Saber como motivar os alunos é essencial para que aprendam com mais facilidade e contribuam para o bom andamento das aulas, deixando o ambiente escolar mais leve e tranquilo!
Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 26 FEV 2020 - 10H09

Como motivar os alunos e fazer com que aprendam muito mais

Saber como motivar os alunos é essencial para que aprendam com mais facilidade e contribuam para o bom andamento das aulas, deixando o ambiente escolar mais leve e tranquilo!

Faz parte das funções dos educadores não só ensinar, mas também despertar o interesse dos alunos em aprender. E se a primeira tarefa já é difícil, a segunda é um desafio ainda maior.

Mas, vale a pena tentar. Especialmente porque sabe-se que alunos motivados aprendem mais facilmente (visto que são mais participativos e dedicados), contribuem para o bom andamento das aulas e deixam o ambiente escolar mais leve e tranquilo. Além disso, uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas apontou que a falta de interesse dos estudantes pelo que é trabalhado em sala de aula é a principal causa para a evasão escolar no Brasil.  

Existem, no entanto, algumas práticas que podem facilitar todo esse processo, e deixar as crianças e adolescentes mais interessado no próprio aprendizado. Acompanhe!

Como motivar os alunos em sala de aula

Fazer com que os discentes sintam vontade e necessidade de aprender é a chave para que o sucesso no processo de ensino seja alcançado. E algumas estratégias nesse sentido podem ser aplicadas. Por exemplo:

Dedique-se a conhecer o perfil da turma e de cada estudante

Esse é o primeiro passo, pois conhecer os principais interesses dos jovens possibilita que o professor, sempre que possível, planeje a apresentação dos conteúdos com base nesses interesses.

Além disso, é importante conseguir identificar as dificuldade de cada aluno para ajudá-los de maneira direcionada.  

Mostre como aquele determinado conteúdo pode ser aplicado fora da sala de aula 

Pense "fora da sala", mostrando a relevância da matéria em questão para o mundo e para a vida dos alunos fora da escola. Onde é possível chegar se tais conhecimentos forem absorvidos com excelência? O que é possível fazer quando se domina determinado conteúdo? 

Isso vai despertar interesse e curiosidade.  

Ofereça informações extras sobre a matéria

Quem realmente deseja saber como motivar os alunos precisa ter em mente que é importante dar a eles a oportunidade de conhecer melhor cada assunto tratado em sala de aula. Por isso, vá além do currículo e disponibilize conteúdos extras, pesquisas recentes, projetos — tudo como opção para quem se interessar mais por uma ou outra matéria. 

Incentive a participação ativa dos estudantes no processo de ensino 

É fundamental encorajar o engajamento dos estudantes nas aulas — sendo uma boa iniciativa incentivá-los a dar suas opiniões, dialogar, e fazer apontamentos que considerem relevantes. Planejar debates também é uma atividade excelente nesse sentido. 

Vale salientar que a chamada Metodologia Ativa é uma modalidade de ensino que tem sido bastante falada quando o assunto sãos as novas formas de aprendizado. Trata-se de uma alternativa para incentivar a maior participação dos jovens nesse processo.

Nela, o aluno deixa de ser um simples ouvinte em sala de aula e passa a ser protagonista no processo de aquisição do conhecimento — ou seja: passa a aprender de maneira mais autônoma e ativa (como o próprio nome sugere).  

Crie projetos diferentes dos tradicionais

A sua criatividade também é fundamental para motivar os alunos. Evite usar sempre as mesmas formas de avaliação, por exemplo, e pense em trabalhos capazes de promover, além do aprendizado, a diversão.

Em outras palavras: tente estruturar as aulas para que elas não caiam na monotonia.  

Crie desafios e dê feedbacks

Para despertar o interesse dos alunos, também é importante desafiá-los em relação a novas conquistas — cumprir atividades e projetos mais complexos, por exemplo. Todavia, é crucial, também, dar feedbacks a respeito do desempenho individual de cada um.

Afinal, todo mundo gosta de ter suas qualidades e esforços reconhecidos, sem contar o fato de que isso desperta o desejo de conquistar ainda mais. 

Mostre a sua capacidade — seja um exemplo 

Um educador é muito mais ouvido e respeitado pelos discentes quando consegue deixar bem claro que realmente possui conhecimento, que domina a área em que está inserido e que, de fato, é muito bom no que faz! 

Seja esse profissional!

E aqui vai uma dica extra: aposte no bom humor, pois ele será sempre um ótimo aliado quando o assunto for como motivar os alunos.

Leia também: Também é papel da gestão de escolas motivar a equipe escolar: saiba como nesse artigo

Mas, como ter tempo para pensar em tudo isso e colocar as ideias em prática?

A resposta é simples: contando com as parcerias certas!

Na área educacional, a correria do dia a dia não é novidade. Entretanto, existem ferramentas capazes de auxiliar os educadores em suas tarefas diárias — como nas atividades de gestão, por exemplo. E esta é uma ótima forma de otimização de tempo.

Contar com a ajuda da tecnologia é uma maneira de dedicar mais tempo ao que realmente precisa da sua dedicação e atenção. E a nossa sugestão, nesse sentido, é o SophiA Gestão Escolar!

O software de gestão de escolas foi desenvolvido pela empresa Prima, e possui o objetivo de simplificar as tarefas administrativas e pedagógicas dos gestores e professores.

A ferramenta — destinada tanto à educação infantil quanto ao ensino fundamental, médio e técnico — auxilia o docente em processos como o lançamento de notas, faltas, tarefas, conteúdos didáticos e ocorrências dos alunos, tudo via internet. Por meio dessa solução pedagógica, o professor também pode acompanhar o desempenho acadêmico de cada turma e dos discentes, de forma individualizada, mantendo os dados organizados e com fácil acesso. 

Para dúvidas e demais informações sobre o SophiA Gestão Escolar, entre em contato com a equipe responsável!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.