Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar

BNCC: qual impacto na educação?

Veja o que muda na educação brasileira com a chegada da BNCC, proposta que irá nortear o que deve ser ensinado nas escolas, da Educação Infantil ao Ensino Médio

A educação de um país deve seguir as transformações da sociedade, a fim de formar cidadãos íntegros e conscientes do seu papel. Por isso, há momentos em que a educação e os processos pedagógicos passam por mudanças para que possam de fato acompanhar a evolução das pessoas.

O mais recente exemplo de alteração na educação no Brasil é a implantação a nível nacional da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse documento que visa nortear o que deve ser ensinado nas escolas vem sendo um dos temas mais debatidos da atualidade.

Ainda há muitas dúvidas sobre o funcionamento, propostas e aplicação da BNCC no dia a dia das escolas. Se você é um profissional da educação, recomendamos que você continue acompanhando este artigo, pois iremos esclarecer diversos pontos sobre a chegada da BNCC às instituições de ensino de todo o País.

Saiba o que é a BNCC

O primeiro passo é entender o que é a BNCC, porque ela foi desenvolvida, com o intuito de transformar a educação em todo o Brasil. Como mencionado no início, a BNCC é um documento que tem como objetivo nortear o que é ensinado nas escolas do País, englobando todas as fases da educação básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

De forma simplificada, podemos dizer que a BNCC é uma espécie de referência dos objetivos de aprendizagem de cada uma das etapas da formação do aluno. Não é um currículo, mas atua como uma ferramenta que irá orientar a elaboração do currículo específico de cada instituição de ensino. Assim, a BNCC não irá desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais das escolas, mas será um guia fundamental para que os estudantes, nos quatro cantos do País, tenham acesso a uma educação integral.

Como foi elaborada a BNCC?

Uma proposta com impactos tão significativos na educação não poderia ser desenvolvida apenas por políticos. Os primeiros passos da BNCC foram dados após a definição dos profissionais que fariam parte da comissão de especialistas para a elaboração da proposta, em 2015. Neste mesmo ano, após definida a estrutura da BNCC para a educação, foi aberto um espaço para que o público enviasse contribuições.

Encerrado esse período inicial, foram feitas atualizações na BNCC e desenvolvidos seminários que tinham como foco apresentar a proposta e receber contribuições relevantes de alunos, professores, especialistas, coordenadores e instituições para melhorar ainda mais o documento. A BNCC foi projetada com o apoio da população, reforçando ainda mais a sua importância.

Veja como a proposta será aplicada

A BNCC foi desenvolvida para unificar as influências e referências de cada instituição de ensino. A educação atual no Brasil apresenta algumas discrepâncias em relação ao currículo. Dependendo da região do País, os conteúdos trabalhados em sala de aula podem ser bastante diferentes, o que leva a uma formação final também distinta. Com a chegada da BNCC, os direitos de aprendizagem de todos os estudos passam a ser assegurados.

Além disso, o projeto inclui as chamadas competências do século XXI, que são essenciais para a formação integral dos alunos. Segundo Maria Helena Guimarães, Secretária Executiva do Ministério da Educação, “as competências do século XXI dizem respeito a formar cidadãos mais críticos, com capacidade de aprender a aprender, de resolver problemas, de ter autonomia para a tomada de decisões, cidadãos que sejam capazes de trabalhar em equipe, respeitar o outro, o pluralismo de ideias, que tenham a capacidade de argumentar e defender seu ponto de vista. (…) A sociedade contemporânea impõe um novo olhar a questões centrais da educação, em especial: o que aprender, para que aprender, como ensinar e como avaliar o aprendizado.”

O desafio de acompanhar a implantação da BNCC nas escolas

A chegada de uma proposta tão completa exige que os gestores e educadores das escolas se dediquem a estudá-la, acompanhando a sua aplicação diariamente. Porém, sabemos que a rotina nas instituições de ensino é bastante agitada, e muitos gestores precisam dar conta de atividades administrativas, financeiras e estruturais.

Para que haja tempo de acompanhar a BNCC e todo o setor pedagógico da instituição de ensino, a dica é adotar um software de gestão escolar que seja capaz de otimizar diversas tarefas que fazem parte do dia a dia dos colégios, como controle de contas a pagar e a receber, emissão de notas fiscais, acompanhamento do fluxo de caixa, gerenciamento do calendário escolar, organização das notas e faltas dos alunos, entre outros serviços.

Apresentamos no artigo de hoje os principais impactos da BNCC na educação brasileira. Para saber mais sobre como o software de gestão escolar pode ajudar os profissionais da sua instituição a terem mais tempo de se dedicar a implantação da BNCC, clique aqui e conheça as principais funcionalidades do SophiA Gestão Escolar, desenvolvido pela Prima.

Para continuar por dentro de notícias como esta, assine agora mesmo a nossa newsletter gratuita.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.