Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar

Acervo acadêmico: inspire-se nas instituições que usam a Odilo como solução

Mais de 4.500 organizações líderes e inovadoras de todo o mundo confiam na Odilo!

A biblioteca universitária é parte ativa do processo educacional. Trata-se de uma das mais importantes extensões da sala de aula; de um espaço que dá aos estudantes a oportunidade de busca, de pesquisa, de aprofundamento em áreas de maior interesse, de descoberta, dentre outros aspectos. 

Não é difícil concluir, desta forma, que um acervo acadêmico rico e bem organizado é parte fundamental dentro de uma instituição que estabelece como meta oferecer aos seus alunos uma formação completa.

Para isto, no entanto — e felizmente —  existem opções!

Dentre elas uma que estamos apresentando aqui há algum tempo: a plataforma Odilo —uma ferramenta desenvolvida em 2011, na Espanha, e focada na gestão de conteúdo digital.

O produto passou a integrar, recentemente, o portfólio de sistemas para escolas, bibliotecas e acervos dos softwares SophiA (criados pela empresa Prima), e funciona como uma espécie de Netflix ( a provedora global de filmes e séries via streaming). No entanto, no lugar de séries e filmes, oferece aos seus usuários o acesso prático a livros, revistas, jornais e outros documentos digitais.  

Saiba mais sobre a plataforma Odilo, novo produto SophiA!

Inspire-se nas instituições que usam o Odilo como solução no acervo acadêmico

Mas, afinal, quais são as instituições que já usam a plataforma espanhola para complementar o seu acervo acadêmico?

Ficamos felizes em responder que mais de 4.500 organizações líderes e inovadoras (e não só universitárias) de todo o mundo confiam na Odilo!

Dentre as universidades, porém, estão:

A Universidade Politécnica de Cartagena (UPCT) — Espanha

 A UPCT, localizada na cidade espanhola de Cartagena, é especializada, principalmente, em estudos de tecnologia e negócio.

De acordo com o site oficial da instituição, a grande tradição no ensino superior no município remonta ao século XIX e início do século XX, especialmente em estudos de natureza tecnológica e econômica. O portal da Universidade Politécnica de Cartagena também acentuou que "os ensinamentos tecnológicos ensinados em Cartagena representam, devido à sua antiguidade, centros pioneiros para o desenvolvimento da educação tecnológica regulamentada na Espanha". 

Em termos numéricos, a UPCT conta com oito Centros e um em anexo; três Campos Universitários; 25 Departamentos; 19 Unidades Administrativas; um Instituto de Pesquisa; e uma Estação Experimental Agroalimentar; 

Confira o acervo acadêmico da UPCT!  

A Universidade de Sevilla (US) — Espanha

Localizada em Sevilla, capital da região da Andaluzia, a US é uma das duas universidades públicas da cidade. Segundo informações do site da instituição, ela é, ainda, a segunda universidade espanhola em número de estudantes e a primeira na Andaluzia — com mais de 80 mil pessoas fazendo parte da comunidade (contando estudantes, professores e profissionais administrativos e de serviços).

São "mais de cinco séculos de história, de tradição acadêmica reconhecida", declara a Universidade de Sevilla. Além disso, ela também é apontada como Campus de Excelência Internacional. "Todos os nossos diplomas estão adaptados ao Espaço Europeu do Ensino Superior e abrangem todas as áreas do conhecimento", afirma a instituição. 

Confira o acervo acadêmico da US!

A Universidade Tecnológica de Pereira (UTP) — Colômbia

Localizada em Pereira, que é a capital do departamento de Risaralda na Colômbia,  a UTP foi criada pela Lei 41 de 1958. Ela é "uma entidade universitária autônoma da ordem nacional, com regime especial, com personalidade jurídica, administrativa, acadêmica, financeira e autônoma, vinculada ao Ministério da Educação Nacional, cuja finalidade é o ensino superior, pesquisa e extensão", de acordo com informações de seu portal.

Nos últimos anos, a Universidade Tecnológica de Pereira vem promovendo treinamentos avançados ou programas de pós-graduação — algumas vezes, com os próprios recursos humanos, técnicos e físicos; em outras, por meio de convênios com outras Instituições de Ensino Superior.

A Universidade Jaume I (UJI) — Espanha

Localizada na cidade espanhola de Castellón, a UJI , segundo seu portal institucional, tem se caracterizado pelo seu tratamento personalizado com a sua comunidade acadêmica, e pela sua agilidade nos procedimentos administrativos. A universidade conta cerca de 15.000 alunos e um campus integrado, instalações modernas, funcionais e sustentáveis. 

"A gestão da qualidade realizada na Universidade Jaume I, tanto no campo do ensino como na administração e prestação de serviços, baseia-se em procedimentos de acordo com os padrões internacionais mais exigentes", afirma a UJI.

Confira o acervo acadêmico da UJI!

Quer saber também a avaliação de outras instituições sobre a plataforma? Acesse O que estão dizendo sobre Odilo e confira! 

Lembrando que essa plataforma pode ser integrada a outros softwares SophiA para gestão de bibliotecas — no caso das universidades, ao SophiA Biblioteca, por exemplo. Para mais informações, entre em contato com a empresa, que é responsável pela venda da ferramenta no Brasil!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.