Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar

Conheça as vantagens do audiolivro para quem frequenta sua biblioteca

As vantagens do audiolivro vão muito além da praticidade. Saiba mais na leitura desse artigo.

Muita gente tem apostado nas vantagens do audiolivro para manter sua leitura em dia. Os audiolivros são imersivos, educativos, instrutivos, divertidos e perfeitos para quem quer aproveitar melhor o tempo.

Eles também podem mudar a forma como ouvimos, lemos e aprendemos, o que ajuda na alfabetização de jovens leitores – expandindo o vocabulário e melhorando a fluência.

Siga na leitura e entenda melhor as vantagens do audiolivro. Você vai descobrir como esse recurso pode revolucionar sua biblioteca, seja ela escolar, universitária ou cultural, uma vez que beneficia diretamente quem a frequenta.

O que são audiolivros?

Como o próprio nome já indica, os audiolivros são gravações de voz do texto de um livro – dessa forma você pode ouvi-los, em vez de ler.

Um audiolivro pode ser uma versão exata, palavra-por-palavra, de títulos impressos ou apresentar versões abreviadas.

Para acessar um conteúdo do tipo, é possível utilizar um player de música portátil, um smartphone, o computador, tablets, ou mesmo o aparelho de som do carro, não sendo à toa que muitas pessoas preferem livros na versão em áudio, para escutá-los no trajeto de ida e volta do trabalho, por exemplo.

Entre as vantagens do audiolivro, destaca-se a facilidade de acesso. Como eles são baixados da mesma maneira que outros arquivos de áudio digital, como músicas ou álbuns, é possível acessá-los em:

-Livrarias on-line,

-Sites de domínio público;

-Serviços de streaming de música;

-Bibliotecas on-line.

Mas as vantagens do audiolivro não param por aí – confira no próximo tópico como essa versão pode beneficiar quem frequenta sua biblioteca.

Vantagens do audiolivro no dia a dia

Construção de pensamento crítico

Um dos benefícios do audiolivro está no fato de que muitas informações são processadas no cérebro simultaneamente enquanto se escuta uma versão em áudio de um livro.

Ao ouvir um livro de mistério ou suspense, o cérebro constantemente tenta especular certos resultados e eventos.

O cérebro também se esforça para relacionar um evento ao outro, buscando o sentido na história. Tudo isso, por sua vez, aguça a mente e aprimora as habilidades de pensamento crítico e analítico.

Vale a pena, inclusive, estimular a aplicação do audiobook em salas de aula ou nos clubes de leitura.

Melhora na pronúncia e na fluência

Enquanto o usuário escuta um audiolivro, pode perceber e aprender como o narrador está pronunciando palavras diferentes.

Isso também ajuda a entender como funciona a velocidade de leitura, as pausas, as tensões e as entonações. Isso contribui não só na alfabetização, mas também no estudo de outras línguas.

Gerenciamento de tempo mais eficaz

Uma das vantagens do audiolivro é a possibilidade de aproveitar melhor o tempo com multitarefas: muitas pessoas adoram ouvir audiolivros na academia, caminhando, no transporte público, dirigindo, cozinhando, limpando a casa ou, até mesmo, tomando banho.

Mais memória

Ouvir um audiolivro faz com que o usuário precise lembrar de muitos detalhes: nome dos personagens e suas características, nome dos lugares, a sequência de eventos, conversas importantes, entre outros.

A capacidade de reter essas informações continua melhorando conforme mais audiolivros são “consumidos”. Como o cérebro aprende a lembrar as informações da linha da história, também se torna mais fácil lembrar outros detalhes do dia a dia.

Inclusão

Entre as grandes vantagens do audiolivro, uma das mais marcantes é o seu caráter de inclusão.

Os audiolivros são um excelente recurso para pessoas com deficiências visuais e outros transtornos de leitura, como dislexia, hiperlexia, entre outros.

Garanta as vantagens do audiolivro para sua biblioteca

Como você pode ver, o audiolivro é um formato que gera inúmeros benefícios para os usuários – por isso, sua biblioteca precisa disponibilizar esse tipo de recurso.

Para isso, conte com Odilo: uma solução desenvolvida para garantir acesso a um numeroso conteúdo digital disponível para empréstimo.

A startup espanhola é representada no Brasil pela Prima, desenvolvedora da linha de softwares SophiA.

Com Odilo, sua instituição pode fazer uma gestão eficaz de todo o seu conteúdo digital, nos mesmos moldes do serviço oferecido pela Netflix (provedora global de filmes e séries via streaming).

A grande vantagem é que ao invés de séries e filmes, sua biblioteca vai poder disponibilizar para seus usuários o acesso a livros, revistas, jornais e outros documentos digitais.

Odilo permite que sua biblioteca conte com um catálogo customizado, que associa o conteúdo já disponibilizado pela plataforma ao seu próprio acervo – incluindo publicações, documentos e trabalhos produzidos por sua instituição.

Com Odilo, sua biblioteca conta com uma série de serviços:

-Empréstimo de livros eletrônicos, audiolivros, filmes, revistas, imprensa, pílulas educativas;

-Disponibilidade de conteúdos em diferentes idiomas (português, inglês, espanhol, francês etc.);

-Conteúdo próprio e livre de direitos autorais;

-Materiais destinados ao ensino de idiomas.

Ouvir audiolivros pode tornar o aprendizado um processo muito mais fácil, e também faz com que ele seja inclusivo e divertido. Oferecer esse formato em sua biblioteca pode ampliar sua oferta de benefícios para os usuários e agregar muito mais valor ao seu espaço.

Coloque as vantagens do audiolivro a seu favor com a ajuda de Odilo: agende uma visita de nossos especialistas. Você vai descobrir como ampliar os limites de sua biblioteca.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.