Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 27 FEV 2020 - 10H36

Conheça o Ensino Híbrido e como ele pode ser aplicado em sua escola

Descubra como o ensino híbrido pode ser implementado em sua escola e como ele pode trazer mais experiências positivas para seus alunos.

A transformação digital e uma série de novas tendências estão revolucionando o cenário do ensino – e o ensino híbrido é um claro exemplo disso.

Os estudantes de hoje vivem em um mundo onde as mudanças ocorrem rapidamente e a tecnologia está cada vez mais inserida em nosso cotidiano.

Isso mostra que os métodos de ensino precisam evoluir para acompanhar os tempos e incorporar todas estas inovações ao aprendizado.

Mas para obter resultados expressivos destes novos modelos, é preciso entender o que são, como funcionam e como colocá-los em prática. É justamente sobre um desses modelos que você vai apreder a seguir.

O que é ensino híbrido?

O ensino híbrido, explicado de forma resumida, mescla duas formas de aprendizado: o presencial tradicional e o que podemos chamar de ensino à distância (EaD). 

Seu principal objetivo é proporcionar melhores experiências para os estudantes. Uma abordagem de ensino híbrido garante que o aluno esteja envolvido e conduzindo sua experiência de aprendizado personalizada, uma vez que começa a aprender antes mesmo de sair de casa, buscando informações e realizando pesquisas na internet, para então levar o que aprendeu e as respectivas discussões para a sala de aula.

Esse método também ajuda a atender às necessidades individuais do aluno: como a maioria das pessoas tem estilos de aprendizado diferentes, uma abordagem combinada tem mais chances de atender a essas necessidades do que uma experiência tradicional de ensino.

Por que o ensino híbrido é importante?

Essa modalidade de aprendizado misto é importante porque quebra os muros tradicionais do ensino, que não funcionam para todos os alunos. Além disso, o acesso às tecnologias e recursos atuais permite personalizar a experiência de aprendizado de cada aluno.

O ensino híbrido também oferece prazos flexíveis que podem ser personalizados para cada pessoa, oferecendo a capacidade de aprender no seu próprio ritmo.

Vantagens do ensino híbrido para escolas e professores:

  • Ensino mais acessível eficiente economicamente, economizando também o tempo de todos;
  • Flexibilidade em termos de disponibilidade, já que está à disposição dos alunos em qualquer hora e em qualquer lugar;
  • Acesso a recursos e materiais globais que atendem ao nível de conhecimento e interesse dos alunos;
  • Ritmo individualizado para alunos lentos ou rápidos – que ajuda a reduzir o estresse, aumenta a satisfação e a retenção de informações;
  • Interações mais eficazes entre os alunos e professores através do uso de e-mails, fóruns de discussão e sala de bate-papo;
  • Acompanhamento mais preciso por parte dos alunos sobre o seu progresso.

Vantagens do ensino híbrido para os estudantes:

  • Aumento do interesse do aluno sempre que a tecnologia é integrada ao ensino;
  • Manutenção do foco por períodos mais longos;
  • Maior autonomia – os recursos permitem que o próprio aluno possa definir metas apropriadas de aprendizado e se encarregar de seu próprio desempenho, dentro do seu ritmo;
  • Mais preparo para o futuro, já que o ensino híbrido oferece uma variedade de habilidades do mundo real, que se traduzem diretamente em habilidades para a vida: autodisciplina, força autônoma, melhores tomadas de decisão, senso de responsabilidade, entre outros.

5 dicas para implementar o ensino híbrido em sua escola

Se você tem interesse em aplicar essa metodologia em suas salas de aulas, estas cinco dicas podem ser bastante úteis – confira:

1) Use as ferramentas tecnológicas certas

Metas, objetivos e resultados de aprendizagem, modelos de aprendizagem combinada e métodos instrucionais devem ditar a escolha da tecnologia, e não o contrário.

Além disso, lembre-se de que sua escola pode precisar de mais de uma ferramenta, já que os alunos aprendem de maneira diferente e têm necessidades únicas.

2) Crie a sala de aula como um ambiente de ensino híbrido

Layout e estética afetam diretamente o desempenho dos alunos e a capacidade de aprender. 

Nesta etapa, pode ser estratégico não apenas mudar a sala de aula, mas também envolver os alunos nessa mudança, pois isso pode capacitá-los, desenvolver a comunidade e aumentar a motivação.

3) Desenvolva uma cultura de sala de aula que abrace o ensino híbrido

Tão importante quanto adotar uma abordagem mais moderna de ensino é trabalhar o mindset de alunos e professores.

De nada adianta criar tarefas que permitam o uso de smartphones mas não ensinar os alunos a utilizarem o recurso de forma responsável em sala de aula.

4) Incite a curiosidade, a imaginação e o pensamento crítico

Os alunos começam a se perguntar e pensar quando você pergunta: "e se?".

Os professores podem fazer essa pergunta usando métodos tradicionais de ensino e conteúdo online. Quanto mais perguntas abertas e instigantes forem feitas, mais os alunos buscarão respostas.

5) Desafie os alunos a aprender e crescer com tarefas autênticas e relevantes

Ofereça aos alunos tarefas reais, que sejam desafiadoras sendo deixar de seguir o currículo proposto.

Para isso, aposte em gamificação, metodologia ativa e recursos tecnológicos que transformem as atividades em sala de aula mais dinâmicas e interativas.

A tecnologia ajuda a garantir a eficácia do ensino híbrido

Com a forte integração de tecnologias, fica mais fácil melhorar o ensino, a retenção de informações, o engajamento, a responsabilidade e o prazer em aprender.

A tecnologia pode contribuir também em outras áreas de uma escola, como no setor administrativo, na área financeira, na gestão de infraestrutura e muito mais. É por isso que soluções como o Sophia Gestão Escolar contam com uma adesão cada vez maior entre as instituições de ensino que buscam uma gestão escolar mais eficaz e um futuro mais promissor no setor.

E, por falar em obter um futuro promissor no setor, não se esqueça que as escolas que chegam a tanto são aquelas atentas às tendências e mudanças, como aquelas que moldam o futuro da educação.

Saiba mais sobre o assunto e o papel da tecnologia nesta história: clique aqui e baixe nosso e-book sobre o tema.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.