Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar

Como o profissional de TI pode auxiliar na gestão escolar

Parceria entre gestor e profissional de TI é essencial para que boas decisões sejam tomadas em prol do colégio. Adoção do sistema de gestão escolar é uma delas.

Sabemos que a tecnologia tem uma importância muito grande para as instituições de ensino atualmente, e que a figura do profissional de TI já se tornou indispensável para o progresso dos colégios. Mas, muitas vezes, os gestores cometem o erro de esquecer que a função desses colaboradores especializados vai muito além de cuidar dos computadores, por exemplo, e permanecer com esse pensamento pode acabar afetando diretamente a gestão escolar.

Isso acontece porque o profissional de TI tem conhecimentos específicos que podem auxiliar de forma significativa na gestão escolar, desde que a instituição passe a enxergá-lo  de forma estratégica e não apenas para o suporte de atividades diárias. 

Para saber mais sobre como o profissional de TI pode ser um grande aliado da sua gestão escolar, recomendamos que você continue acompanhando esse artigo e conheça mais de perto o potencial desses colaboradores.

A importância do profissional de TI dentro da escola

No ambiente escolar, o profissional de TI atua como um instrumento de armazenagem, produção e transmissão de diversos dados. Quando há espaço, ele é capaz de se apresentar de maneira estratégica e em consonância com os objetivos da instituição, mas geralmente as pessoas atribuem como trabalho desse profissional a resolução de problemas técnicos encontrados na escola, como falhas nos computadores. 

Esses serviços também fazem parte da rotina do colaborador em questão, porém são focados no suporte e não na estratégia da gestão escolar, considerando que além de cuidar da rede de computadores a equipe de TI também pode auxiliar os professores sempre que solicitada para guiar atividades que utilizam a tecnologia como aliada.

Em uma apresentação teatral, por exemplo, os alunos podem precisar criar fundos multimídia para o cenário, sendo interessante que um profissional de TI esteja presente durante a atividade e tenha realizado testes para verificar se tudo está em perfeito andamento. Ele pode, inclusive, repassar dicas para a turma sobre os formatos de vídeos com melhor desempenho.

Cuidar dos conteúdos e acessos de cada máquina da instituição, claro, também é uma tarefa importante do profissional de TI, ainda mais nos dias de hoje nos quais inúmeras informações são disponibilizadas na web e nem sempre são recomendadas para a faixa etária dos alunos.

Outro ponto fundamental no qual esse profissional se faz importante é na indicação de softwares que sejam úteis para a rotina da instituição de ensino, como o SophiA Gestão Escolar que abordaremos no tópico a seguir.

Como a TI atua na gestão escolar? 

Vimos algumas das tarefas desempenhadas pelo profissional de TI diariamente, porém nem sempre fica claro que todas essas atividades já estão auxiliando na gestão escolar, uma vez que atuam na resolução de diversos problemas, permitindo que gestores e professores possam focar na área mais nobre da instituição: o ensino.

Ter a consciência de que a parceria entre gestores e profissionais de tecnologia é essencial para o progresso do colégio é fundamental para que as próximas ações do TI sejam valorizadas, principalmente se considerarmos que por conta dos conhecimentos técnicos e da experiência na área, é comum esses colaboradores indicarem a adoção de um bom sistema de gestão escolar para a instituição.

Muitos gestores, no entanto, deixam de considerar o uso desse recurso por acreditarem que a equipe de TI está pensando somente nos ganhos que o sistema trará para a sua rotina.

Por isso, é importante enfatizar que um sistema de gestão escolar, como o SophiA, desenvolvido pela Prima, é capaz de ajudar todas as áreas do colégio, da TI ao pedagógico. Ao implantar essa plataforma, a instituição conseguirá aprimorar uma série de serviços essenciais para o seu desenvolvimento, como:

•Gestão acadêmica e pedagógica;

•Comunicação com os pais;

•Controle das atividades administrativas e financeiras;

•Captação e retenção de alunos;

•Relacionamento com o corpo docente; 

•Processo de tomada de decisões estratégicas com base nos dados organizados no sistema de gestão escolar.

A indicação do sistema feita pelo profissional de TI visa contribuir com toda a gestão escolar, otimizando a rotina de diversos departamentos. A área de TI também ganha com essa implantação, pois bons softwares são fáceis de serem gerenciados, oferecem suporte especializado e ainda podem ser hospedados na nuvem ou no desktop.

Você viu que o profissional de TI se tornou essencial nos últimos anos, e é nele que os gestores devem confiar na hora de obter as melhores soluções tecnológicas para as suas instituições de ensino. 

Se você é da área de TI ou atua na gestão escolar, te convidamos para acessar o nosso site e conhecer mais sobre o SophiA. Se preferir, entre em contato com a nossa equipe e esclareça todas as suas dúvidas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Ligamos para você

Menu
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.