Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar

Alunos adolescentes: dicas para lidar com esse público em sala de aula

Lidar com alunos adolescentes pode ser tão desafiador quanto recompensador. O segredo é encontrar as estratégias certas para garantir bons resultados.

Alunos adolescentes formam um perfil único e, muitas vezes, contraditório. Como um grupo, eles lutam pela individualidade – mas desejam a aceitação dos colegas. Eles agem como se soubessem de tudo e, ainda assim, carecem de muita experiência. Se sentem invencíveis e, no entanto, muitas vezes são inseguros.

Lidar com alunos adolescentes pode ser um desafio não só para pais e professores, mas também para toda a equipe de uma instituição de ensino. Se você tem dúvidas sobre como lidar com esse público tão peculiar, esse artigo pode trazer boas dicas e respostas – então, siga na leitura.

É preciso compreender seus alunos adolescentes

Existe uma questão inerente aos profissionais que atuam no setor da educação – seja em qualquer região do mundo: adolescentes passarão por um estágio difícil de sua jornada entre a infância e a idade adulta justamente no período em que você atuará junto deles.

Eles passarão por muitas mudanças pessoais e lidarão com questões difíceis, enquanto tentam conscientemente se encaixar no ambiente ao seu redor, ansiosos por serem não apenas aceitos, mas também tratados com respeito e justiça.

O ideal é que toda escola tenha uma equipe preparada para lidar com alunos adolescentes dentro de seus processos de gestão escolar.

É essencial manter sempre um relacionamento forte e claro entre professor (ou membro do staff da instituição) e aluno, mantendo o controle do ambiente escolar o tempo todo. Mas, ao mesmo tempo, incentivando os alunos a participarem ativamente no processo educacional.

O ideal é mostrar que, mesmo o profissional estando no comando o tempo todo, os alunos têm espaço para dar ideias e opiniões que serão ouvidas e que poderão ser postas em prática. Veja outras dicas no tópico a seguir.

Dicas para obter bons resultados com alunos adolescentes

Entender o que move esse perfil de estudante é a chave para saber lidar com adolescentes e garantir que eles possam explorar ao máximo todo o seu potencial no ambiente escolar.

Veja algumas dicas de como isso pode ser feito:

Defina regras

Defina regras dentro do seu espaço e ajude os alunos a entenderem que há consequências para comportamentos indesejados. 

Tais regras devem ser claras e diretas, e fixadas em um local visível, como em algum mural na sua biblioteca (caso esse ambiente seja muito frequentado pelo público em questão).

Mantenha a comunicação entre pais e professores

Envolver os pais na educação dos filhos é uma iniciativa incrível para colher bons resultados, pois, muitas vezes, alunos adolescentes que apresentam um comportamento desafiador podem não estar recebendo a atenção de que necessitam e anseiam em casa.

Por isso, é importante encontrar uma maneira de manter os pais informados sobre o comportamento de seus filhos na escola – e isso fica mais fácil quando a instituição conta com softwares de gestão escolar que possuem canais online de comunicação direta com os responsáveis.

Defina um modelo de comportamento

Defina um tom positivo que sirva de modelo para o comportamento esperado e apropriado. Quando estiver lidando com alunos adolescentes, explique a eles por que não gosta do comportamento que estão exibindo e fale sobre o tipo de comportamento que você gostaria de ver, por ser o mais adequado em sala de aula e na escola como um todo.

Observe também o seu comportamento, para garantir que ele está de acordo com as expectativas criadas e as regras estabelecidas – conforme vimos acima.

Crie recompensas para comportamentos positivos

Quando os alunos que não estão se comportando observam a forma como você lida com os alunos que se comportam positivamente, isso pode servir como um impulso para reverem sua forma de agir.

Criar um plano de gerenciamento prático do comportamento pode ajudar os alunos adolescentes a ver e acompanhar em tempo real como estão se comportando ao longo do dia. Isso, por sua vez, pode fazê-los repensar como estão agindo e receber recompensas ​​por posturas corretas.

Por fim: mantenha a calma

Sabemos que alunos adolescentes podem ser bastante desafiadores – e nem sempre isso é positivo.

Quando isso acontece, é importante manter a calma. Respire fundo, ou até mesmo se afaste da situação por um momento para clarear sua cabeça.

Lembre-se de que determinado aluno pode não ter aprendido como se comunicar ou agir adequadamente – e agora é seu trabalho ajudá-lo com isso.

Aliás, manter a calma em situações difíceis também serve de exemplo para ele, mostrando que essa é a maneira correta de reagir.

Essa troca de lições de vida é muito importante, e ver seus alunos adolescentes aprendendo e evoluindo é uma experiência altamente recompensadora!

Esperamos que você tenha gostado de nossas dicas para lidar com esse perfil de alunos. Para receber mais dicas como essas, continue acompanhando nosso blog!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.