Garantir um ano letivo produtivo para alunos, professores e toda a equipe escolar pode ser um desafio para algumas escolas - por isso siga estas dicas.
Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 11 FEV 2020 - 14H58

5 pilares para criar um ano letivo produtivo em sua escola

Garantir um ano letivo produtivo para alunos, professores e toda a equipe escolar pode ser um desafio para algumas escolas - por isso siga estas dicas.

O tempo é um bem precioso para quem quer garantir um ano letivo produtivo em sua escola: muitos professores e membros da equipe escolar argumentam que nunca têm tempo suficiente para trabalhar com todos os alunos da melhor forma possível, principalmente aqueles cujo desenvolvimento está abaixo da média.

Portanto, cada segundo que um profissional pedagógico tem com seus alunos deve ser significativo e produtivo. E como o aprendizado envolve muito mais do que apenas o conhecimento em álgebra ou química nas salas de aula, sua escola precisa contar com iniciativas que ajudem a cuidar e nutrir o potencial de todos os discentes.

No que diz respeito a ter um ano letivo produtivo, aposte nos cinco pilares a seguir:

1) Ambiente favorável para boas relações

Oferecer um clima escolar positivo, baseado em relacionamentos fortes, fornece um alicerce para o aprendizado. Os alunos precisam possuir uma sensação de segurança e pertencimento para se desenvolverem na escola.

Planejar reuniões que envolvam toda a equipe escolar – dos educadores ao administrativo – e desenvolver programas focados em desenvolver e apoiar as competências socioemocionais também contribuem para um clima saudável e um ano letivo produtivo, sem absenteísmo e outras questões a ele relacionadas.

2) Planejamento e preparação eficazes

Estabelecer um planejamento eficiente é a melhor forma de garantir um ano letivo produtivo. Muitos professores não preparam um plano de aula completo, o que pode literalmente desperdiçar muitos minutos em sala.

A equipe escolar como um todo deve adquirir o hábito de planejar com uma certa folga e, além disso, os professores devem sempre ter seus materiais dispostos e prontos para serem utilizados antes da chegada dos alunos.

Outro componente importante - e muitas vezes esquecido - do planejamento e da preparação é a prática: muitos professores pulam esse elemento essencial, mas não deveriam. A prática independente de aulas e atividades permite que os profissionais resolvam os problemas de antemão, garantindo que o mínimo de tempo de instrução seja perdido.

3) Plano B

Mesmo o planejamento mais eficiente pode não prever todas as situações – o que torna essencial manter um plano de backup.

Para o professor, é possível fazer ajustes nas aulas em tempo real, mas ocasionalmente haverá situações em que é necessário mais do que um simples ajuste para garantir um ano letivo produtivo.

Por isso desenvolva um conjunto de planos de backup, os famosos "planos B", para recorrer caso as coisas saiam do cronograma a qualquer momento.

Isso envolve também a falta de professor na escola – LEIA E SAIBA COMO PROCEDER NESSAS SITUAÇÕES.

4) Foco

É fácil para os professores e demais membros da equipe escolar se distraírem e desviarem de tópico de tempos em tempos.

Alunos adolescentes, por exemplo, são capazes de envolver um professor em uma conversa sobre um interesse pessoal ou contar uma história engraçada que cativa a atenção das aulas, mas impede que concluam as lições e atividades programadas para o dia.

Para maximizar o tempo de aprendizado, nesses casos, os professores devem manter o controle da classe: isso garante não só um cronograma atualizado, mas evita que os alunos se dispersem ou que manifestem alguma falta de interesse com a quebra de ritmo.

5) Processos eficientes

Os processos de um ambiente escolar são uma parte essencial do aprendizado eficaz. E os professores que conseguem atuar em sua sala de aula como uma máquina bem lubrificada maximizam o tempo desse aprendizado e proporcionam um ano letivo produtivo para si e para seus alunos.

Por isso, sua equipe escolar deve desenvolver procedimentos eficientes para todos os aspectos da rotina em sala de aula. Isso inclui atividades rotineiras, como afiar lápis, entregar tarefas ou organizar o espaço que será usado.

Mas o ideal é que esse padrão nos processos ultrapasse os limites das salas de aula e englobe toda a escola e as atividades que a elas pertencem – desde a captação de alunos, envio de boletos das mensalidades, controle de estoque, organização dos dados dos alunos, até a comunicação com pais e responsáveis.

E são essas e outras atividades que sua escola pode otimizar ao contar com a ferramenta certa, como é o caso do SophiA Gestão Escolar.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos:

Quadro de horários escolar: como otimizar a montagem e ganhar tempo

Boletim online escolar: conheça suas principais vantagens

Como otimizar o processo de lançamento de notas dos alunos

Entre em contato hoje mesmo, conheça nossos cases de sucesso e descubra como podemos ajudar sua escola a garantir um ano letivo produtivo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.