Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 29 AGO 2018 - 11H34

Alfabetização e cultura digital : uma parceria de sucesso

Veja como a inserção da cultura digital ajuda as instituições de ensino a promover um processo de alfabetização efetivo, garantindo a formação integral do aluno

O processo educacional passou por mudanças significativas nos últimos anos, com os avanços tecnológicos e a disseminação da internet levando para as instituições de ensino o desafio de unir a cultura digital com o processo de ensino-aprendizagem. 

A cultura digital é um termo ainda novo, que surgiu após a popularização do acesso à internet em boa parte do mundo. O compartilhamento de ideias, conhecimentos, trabalhos artísticos e a interação social promovida no ambiente online são pontos que levaram ao seu surgimento.

É interessante notar que a missão de unir educação e cultura digital tem início durante uma das fases mais complexas da formação dos alunos: a alfabetização. As escolas que não aplicarem as práticas digitais no dia a dia dos estudantes encontrarão dificuldades para formá-los integralmente, já que esses recursos fazem parte da rotina das crianças e dos jovens, e o bom uso das ferramentas tecnológicas é algo importante para o futuro acadêmico, pessoal e profissional de cada um deles.

Na sequência, mostraremos o motivo pelo qual a cultura digital é essencial para a educação no século XXI e quais as práticas que podem ser adotadas para que ela ajude a aprimorar o processo de alfabetização.

Educação e cultura digital a favor da formação integral do aluno

Como mencionado no início, a educação no século XXI precisou acompanhar as transformações da sociedade, sendo que boa parte delas se deu por conta dos avanços tecnológicos que mudaram, e muito, os hábitos e comportamentos das pessoas. Assim, a cultura digital se faz cada vez mais presente também no meio educacional, auxiliando as instituições de ensino na formação integral dos estudantes.

Os nativos digitais – crianças e jovens que nasceram no mundo hiperconectado – esperam essa aproximação das escolas com os meios digitais. Por isso, a inserção de práticas específicas é cada vez mais comum e tem início ainda na Educação Infantil, contribuindo ativamente no processo de alfabetização.

A cultura digital no colégio representa a possibilidade de:

•Os alunos estarem em rede;

•Participação nas comunidades de aprendizagem sem ficarem isolados e restritos à sala de aula;

•Enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e aproximá-lo da realidade de cada estudante, por meio das tecnologias aplicadas ao currículo escolar.

O desafio das escolas, entretanto, é saber utilizar a cultura digital como aliada das disciplinas e dos conteúdos trabalhados em sala, sendo fundamental que o corpo docente esteja preparado para explorar o melhor que seus recursos têm para oferecer.

Investir na formação dos professores com foco na cultura digital, portanto, é de suma importância para que as escolas consigam projetar ações efetivas com essa parceria.

A alfabetização na Era Digital

Especificamente na alfabetização, a cultura digital vem apresentando ganhos bastante significativos. A interatividade dos recursos permite que as crianças obtenham um aprendizado com ares de diversão, o que é bastante válido nesta faixa etária. Isso acontece porque a cultura digital consegue trabalhar com elementos lúdicos que ajudam a potencializar o aprendizado dos pequenos durante essa importante fase. 

A seguir, reunimos algumas dicas de como aplicar a cultura digital no processo de alfabetização:

Gamificação

Os jogos fazem parte da rotina das crianças e, por isso, são excelentes para aprimorar o aprendizado durante a alfabetização. Hoje, há muitos recursos ligados à gamificação que podem auxiliar o colégio neste processo. Jogos interativos que incentivam a formação de palavras e a leitura para avançar no game costumam chamar bastante a atenção dos estudantes. O desafio para mudar de fase no jogo permite que a criança treine e internalize conceitos aprendidos em sala de aula. 

Redes sociais

As redes sociais também chegaram na área da educação e podem ser aliadas no processo de alfabetização. Há redes específicas que permitem que os educadores criem grupos com os estudantes, compartilhando dicas, ferramentas e atividades relacionadas à alfabetização. Esse contato com o mundo digital é importante para estimular a interação e o compartilhamento de ideias entre os colegas de classe.

Livros digitais

Outra forma de unir a cultura digital e a alfabetização é por meio do uso dos livros digitais. Além da interatividade que desperta o interesse da criança, é possível adotar ferramentas que possibilitam que o próprio aluno desenvolva a sua história, criando um livro digital de sua autoria. Para isso, é preciso produzir o conteúdo do livro e adicionar fotos e ilustrações ao material, sendo um processo rico que desenvolve a leitura, a escrita e a criatividade da criança de forma divertida.

A tecnologia também é importante para a gestão escolar

Vimos que a cultura digital vem conquistando cada vez mais espaço nas instituições de ensino, trazendo grandes benefícios para a alfabetização e também para a formação integral dos alunos. Posto isso, vale ressaltar que a inserção da tecnologia também é importante para a administração escolar.

Investir em um bom software de gestão, por exemplo, é uma excelente forma de otimizar tarefas diárias de cunho administrativo e financeiro, permitindo que os gestores foquem o seu trabalho na área pedagógica.

No artigo de hoje, mostramos como a parceria entre a cultura digital e a alfabetização é importante para a educação básica. Se você gostou das dicas e quer conhecer um software de gestão escolar clique aqui e descubra todas as funcionalidades do sistema SophiA, desenvolvido pela Prima.

E para continuar por dentro de notícias como esta, assine agora mesmo a nossa newsletter.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.