Por SophiA Em Gestão Escolar

Comunicação entre escola e responsáveis: como melhorar?




A comunicação entre escola e responsáveis é um grande desafio que merece dedicação, afinal, envolve uma série de aspectos e questões. Entre eles, conciliar a agenda da instituição e dos pais.

Mas é necessário empreender todo esforço possível, inclusive adotando a tecnologia certa, para que a escola e os responsáveis estejam em sintonia. O que torna o processo educacional mais efetivo e proveitoso.

Pensando nisso, trouxemos neste artigo 5 dicas para melhorar a comunicação entre escola e responsáveis. Continue lendo para saber mais!

Por que trabalhar a comunicação entre escola e responsáveis?

Antes de conhecer formas de melhorar o engajamento pais-instituição de ensino, vamos entender por que isso é tão importante.

O principal motivo de manter uma boa comunicação entre escola e responsáveis é que essa sinergia evita problemas com o desenvolvimento dos alunos.

A família do estudante precisa ter um diálogo saudável com sua escola para saber sobre seu rendimento escolar. E, ainda, verificar o que pode ser melhorado e contar com a equipe escolar como apoio para resolver problemas e mediar conflitos.

Além disso, manter a comunicação entre escola e responsáveis também garante acolhimento, tanto para o aluno, quanto para a sua família. Aliás, conhecer os professores dá aos pais a confiança nos profissionais que lidam com seus filhos diariamente, ajudando-os na aprendizagem e influenciando sua formação.

Outro ponto importante é que essa comunicação é fundamental para fidelizar e manter os clientes da instituição de ensino. Isso acontece porque aumenta a credibilidade e satisfação dos pais em relação à instituição.

Formas de melhorar a comunicação entre escola e responsáveis

A seguir, separamos 5 dicas que irão ajudar sua equipe escolar a melhorar a comunicação entre a escola e os responsáveis:

1- Comece apresentando a escola à família

A primeira impressão que os pais têm da escola é extremamente importante para a comunicação entre os responsáveis e a equipe pedagógica.

Por isso, para começar esse contato de maneira positiva, o primeiro passo deve ser apresentar a escola, mostrando transparência aos responsáveis pelos alunos.

Esse é um processo que deve ser feito continuamente. Assim, os responsáveis terão essa aproximação com a escola e seus profissionais.

2- Quer melhorar a comunicação entre escola e responsáveis? Estimule o diálogo!

A próxima dica é criar um diálogo constante e aberto. Isso não quer dizer que é necessário conversar todos os dias, mas manter uma boa frequência na comunicação.

Esse diálogo deve trazer questões que irão ajudar os alunos a melhorar o seu desempenho, bem como mostrar sua evolução na escola.

É importante destacar que essa comunicação não deve gerar desconfiança ou desconforto. Mas, sim, humanização.

Por exemplo, ao invés de enviar uma mensagem pedindo aos pais para “comparecer à escola com urgência”, entre em contato e explique o problema e o motivo da urgência.

3- Incentive a participação em reuniões e atividades presenciais

Outra forma de estreitar e tornar a comunicação entre escola e responsáveis mais efetiva é incentivar a participação em reuniões e outras atividades presenciais.

Nas reuniões é sempre importante que os responsáveis estejam presentes para que eles tenham conhecimento sobre o progresso e situação do aluno.

Da mesma forma, eles devem ser estimulados a comparecerem em outras atividades presenciais desenvolvidas pela escola.

Como encontro da família, mostra cultural e outros eventos promovidos pela instituição e que permitam entender as práticas pedagógicas da instituição.

4- Abra espaço para críticas e sugestões

É essencial que a escola abra espaço para que os pais falem. Dar voz aos pais e responsáveis é fundamental para que a comunicação melhore.

Dessa forma, a gestão escolar deve buscar formas de receber críticas e sugestões. Além de abrir esse espaço, deve colocar em prática as ideias que são importantes para aperfeiçoar os serviços.

Ou, ao menos, informar aos pais que elas foram recebidas e explicar o motivo pelo qual não podem ser colocadas em prática.

Ao sentir que eles também fazem parte dessa equipe, a comunicação entre escola e responsáveis irá melhorar significativamente.

5- Aposte em diferentes canais de comunicação

Utilizar o atendimento multicanal é indispensável para uma boa comunicação. Isso quer dizer que as escolas precisam investir tanto em contato presencial, quanto em recursos virtuais que facilitem a comunicação.

A internet permite um canal de comunicação disponível 24 horas por dia. Desse modo, os responsáveis podem se comunicar quando necessário e quando for mais conveniente para sua agenda.

Além disso, ferramentas tecnológicas também otimizam o trabalho dos colaboradores da escola, que terão fácil acesso às informações relevantes dos pais/responsáveis.

Comunicação entre escola e responsáveis: como transformar com um software de gestão escolar?

É inegável que os recursos tecnológicos são potencializadores e facilitadores para todas as áreas, incluindo a educação.

Em outras palavras, a tecnologia deve ser usada para melhorar a comunicação entre a escola e os responsáveis, ampliando as possibilidades e facilidades dessa troca.

A versão web do software SophiA Gestão Escolar tem recursos que permitem o acesso virtual de alunos e responsáveis a diversas informações da Instituição.

A escola configura, no sistema, quais informações estarão disponíveis no portal da escola, entre elas: avisos, consulta financeira, impressão de boletos, arquivos de aulas e outros – sempre respeitando as diretrizes da LGPD.

Para agilizar ainda mais o contato com a comunidade escolar, o SophiA possui integração com o WhatsApp Web, o que torna a comunicação ainda mais prática.


Conheça o SophiA versão Web e aproveite todos os seus recursos para melhorar a comunicação entre escola e responsáveis! 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.