A preocupação com a saúde dos alunos tem recebido mais destaque dentro da gestão de escolas - saiba como preparar sua instituição de ensino para isso.
Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 21 JAN 2020 - 14H47

Como a gestão de escolas atua promovendo a saúde dos alunos

A preocupação com a saúde dos alunos tem recebido mais destaque dentro da gestão de escolas - saiba como preparar sua instituição de ensino para isso.

Entre os desafios da gestão de escolas, fala-se cada vez mais sobre a importância de ter uma boa política de saúde voltada para os alunos. Afinal, as comunidades escolares estão se tornando cada vez mais o lugar onde crianças e adolescentes podem aprender e passar a adotar hábitos mais saudáveis.

Isso é essencial nos dias de hoje, já que as crianças que frequentam uma escola mais saudável podem tomar decisões corretas sobre sua saúde – e isso afeta não só suas próprias vidas, mas também a vida de suas famílias.

Implementar esse tipo de cuidado em sua gestão de escolas pode ser um processo delicado e longo – mas que trará bons frutos por todo esse esforço. Veja a seguir como colocar algumas ações em prática desde por meio de algumas iniciativas que vão ajudar a garantir boas práticas de saúde para seus alunos e até mesmo para sua equipe escolar.

Hábitos saudáveis: ensino que pode revolucionar a qualidade de vida de seus alunos

Não é preciso investir muito ou implementar grandes processos para criar uma escola que promova uma vida mais saudável.

Algumas mudanças podem incluir:

  • Promover a importância da alimentação saudável e da atividade física em todo o currículo de maneiras divertidas e criativas – as aulas de matemática e física podem ser bons espaços para abordar o tema dentro do conteúdo programático;
  • Criar parcerias com a comunidade em geral – como os produtores locais de alimentos, esportistas da região, clubes esportivos, profissionais da saúde, entre outros para palestras, miniaulas e outras atividades educacionais;
  • Proporcionar oportunidades de desenvolvimento profissional para professores e outras equipes de apoio voltadas a ensinar e promover a alimentação saudável, atividade física e os bons hábitos de higiene.

Por que a gestão de escolas deve englobar a educação sobre saúde?

Toda instituição de ensino tem um compromisso com o bem-estar e o futuro de seus alunos.

Por isso, incluir a preocupação com a saúde pode trazer resultados expressivos: isso ajuda a construir o conhecimento, as habilidades e as atitudes positivas dos discentes em relação à sua qualidade de vida.

Isso também motiva os estudantes a cuidarem melhor de sua saúde e adotarem escolhas saudáveis ao longa da vida, além de auxiliar na prevenção de doenças e reduzir comportamentos de risco.

Aliás, ensinar sobre saúde e bem-estar resulta em mudanças positivas no que se refere a muitas questões, entre elas:

  • Álcool;
  • Tabaco e outras drogas;
  • Prevenção de lesões;
  • Saúde mental e emocional;
  • Nutrição;
  • Atividade física;
  • Prevenção de doenças;
  • Sexualidade e vida familiar.

Além disso, a gestão de escolas deve englobar a manutenção de um registro ou ficha médica de cada aluno: ter conhecimento sobre alergias, medicações frequentes, doenças crônicas, fobias e questões especiais ajudam a escola a tomar as melhores decisões em situações de emergência.

Por fim, manter uma política de higiene e cuidados especiais, que ajude a evitar a propagação de doenças e outros problemas relacionados, é fundamental – saiba mais no tópico a seguir.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos:

Conheça as vantagens do audiolivro para quem frequenta sua biblioteca

Como otimizar o processo de lançamento de notas dos alunos

5 dicas para trabalhar a educação inclusiva

Dicas para proteger a saúde dos alunos e da equipe no ambiente escolar

Alguns cuidados e iniciativas simples podem ser decisivos na hora de evitar a propagação de doenças, como gripe e viroses – algo bastante comum no ambiente escolar.

Veja algumas sugestões nesse sentido a seguir:

Ensine como lavar as mãos adequadamente:

A higienização correta das mãos é uma das melhores maneiras de ajudar a impedir a propagação de germes, portanto ensine aos alunos que devem fazê-lo por pelo menos 20 segundos.

Fixe cartazes acima das pias lembrando da importância dessa prática e, no caso das crianças, ensine a cantar a canção de feliz aniversário duas vezes na cabeça antes de parar de ensaboar, esfregar e enxaguar. Lembrando que a lavagem das mãos é particularmente importante antes da hora do lanche e do almoço.

Deixe o álcool gel ou outra solução higienizadora por perto:

Manter o produto sempre disponível estimula alunos, professores e demais membros da equipe a adquirirem o hábito de usá-lo quando iniciam ou encerram uma atividade.

Sendo assim, mantenha o álcool gel sempre por perto, principalmente próximo de equipamentos compartilhados, como computadores.

Mostre a maneira certa de tossir e espirrar:

Essa pode parecer uma dica "boba", mas se faz primordial no que diz respeito a promover a saúde no ambiente escolar. E não precisa ser algo complexo.

Simplesmente promova uma campanha que mostre para alunos, professores e demais funcionários de sua escola a maneira considerada correta ao tossir e espirrar, o que inclui tapar a boca e o nariz e utilizar um lenço de papel – que deve ser imediatamente descartado, seguido da higienização correta das mãos.

Evite o compartilhamento de utensílios:

Manter uma gestão de escolas mais sustentável envolve combater o uso de materiais descartáveis – mas o compartilhamento de copos e garrafas pode aumentar os riscos de propagação de doenças. Por isso, incentive os alunos a evitarem esse tipo de compartilhamento.

Como você pode ver, o incentivo à saúde dos alunos é algo a ser feito de forma simples e prática. E contar com uma ferramenta de gestão escolar que ajude a otimizar as tarefas do dia também contribui para o sucesso dessas iniciativas que citamos – e o SophiA Gestão Escolar pode ser a solução certa para a sua instituição.

Solicite a visita de um de nossos especialistas e descubra como o SophiA Gestão Escolar transforma a gestão de escolas como a sua!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.