional a cada um de seus educadores substitutos é também uma excelente oportunidade de explorar seu potencial e garantir uma maior integração com alunos e colegas.

O treinamento pode abordar tópicos como as políticas da escola, aprendizado socioemocional, gestão escolar e pedagógica em prática, gerenciamento de sala de aula, dicas, entre outros. Vale até incluí-los nas reuniões pedagógicas. Dessa forma, os profissionais eventuais estarão no ritmo certo quando precisarem assumir as classes e realizarão um bom trabalho com os alunos.

4) Manutenção de um histórico informativo das classes

Sabemos que o dia a dia dos professores pode ser cansativo – mas manter um histórico atualizado, sobre as atividades de cada turma, notas sobre o desempenho geral da classe ou sobre alunos com questões especiais e qualquer outra coisa que professores substitutos precisem saber para realizar suas atividades, é fundamental.

A escola pode contribuir muito neste processo, estimulando boas práticas entre o corpo docente fixo e ferramentas que auxiliem na manutenção de um ambiente organizado, que garanta fácil acesso às informações necessárias para uma boa atuação em caso de ausências.

O SophiA Gestão Escolar é uma excelente solução para estes casos. Entre seus diversos recursos, o software ajuda a manter as informações dos alunos organizadas, o fluxo de comunicação entre pais e professores mais ágil e muito mais.

Descubra como SophiA Gestão Escolar ajuda não só professores substitutos, mas sua escola como um todo: clique e saiba mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.