Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar

5 benefícios da gamificação na educação

Para seguir o perfil dos alunos do século XXI, as escolas precisam aplicar estratégias que contribuem com a aprendizagem, como a gamificação na educação

O processo de ensino-aprendizagem vem mudando de forma significativa nos últimos anos, principalmente pelos avanços tecnológicos, que estão transformando o perfil dos alunos e a forma como eles absorvem os conhecimentos. Por isso, as instituições de ensino estão cada vez mais levando para dentro da sala de aula iniciativas que contribuem para a internalização dos conteúdos, como a gamificação na educação.

Há algum tempo, pensar em trabalhar os jogos de maneira estratégica para o aprendizado dos alunos parecia uma ideia muito ousada, já que havia um certo receio de que o grupo encarasse esse posicionamento como algo ligado somente à diversão.

Mas, hoje, com os estudantes conhecidos como “nativos digitais”, a gamificação na educação se tornou uma estratégia pedagógica repleta de benefícios interessantes. A seguir, iremos apresentar detalhes desse trabalho e como ele contribui para a formação integral das crianças e dos jovens.

Confira!

Relembrando o que é gamificação

Para aplicar qualquer estratégia no processo de ensino-aprendizagem, é importante conhecer como ela funciona, estipular metas e adequá-la de acordo com o perfil e as necessidades da turma. Com a gamificação na educação não é diferente: professores e gestores devem se aprofundar neste assunto e descobrir como ele pode agregar valor para os seus alunos. 

Bom, resumidamente, esse conceito está relacionado à utilização de dinâmicas e mecanismos de jogos que têm com objetivo engajar os alunos, promover reflexões e estimulá-los a solucionar problemas e desafios, tudo isso com foco no aprendizado. Vale ressaltar que a gamificação na educação não está voltada somente para o uso de recursos tecnológicos, pois os jogos físicos também podem promover o engajamento dos alunos.

Um dos pontos de destaque dessa estratégia é que ela envolve os estudantes e é super estimulante, pois ao mesmo tempo em que promove aprendizados significativos, os jogos despertam sentimentos de alegria e diversão, algo que outras aplicações pedagógicas não conseguem proporcionar.

Os benefícios da gamificação na educação

Como vimos, a gamificação na educação é uma estratégia que vem conquistando um espaço importante nas instituições de ensino. Impulsionada pelos avanços tecnológicos, mas com grande eficácia também nos jogos offline, essa aplicação proporciona benefícios importantes para a formação integral dos alunos:

1. Melhora a memória

Os jogos promovem uma série de estímulos visuais que, associados ao conteúdo escolar, estimulam a memória do aluno. Sendo assim, as atividades baseadas na gamificação contribuem para que a criança ou o jovem se recorde com mais facilidade do material trabalhado, pois o processo de absorção está ligado ao lúdico.

Além disso, essa estratégia também melhora o processo de assimilação dos estudantes, pois eles retêm com mais facilidade o conhecimento adquirido na atividade que utiliza os jogos.

2. Torna o processo de aprendizagem mais prazeroso

Um benefício muito interessante que a gamificação na educação proporciona é a forma como os alunos passam a encarar as atividades. É bastante comum que as crianças e os adolescentes associem as tarefas pedagógicas com uma obrigação, mas com a aplicação dos jogos essa percepção muda. 

O ambiente lúdico dos games torna o processo de ensino mais prazeroso para o grupo, além de engajar os alunos nas atividades, facilitando o processo de transmissão e absorção dos conteúdos trabalhados em sala de aula. 

3. Desenvolve a autonomia

A gamificação na educação também ajuda a promover uma atitude que os educadores a todo o momento incentivam os alunos a desenvolver: a autonomia. Com os jogos direcionados para fins pedagógicos, eles se tornam protagonistas do processo de aprendizagem, colocando o professor como um mediador da busca pelos conhecimentos.

Os games representam uma forma de construção do aprendizado que trabalha tanto o individual quanto o coletivo. Para concluir as atividades, o grupo precisa apresentar ideias e colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a trajetória acadêmica, em um esforço conjunto para solucionar as demandas.

4. Estudantes mais concentrados

O receio de que os jogos fossem distrair os alunos e impedi-los de aprender os conteúdos trabalhados era uma preocupação real dos educadores. Porém, com a gamificação na educação aplicada de forma estratégica, o que vem acontecendo é justamente o contrário.

Nas atividades, os estudantes conseguem aprimorar a concentração, pois é estimulada  a competição saudável entre o grupo e é preciso muita atenção para solucionar os desafios de forma correta e avançar de fase nos games.  

5. Aprimora os resultados dos alunos

Outra característica que merece destaque em relação à gamificação na educação é a melhora considerável que essa estratégia promove nos resultados gerados pelos alunos. 

Como vimos, a utilização dos jogos ajudam o estudante a reter melhor o conhecimento, e isso leva a uma motivação natural. Durante as atividades, cada aluno é estimulado a ir em busca de mais conhecimento e essa característica se expande para outras áreas, fazendo com que as notas melhorem progressivamente, além do aprendizado se tornar mais duradouro.

Gostou do artigo sobre gamificação na educação? Para continuar acompanhando dicas como essa, não deixe de conferir as próximas postagens do nosso blog. Se você precisa de um bom software de gestão como aliado para que a sua equipe pedagógica tenha tempo para aplicar estratégias que melhoram a experiência dos alunos, clique aqui e conheça todas as funcionalidades do SophiA Gestão Escolar.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.