Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar

Como otimizar o processo de lançamento de notas dos alunos

Quer otimizar o processo de lançamento de notas? Então veja como um software de gestão escolar pode ajudar os docentes na realização dessa tarefa rotineira



A educação do século XXI está passando por constantes mudanças. Os avanços tecnológicos dos últimos anos e o novo perfil dos estudantes são os principais motivos para essa evolução. Mas, algumas atividades importantes não mudam, como o lançamento de notas. Faz parte da rotina dos professores a incumbência de disponibilizar as notas e dados de frequência para os alunos e equipe gestora do colégio.

Apesar de algo comum no dia a dia do educador, esse serviço surge em um momento bastante agitado da rotina, que contempla a correção de trabalhos e avaliações, além do planejamento para o novo ciclo que será iniciado.

Por ser um período de grande volume de trabalho para os docentes e, claro, um momento muito esperado pelos alunos, que querem saber se conseguiram um bom desempenho escolar, é interessante que os professores contem com ferramentas que ajudem a otimizar o processo de lançamento de notas, bem como as presenças e faltas nas aulas.

Na sequência deste artigo, vamos mostrar os principais desafios dos professores no lançamento de notas e como um software gestão escolar pode auxiliar os educadores na realização desse importante serviço.

Conheça os impasses comuns no lançamento de notas

Como abordado anteriormente, o lançamento de notas e frequência dos alunos é uma atividade comum em todas as instituições de ensino, porém nem sempre os educadores conseguem realizar esse serviço da maneira mais apropriada.

Isso porque alguns processos internos mal organizados e ferramentas pouco intuitivas dificultam toda a gestão escolar, e não apenas o lançamento de notas. A demora na apresentação dos resultados ou as possíveis inconsistências geram reclamações dos alunos e dos pais, causando uma insatisfação entre os membros da comunidade escolar. 

A constância desses problemas pode acabar prejudicando a imagem da instituição de ensino e, para evitá-los, é preciso utilizar softwares de gestão escolar que otimizam o processo de lançamento de notas dos alunos, como apresentaremos a seguir.

Saiba como um bom software de gestão aprimora o lançamento de notas na sua escola

Qualquer falha no processo de lançamento de notas e frequência dos alunos pode causar problemas para a instituição de ensino, como vimos acima. Por isso, dar atenção a essa tarefa recorrente na rotina dos educadores é essencial para que a escola mantenha um relacionamento positivo com os alunos e pais.         

Boas ferramentas de gestão escolar, como o SophiA, desenvolvido pela Prima, oferecem uma modalidade que tem por objetivo ajudar os docentes neste grande fluxo de trabalho. Algumas ferramentas da plataforma foram desenvolvidas para dar autonomia aos docentes neste processo, além de agilizar a divulgação das informações para a escola e para os alunos.

Módulo professor       

Plataformas desenvolvidas especialmente para a área escolar apresentam um módulo destinado ao professor. Esse ambiente online visa apoiar os docentes da instituição durante as suas atividades acadêmicas de lançamento de notas, frequência e controle das turmas.

O interessante é que essa ferramenta é interligada as outras funcionalidades do software gestão escolar, permitindo que as informações que são lançadas por meio da internet sejam diretamente armazenadas pela instituição de ensino. Outro ponto interessante é que a escola pode definir quais os períodos e turmas que devem ser disponibilizadas para lançamento de informações pelo professor.

Com isso os docentes não precisam passar as informações de forma manual para que então a secretaria faça o lançamento no sistema de gestão. O processo é simplificado.

Veja mais vantagens do software de gestão escolar

Além dos benefícios apresentados anteriormente, como o lançamento de notas online, os softwares de gestão escolar permitem que os gestores acessem o histórico das notas inseridas e alteradas, visualizem as médias dos alunos, a configuração da composição das notas pelo professor e acessem os relatórios dessas ações.

A integração dos sistemas utilizados pela instituição de ensino é muito benéfica não apenas para o lançamento de notas e frequência dos alunos, mas, sim, para todos os processos que envolvem a gestão assertiva da sala de aula. Com bons recursos, a sua instituição fornece a autonomia necessária ao docente para que ele possa agilizar a sua rotina e focar na área nobre do seu trabalho, que é o processo de ensino-aprendizagem.

Se você gostou das vantagens apresentadas neste artigo que enfatiza a importância do software gestão escolar para otimizar o lançamento de notas, entre em contato conosco e saiba como o SophiA pode auxiliar a sua instituição de ensino neste processo.

Conquiste novos estudantes com uma estratégia de captação planejada, baixe já nosso e-book e entenda como aumentar a captação de alunas para sua escola!

BAIXAR E-BOOK >>

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.