Por SophiA Em Gestão Escolar

Benefícios do diploma digital para as universidades




Os benefícios do diploma digital para as instituições de ensino são vários. E muito bem-vindos.

Reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), ele facilita a vida de instituições com cursos de graduação e também de seus alunos. Mas, atenção: ensino fundamental, médio, pós-graduação e outros graus acadêmicos continuam usando o diploma de papel.

Desde dezembro de 2019 essas instituições estão autorizadas a emiti-lo, mas a partir de 2022 o documento será obrigatório!

No entanto, é preciso cuidados para garantir maior segurança ao optar por documentos online.

Acompanhe neste artigo!

Mas, o que é o diploma digital?

Explicando de maneira bem simples, o diploma digital nada mais é do que esse cobiçado documento em um formato eletrônico.

De acordo com a portaria do MEC que regulamenta a emissão do documento, o diploma digital surgiu para desburocratizar o processo que entrega o documento.

Assim como o diploma impresso, sua função é atestar a conclusão da graduação, em instituições de ensino superior. E é válido em todo o território nacional.

Mas, diferente do modelo tradicional, o diploma digital tem sua emissão, armazenamento e acesso totalmente realizados em um ambiente digital.

E já que existe uma fábrica de documentos falsos na internet, o MEC criou mecanismos para garantir a autenticidade do documento.

Para ser válido o diploma eletrônico precisa conter a assinatura, com certificado digital, dos responsáveis pela instituição.

Além disso, no canto inferior do documento ficam registrados um código alfanumérico e um QR Code para validá-lo. O que garante maior proteção ao usufruir dos benefícios do diploma digital.

3 principais benefícios do diploma digital

Assim como outras novidades da tecnologia, também existem diversos benefícios do diploma digital. As três principais são:

1) Redução de custos

Para as instituições de ensino, um dos maiores benefícios do diploma digital é a redução de custos relativos à impressão.

Em geral, essas organizações gastam uma boa quantidade de dinheiro para emitir documentos, com o uso de papel e impressoras especiais.

Para se ter uma ideia da economia, basta observar o teste feito pela Universidade de Santa Catarina.

Ele mostrou que o custo do diploma digital é de R$ 85,15, contra R$ 390,26 do documento em papel. Portanto, optar pelo documento eletrônico significa uma economia de 78%!

2) Um dos benefícios do diploma digital é a agilidade na entrega

Outro ponto interessante do documento online é a maior rapidez na entrega. Enquanto o documento em papel demora cerca de 90 dias para chegar, o diploma digital está nas mãos do aluno em apenas 15 dias.

E pode ser acessado até pelo smartphone, assim como outros documentos já em uso no país - CNH, Título de Eleitor, entre outros.

3) Maior praticidade e produtividade

Entre os benefícios do diploma digital, vale destacar que ele dispensa a ida do aluno até a secretaria da universidade.

Ele pode adquirir seu certificado de conclusão de curso, mesmo estando a quilômetros da instituição, de forma rápida e prática. Sem precisar gastar tempo e dinheiro com locomoção.

O que é uma vantagem. Afinal, em geral, o diploma digital é disponibilizado algum tempo depois da formatura, quando muitos alunos já retornaram para sua cidade de origem.

Por fim, o uso de diplomas digitais não beneficia somente alunos. A instituição de ensino ganha maior eficiência e produtividade dos processos.

Com isso, a equipe administrativa terá mais tempo para focar em outras atividades mais estratégicas.

A importância da assinatura digital em documentos

Uma das formas de garantir maior segurança, para aproveitar os benefícios do diploma digital, é utilizando uma assinatura digital.

As assinaturas digitais funcionam como impressões eletrônicas que, em forma de uma mensagem codificada, associam um assinante a um documento.

Dessa forma, quando um documento é assinado eletronicamente é preciso uma chave privada do assinante, o que aumenta a proteção do documento.

Além disso, a assinatura também é gravada com um horário. Então, se o documento for alterado após sua emissão, poderá ser invalidado por fraude.

Garanta segurança nos documentos de sua instituição de ensino com SophiA

Como vimos, são significativos os benefícios do diploma digital para as instituições de ensino e estudantes.

Entretanto é preciso estar sempre alerta, protegendo e garantindo a autenticidade de documentos digitais.

Uma ótima forma de aumentar essa segurança em sua instituição de ensino, é contar com o trabalho de instituições reconhecidas como Autoridades de Certificação.

Por isso, o SophiA, software para gestão universitária, firmou parceria com a Clicksign, empresa especializada em assinatura digital com validade jurídica. Assim, garante segurança dos documentos assinados eletronicamente.

Com esse serviço, é possível ter acesso a um registro de todo o histórico do documento, pelo Log de assinatura.

Além de solicitar ao assinante algumas informações importantes para garantir a autenticidade do documento e evitar fraudes.

Com a obrigatoriedade do diploma eletrônico, sua universidade precisa se adequar ao novo modelo, sem abrir mão da cibersegurança.

E essa é mais uma vantagem que o SophiA para gestão universitária tem a oferecer: a segurança da assinatura digital. Garantindo para sua instituição todos os benefícios do diploma digital.

Fale com nossos especialistas e peça uma demonstração! 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.