Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar

Como criar uma reunião pedagógica que realmente faça a diferença para a equipe e para a escola

Descubra como criar uma reunião pedagógica em sua escola de forma organizada, eficaz e prática usando as dicas deste artigo.

A reunião pedagógica é uma tarefa de importância vital dentro das boas práticas de gestão escolar. Porém, sabemos bem que o objetivo principal de todos os funcionários de uma escola é fornecer educação de qualidade. Por isso, o ideal é que eles possam dedicar tempo de qualidade para seus alunos – e não para reuniões.

Portanto, para que a reunião pedagógica em sua escola traga bons frutos, é essencial mantê-la curta e eficaz, com uma pauta focada e organizada, que estimule a participação de toda a coordenação, dos professores e demais profissionais pedagógicos na busca pelos objetivos planejados no projeto político-pedagógico (PPP) do ano.

Mas como criar uma reunião pedagógica que seja produtiva e que abra espaço para boas discussões? Foi pensando nisso que preparamos este artigo, com algumas dicas para você. Confira a seguir!

Entendendo a importância da reunião pedagógica

As reuniões pedagógicas, quando realizadas adequadamente, são a maneira mais eficaz de tomar decisões e motivar a equipe a oferecer o melhor para seus alunos.

Em uma reunião bem planejada, os participantes podem contribuir e compartilhar seus pensamentos. Como resultado, se sentirão mais envolvidos com sua escola e com as metas previstas no PPP.

Se a pauta completa for ainda devidamente documentada em uma ata da reunião e em uma lista abrangente de tarefas, todas as reuniões levarão a resultados tangíveis e positivos. Por isso, é essencial organizar estes encontros de uma forma eficaz e prática – saiba como fazer isso no tópico abaixo.

Como criar uma reunião pedagógica eficaz?

Muitas reuniões acabam sendo um total desperdício de tempo porque os participantes não estão preparados e, sem um registro, não há acompanhamento dos pontos que foram levantados durante a discussão da pauta.

O primeiro passo, então, é encontrar uma metodologia que funcione bem para a maioria dos participantes da reunião para organizar as pautas.

Algumas escolas usam softwares online como o Trello, uma ferramenta gratuita que é ideal para criar agendas e atualizar os membros sobre o progresso de algumas iniciativas. Essa, inclusive, é uma das primeiras dicas que listamos a seguir:

Garanta uma boa preparação para toda reunião pedagógica

Uma reunião sem agenda determinada é como fazer uma prova sem estudar – uma perda de tempo.

Certifique-se de que todos os participantes recebam a agenda, incluindo a pauta e qualquer material de apoio que se faça necessário pelo menos 48 horas antes, para que possam preparar e adicionar quaisquer tópicos relacionados à gestão escolar ou outro tema que julguem que precisam ser discutidos.

Mantenha o foco

As piores reuniões são aquelas em que a pessoa que está liderando se desvia da pauta. Isso geralmente é frustrante para todos os outros participantes, que estão ali por conta de um objetivo especificado anteriormente.

É preciso tornar uma reunião pedagógica interativa e com bastante diálogo – mas de acordo com os temas pré-determinados.

Quando isso vem da parte dos participantes, é dever da pessoa que está conduzindo orientar as coisas de volta ao caminho certo. É sempre possível dizer que voltará ao ponto deles no final ou em outra ocasião (e verificar se isso realmente foi feito).

SophiA lança novo Terminal Web em parceria com a Biblioteca Nacional

Estabeleça regras "sem multitarefa"

As reuniões produtivas ocorrem quando cada participante se permite estar presente sem distrações com outras tarefas.

Quando você enviar a agenda de sua próxima reunião pedagógica, seja claro sobre suas expectativas sobre o uso de smartphones durante a reunião.

A visualização dessas solicitações dessa forma evita os anúncios do grupo no início do encontro, lembrando aos participantes para deixar todas as distrações de lado de uma forma geral, sem que isso pareça ser direcionado a alguém especificamente.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos:

SophiA lança novo Terminal Web em parceria com a Biblioteca Nacional

Parceira do SophiA, Agenda Edu, oferece aplicativo para engajar alunos e responsáveis com a escola

4 dicas para preparar seus alunos para o vestibular

Educação Infantil: como trabalhar a inclusão na escola

Crie um espaço para as pessoas se expressarem

Faça das suas reuniões momentos de conexão, criando espaço para as experiências dos participantes. As pessoas precisam sentir um sentimento de pertencimento e conexão, entre si e com seu trabalho, independentemente de quem são ou de como estão posicionados em sua equipe.

Isso é importante também para incentivar o encontro de soluções – já que as mesmas questões podem fazer parte do cotidiano de pessoas diferentes dentro da equipe de docentes: um aluno especialmente difícil, algum recurso que não performar de acordo, entre outros.

Estabeleça a regra “uma conversa de cada vez”

Uma boa reunião pedagógica deve ser baseada em discussões: como mencionamos no tópico anterior, todos devem ter a chance de falar e compartilhar suas ideias.

O problema é que, em alguns casos, isso pode levar as pessoas a iniciarem mini conversas paralelas, especialmente em grandes grupos.

Se isso acontecer e você não instruiu como proceder desde o começo, o ideal é cortar imediatamente. É realmente importante que todos estejam envolvidos na mesma conversa - e você precisa de cada minuto.

Como garantir mais tempo para sua equipe?

Organizar um encontro desse tipo que seja assertivo e produtivo não é complicado, como você pode ver. Mas demanda um pouco de tempo e dedicação – para a preparação e para a participação em si. Como garantir mais tempo para que sua equipe possa se dedicar a esta tarefa?

A resposta está no software SophiA Gestão Escolar: com ele, os processos burocráticos tornam-se mais fáceis e práticos – garantindo mais tempo para toda a equipe.

Da geração e emissão de notas fiscais e gestão do estoque de recursos à comunicação entre os pais e a escola, a solução SophiA pode se encaixar às necessidades de sua escola e garantir uma rotina mais ágil e assertiva. Dessa forma, fica mais fácil para sua equipe dedicar mais tempo para sua reunião pedagógica!

Clique para saber mais sobre o SophiA Gestão Escolar e agende uma visita de nossos especialistas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.