Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 23 MAI 2019 - 14H32

Cadastro biométrico nas escolas: conheça mais sobre o assunto

Utilizar tecnologias para aprimorar a segurança da instituição é uma decisão inteligente, e o cadastro biométrico nas escolas exemplifica esse avanço.

Muitas soluções que se consagraram no meio corporativo hoje são utilizadas pelas instituições de ensino, proporcionando uma série de benefícios para toda a comunidade escolar, como o controle de acesso. Estratégias como o cadastro biométrico nas escolas, por exemplo, unem inovação, tecnologia e segurança. 

O investimento realizado em controle de acesso nos colégios vem sendo cada vez mais ampliado, pois além de trazer as vantagens que citamos acima, também pode ser um diferencial competitivo muito interessante para as instituições.

Se esse assunto ainda é algo novo para você, convidamos a conhecer na sequência deste artigo um pouco mais sobre como funciona o cadastro biométrico nas escolas e porque ele é importante para gestores, alunos, professores e pais

Entendendo mais sobre o controle de acesso e biometria 

Como mencionado, as instituições de ensino estão passando a adotar métodos e estratégias que há algum tempo são utilizadas no mundo empresarial, como o controle de acesso. Essa é uma medida de segurança que visa limitar a entrada de pessoas em uma propriedade, empresa ou, neste caso, no colégio.

Por meio de sistemas e mecanismos específicos, é possível proibir ou liberar o acesso de visitantes na instituição, saber o horário de entrada e saída de cada um e obter informações pessoais de quem entrou no colégio. Dependendo da modalidade de controle de acesso utilizada, também é possível tirar fotos do visitante. 

Hoje, existem algumas formas eficazes de ampliar a segurança nas instituições de ensino, como catracas e cadastro biométrico nas escolas. Essa primeira opção já é mais popular e costuma ter um bom desempenho. Alunos, educadores e demais colaboradores recebem um cartão pessoal que libera o acesso geral ou a determinada área, como salas de aula ou sala dos professores.

Já a biometria é mais recente no segmento educacional, porém sua efetividade já foi comprovada pelo uso em empresas, instituições governamentais e financeiras. Com o mesmo objetivo de controlar o acesso, o cadastro biométrico nas escolas é feito por meio da leitura das digitais dos alunos e funcionários. 

Esses dados ficam armazenados em um sistema inteligente que fará o reconhecimento da digital todas as vezes que a entrada ou a saída do colégio for solicitada. Além disso, outras informações importantes, como data e horário também ficam salvas e podem ser utilizadas pelas instituições caso haja necessidade. 

Os benefícios do cadastro biométrico nas escolas 

Nos dias de hoje, a biometria é utilizada para desbloquear o acesso ao banco, smartphone e, em alguns estados do Brasil, já é uma forma de reconhecer os eleitores. No ambiente educacional, esse recurso tecnológico também é muito interessante e pode trazer uma série de benefícios para toda a comunidade escolar, como: 

Segurança

Uma das principais preocupações dos pais atualmente é com a segurança dos filhos. Todos os dias, diversos casos de violência são divulgados pelos meios de comunicação e deixam as famílias ainda mais alertas. 

Com o cadastro biométrico nas escolas, a segurança de todos é ampliada consideravelmente. Somente entrará na instituição pessoas que tiveram a permissão, como professores, funcionários, alunos e pais, dependendo das normas criadas internamente. Assim, estranhos e pessoas com más intenções dificilmente terão acesso ao colégio.

A biometria também registra todos os dados de movimentação dos alunos, assim evita-se casos de falta às aulas ou ir embora antes do término do horário letivo, situações mais recorrentes entre os adolescentes. A dificuldade de perceber essas ocorrências antes desse recurso tecnológico se dava porque o jovem poderia responder a chamada no início das aulas e depois sair ou pedir para um colega fazer isso para ele. 

Controle eficaz da presença dos alunos

Outra característica interessante do cadastro biométrico nas escolas é que essa iniciativa pode ser utilizada como uma excelente forma de controle da presença dos estudantes. Dependendo da necessidade, as tradicionais chamadas orais podem ser substituídas por essa modalidade. 

Mais rápido, prático e seguro, o sistema de biometria é capaz de gerar para os educadores e gestores relatórios completos sobre a frequência dos alunos. Essa tecnologia garante um ganho de tempo nas aulas, pois evita-se parar para fazer chamada, além de minimizar as chances de erros, seja no registro dos professores ou porque o estudante esqueceu de confirmar a sua presença.

Diferenciação diante da concorrência

Instituições atentas aos recursos tecnológicos e que seguem em busca de melhorias contínuas para o seu desenvolvimento, impactando positivamente na educação e no relacionamento com a comunidade escolar, alcançam a tão almejada diferenciação diante da concorrência.

O cadastro biométrico nas escolas é uma das iniciativas que geram esse destaque, mostrando que a instituição se preocupa com a segurança de todos e investe no que há de melhor no mercado. Vale ressaltar que quando estão pesquisando boas opções para matricular os filhos, os pais avaliam a questão pedagógica, a infraestrutura e, claro, os diferenciais oferecidos. 

No artigo de hoje, mostramos que o cadastro biométrico nas escolas é uma ação importante e que ajuda a melhorar a segurança e a confiabilidade da instituição. Se você gostou e quer continuar por dentro dos assuntos que podem transformar o seu negócio, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.