Entenda como a Metodologia Ativa funciona e todas as vantagens que ela pode proporcionar para os alunos e professores de sua escola.
Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 20 FEV 2020 - 13H31

Conheça as principais vantagens da Metodologia Ativa

Entenda como a Metodologia Ativa funciona e todas as vantagens que ela pode proporcionar para os alunos e professores de sua escola.

Ajudar os alunos a atingir todo o seu potencial por meio de diferentes abordagens de aprendizado: foi com base nesse pensamento que a metodologia ativa nasceu e vem sendo praticada em escolas de todo o mundo.

Esta abordagem é mais um exemplo entre muitos dos mais recentes avanços pedagógicos, que visam maximizar a eficácia do tempo na sala de aula e liberar os professores para investirem seu tempo no apoio das necessidades e oportunidades individuais dos alunos.

A maioria desses novos avanços utiliza a tecnologia para apoiar uma combinação de estratégias tradicionais de ensino - incluindo projetos colaborativos, instrução direta tradicional (que inclui aulas expositivas e demonstrações) e outros métodos.

Além da instrução direta, a metodologia ativa tem sido talvez a estratégia mais vista nas salas de aula. Mas, como acontece com muitas das práticas em evolução atualmente, ela não é um conceito exatamente claro para o público.

Foi pensando nisso que elaboramos este artigo, com uma série de informações sobre o que é a metodologia ativa, como ela funciona e suas principais vantagens.

Veja mais a seguir.

O que é metodologia ativa?

Especialistas definem esta metodologia como uma abordagem educacional que envolve os alunos no material que eles estão aprendendo por meio de atividades de resolução de problemas, tarefas de redação, discussão em grupo, atividades de reflexão e qualquer outra ação que promova o pensamento crítico sobre o assunto.

A metodologia ativa exige que os alunos façam algo que desenvolva suas habilidades – em oposição ao aprendizado passivo, onde as informações são meramente transmitidas a eles.

Isso aprimora o pensamento crítico, fazendo com que os estudantes se sintam estimulados a avaliar, criar e analisar. Tudo isso é essencial para a aplicação do conhecimento no mundo real.

Vantagens da metodologia ativa

A metodologia ativa funciona porque envolve os alunos no processo de aprendizagem. E através dessa abordagem:

  • Todas as partes interagem mais – visto que os alunos recebem feedback frequente e imediato dos professores durante as atividades ativas de aprendizagem;
  • Os alunos aprendem através da colaboração e interação com os colegas de sala, se envolvendo mais profundamente com o conteúdo e desenvolvendo habilidades sociais de valor inestimável;
  • O ensino é mais inclusivo: alunos com diferentes estilos de aprendizado obtêm uma experiência personalizada.

Quando comparada à abordagem tradicional, a metodologia ativa apresenta inúmeros efeitos positivos, como:

  • Melhor uso da memória;
  • Compreensão mais completa dos cenários e situações do cotidiano;
  • Maior conhecimento de conteúdo;
  • Pensamento crítico aprimorado e capacidade de resolução de problemas;
  • Atitudes mais positivas em relação ao aprendizado;
  • Mais entusiasmo por parte de alunos e professores;
  • Desenvolvimento otimizado do pensamento criativo, adaptabilidade, comunicação e habilidades interpessoais.

Dicas para colocar a metodologia ativa em prática

Muitos tipos de atividades de ensino facilitam a aplicação dessa metodologia. Desde a aprendizagem lúdica até o trabalho em grupo – afinal, se os alunos participam do processo de aprendizado por meio desse tipo de experiência, é uma metodologia ativa.

Incorporar a abordagem dentro de um currículo tradicional pode ser um desafio. Mas existem dois caminhos que podem ser explorados:

  • Mini-aula: o professor fornece informações em pequenos intervalos de tempo, cerca de dez a vinte minutos de cada vez, como se de fato estive dando mini-aulas. Nas pausas entre esses intervalos, os alunos devem consolidar suas anotações, encontrar possíveis lacunas no que foi aprendido e trabalhar com colegas para preenchê-las;
  • Aula de escuta ativa: os alunos devem acompanhar a aula atentamente por pequenos períodos de tempo – sem fazer anotações. Em seguida, reúnem-se em pares ou em pequenos grupos e, juntos, reafirmam, esclarecem e elaboram melhor o conteúdo recebido.

Além disso, sua escola também pode aplicar técnicas como:

  • Discussão em classe sobre temas específicos: os professores podem expor temas ou estimular a leitura de títulos da biblioteca para provocar um diálogo que ajude a promover o pensamento crítico;
  • Interpretação de papéis: este método pode ser adaptado de várias maneiras e através delas os alunos podem, por exemplo, ter a perspectiva de personagens fictícios ou históricos em determinadas situações;
  • Gamificação: o que envolve atividades competitivas ou cooperativas e pode variar incluindo tanto os "jogos e competições" tradicionais quanto aqueles que utilizam a tecnologia para deixar a aula mais atrativa. 

A tecnologia é um ótimo suporte para as metodologias de ensino

Como mencionamos no início deste artigo, muitas das inovações pedagógicas têm como objetivo dar mais tempo aos professores, permitindo que eles se dediquem de maneira mais personalizada à sala de aula.

E a tecnologia tem um importante papel nesta questão: softwares como o SophiA Gestão Escolar oferecem recursos que otimizam processos do dia a dia, liberando a equipe pedagógica para promover e praticar a metodologia ativa de forma planejada.

Com o SophiA Gestão Escolar, sua escola ganha mais tempo, agilidade e acerto para as tarefas do dia a dia, e o resultado é um ambiente mais eficaz e produtivo para todos.

Entre em contato com nossos especialistas e descubra como agilizar o dia a dia de sua escola com as soluções SophiA!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.