Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar

Como escolher o melhor nome para biblioteca

Na hora de escolher um nome para biblioteca, se inspirar em importantes escritores da Literatura Brasileira é uma opção

Para grande parte das pessoas, dar nome a algo é uma tarefa difícil — às vezes, até mais complicada do que todo o processo que exige essa necessidade. Para muitos jornalistas, por exemplo, dar títulos às reportagens dá mais trabalho que escrevê-las; para alguns escritores, o mais complicado é nomear a obra — escolher as palavras certas, que sejam capazes de chamar a atenção do público e, ao mesmo tempo, passar a mensagem certa, desejada.

Toda essa indecisão é normal. Afinal, é a capa do livro, a chamada da matéria. E, para você, é a fachada da biblioteca — o seu cartão de visitas. Por isso, continue a leitura desse artigo e saiba como escolher o nome perfeito.

Saiba como escolher o melhor nome para biblioteca  

Além de um centro de informação, as bibliotecas são um espaço de valorização, em especial, da Literatura — dos autores, do seu trabalho e de suas obras. Justamente por isso, quem melhor para nomeá-las, se não eles? 

Quem nunca ouviu falar do carioca Machado de Assis (1839-1908)? Um dos maiores nomes da Literatura Brasileira  — o principal do Realismo. O primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, e autor de obras como "Memórias Póstumas de Bras Cubas", de 1881, e "Quincas Borba", publicada dez anos depois, em 1891. Criador também de uma das principais personagens femininas dos livros, a Capitu, no romance "Dom Casmurro", de 1899.  

E do mineiro Carlos Drummond de Andrade (1902-1987)? Um dos grande poetas e cronistas brasileiros, mas que também escreveu livros em prosa e alguns de temática infantil. Integrante da segunda fase do Modernismo, e autor de obras como "Alguma Poesia" (1930), "Sentimento do Mundo" (1940), e "A Rosa do Povo" (1945).

E de Clarice Lispector? Ela  nasceu na Ucrânia, mas veio para o Brasil (Alagoas) ainda com poucos anos de idade, e tornou-se umas das escritoras mais consagradas da terceira fase do Modernismo brasileiro ou da chamada geração 45 — com obras como "Perto do Coração Selvagem" (1943); "A Paixão Segundo GH" (1964); "Uma Aprendizagem" ou "O Livro dos Prazeres" (1969) e "A Hora da Estrela" (1977). 

Leia também: 3 dicas de incentivo à leitura para sua biblioteca promover.

Nessa lista, também podemos citar Castro Alves, Guimarães Rosa, Cecília Meireles, Graciliano Ramos, Euclides da Cunha, Érico Verissimo e uma série enorme de outros importantes nomes. E, grande parte dos leitores que, hoje em dia, na era digital, ainda frequentam bibliotecas, sabem disso.

Mas, então, dentre tantas opções, como escolher o melhor nome para biblioteca? Bom, essa pode ser uma escolha pessoal, feita por você, ou por votação entre os responsáveis pela biblioteca; você pode levar em conta aquele nome com a história mais inspiradora, ou que tenha uma ligação especial com o seu estado ou cidade; ou, ainda, que tenha lutado por causas ou escrito sobre os temas mais próximos à realidade na qual o seu principal público está inserido.

Lembre-se o seguinte: o nome para biblioteca também é uma forma de tentar criar aproximação e familiaridade entre o local em questão e os seus possíveis visitantes.  

No entanto, lembre-se também de não deixar de lado a gestão da sua biblioteca

Nem o melhor nome do mundo consegue salvar uma biblioteca mal administrada!

Felizmente, hoje em dia, existem parcerias eficientes para evitar situações negativas nesse quesito — o software SophiA Biblioteca, por exemplo, é uma delas.

A ferramenta foi criada para que seja possível catalogar, gerenciar e encontrar os livros da sua biblioteca de forma rápida e prática.  

Dentre as funcionalidades do SophiA Biblioteca, estão: 

- O recurso Painel de Gestão, que permite a visualização de dados estatísticos por meio de gráficos, com a possibilidade de aplicação de filtros que facilitam ainda mais a rotina do bibliotecário;

- Um Terminal Web e um Aplicativo para facilitar a comunicação com os usuários. Eles possibilitam que o usuário tenha acesso às principais operações da biblioteca de forma online, como renovação e reservas — ainda, ambos são personalizáveis com a identidade da instituição; e

- O recurso Legislação que possibilita o cadastro e controle das normas nas esferas municipal, estadual, federal e internacional, tendo as alterações sofridas por elas durante sua vigência.

Vale salientar que o SophiA Biblioteca conta com um sistema de disseminação seletiva da informação, em que o usuário pode ser avisado quando algo de determinado tema selecionado estiver disponível na biblioteca.

Para saber mais sobre a ferramenta, acesse www.sophia.com.br ou entre em contato diretamente com a nossa equipe. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.