Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar

Como aproximar os responsáveis da escola e aumentar o engajamento

Quanto maior o engajamento entre escola e famílias, melhor é o desempenho acadêmico dos alunos.

O engajamento escolar ainda é um dos grandes desafios das instituições de ensino, a participação dos responsáveis na rotina escolar do aluno possui uma grande importância no desenvolvimento e no processo educacional dos estudante.

Mas como aproximar pais e responsáveis, cuja a rotina de trabalho é longa, e sobra pouco tempo para acompanhar a vida escolar do filho?

Alguns responsáveis acreditam que a educação do aluno seja de responsabilidade da escola, mas educação é um processo misto,  que compreende todas as práticas vistas em casa e na escola. O bom rendimento do aluno no colégio não é somente devido às suas atividades escolares, assim como a construção do cidadão, não é feita somente pela convivência familiar. É preciso que escolas e famílias caminhem lado a lado para o desenvolvimento do aluno.

Por isso, separamos algumas dicas que vão fortalecer o relacionamento entre escola e família, aproximando os responsáveis da rotina escolar. Confira a seguir.

Aumentando o engajamento com a aproximação dos pais e responsáveis

Apresente a proposta pedagógica

A escola deve estar preparada desde os primeiros dias de aulas para receber tanto os alunos, como os responsáveis. Apresentar as instalações, funcionários e, principalmente, a proposta pedagógica é uma boa maneira de fazer com que os responsáveis se sintam próximo da escola e conheçam o ambiente escolar.

Realize eventos onde a família também participe

Festas e comemorações são ótimas oportunidades para criar relações mais próximas com os responsáveis.  As reuniões são de extrema importância, mas o encontro com a família não pode se restringir apenas às reuniões periódicas. Por isso, os eventos escolares são ótimas momentos para fazer com que o os responsáveis se aproximem da escola.

Além disso, é possível também convidar os responsáveis para compor a equipe de organização dos eventos e incentivá-los a participar de instâncias como conselhos escolares, Associação de Pais e Mestres e etc.

Esteja sempre de portas abertas

A escola deve estar sempre de portas abertas para receber os responsáveis. Faça com que eles sintam-se à vontade em visitar a escola. Se possível, abra a escola aos sábados e convide os responsáveis para um dia diferente com acesso a quadra, biblioteca, laboratórios e etc.

Uma outra dica é estimular atividades escolares que requerem a participação dos responsáveis com os alunos, pode ser um momento de leitura, alguma atividade que o responsável desenvolva junto ao aluno.

Leia também: Projeto escolar “Leitura em Família” estreita laços afetivos e melhora o engajamento escolar

Fortaleça a comunicação

Uma das maiores dificuldades dos responsáveis no acompanhamento da rotina diária dos alunos é a questão do tempo. A comunicação, potencializada pela agenda digital, pode ser uma ótima solução para esse problema.

As tecnologias se fazem cada vez mais presentes em todos os lugares, inclusive no ambiente familiar e escolar. Os responsáveis estão mais conectados, utilizam seus smartphones na maioria das vezes para se comunicarem com os filhos. Então, nada como oferecer um app onde o responsável possa acompanhar a rotina diária do aluno, ter acesso às informações escolares a qualquer hora e em qualquer lugar, tudo pelo seu celular, computador ou tablet.

Nisso a Agenda Edu pode te ajudar! Com ela, a escola envia todas as informações escolares, como comunicados, atividades, eventos, envia mensagens em tempo real, entre outras funcionalidade que facilitam a comunicação entre escola e famílias.

Além disso, a Agenda Edu oferece métricas de acompanhamento diário, onde é possível verificar quantos usuários estão ativos no produto, a taxa de usuários diários, semanais e mensais ,e outros indicadores importantes de uso.

Dessa forma, a escola tem em suas mãos dados importantes para a tomada de decisão.

Quer saber mais? Conheça a Agenda Edu e tenha uma solução que vai além da comunicação e ajuda no processo de engajamento de todos os atores envolvidos na rotina escolar

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.