Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar

Conselho de classe: o que é e como trabalhá-lo da melhor forma

O conselho de classe tem um papel fundamental no futuro da educação e dos alunos de toda instituição de ensino.

O conselho de classe tem um dos papéis mais importantes dentro de uma escola. Seu surgimento vem da resposta à uma questão aparentemente básica – mas cheia de complexidade: quem estaria melhor qualificado para tomar decisões sobre uma escola?

Com certeza aqueles que estão envolvidos com os processos e com os alunos diariamente – professores, administradores, outros funcionários da escola e, até mesmo, pais e responsáveis – são os mais indicados para tomar algumas das melhores decisões sobre os grandes desafios do dia a dia.

Entenda melhor o conceito do conselho de classe, como ele funciona e como obter o máximo de resultados através das dicas e informações que você pode ver a seguir.

O que é o conselho de classe?

Um conselho de classe é um grupo de pessoas com papel determinante dentro de uma instituição de ensino – professores, diretores, funcionários e, em alguns casos, pais, alunos e representantes da comunidade – que apoia e aprimora o aprendizado dos alunos.

Seu grande objetivo é promover o bem-estar e a eficácia de toda a comunidade escolar, a fim de melhorar o aprendizado dos alunos por meio do desenvolvimento, da revisão e da avaliação dos programas de melhoria e orçamentos escolares.

O conselho de classe tem três responsabilidades principais:

  • Planejamento estratégico: participação no desenvolvimento e monitoramento do Projeto Político Pedagógico (PPP), avaliação do nível de aprendizado dos alunos (seja de forma individual ou coletiva), acompanhamento do trabalho dos professores frente aos objetivos propostos no plano, mensuração do sucesso das estratégias em prática no ano letivo, entre outros;
  • Desenvolvimento e revisão de políticas: desenvolvimento, revisão e atualização de políticas que refletem os valores de uma escola e apoiam a ampla orientação da escola descrita em seu PPP;
  • Finanças: supervisionar o desenvolvimento do orçamento anual da escola e garantir que a relação custo x benefício da utilização dos recursos é positiva e gera benefícios para a comunidade escolar.

O conselho de classe tem ainda uma função fundamental na construção de relações mutuamente benéficas, ao criar e estimular comunidades de aprendizado e apoio a culturas escolares únicas para maximizar o potencial do aluno.

Ao buscar as melhores oportunidades de aprendizado com um objetivo comum, o conselho de classe proporciona o melhor para o futuro da educação.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos:

Parceira do SophiA, Agenda Edu, oferece aplicativo para engajar alunos e responsáveis com a escola

Saiba qual é o papel dos temas transversais na educação

Como tornar a sua biblioteca mais atrativa e participativa?

Cenário da biblioteconomia no Brasil em tempos de crise, mercado cresce 24%

Importância do conselho de classe

O conselho de classe deve ser visto como uma iniciativa que vai além de uma mera reunião de avaliação.

Este é o momento mais propício para reunir a coordenação, os professores e demais funcionários de uma instituição de ensino com o objetivo de analisar o processo de aprendizado dos alunos e as características de cada turma, acompanhar o desempenho dos docentes e medir os resultados de todas as estratégias aplicadas, bem como a organização curricular e outros aspectos ligados aos processos letivos – tudo isso sob os mais diversos pontos de vista.

Para cumprir seus objetivos de maneira eficaz, tal conselho demanda que o corpo docente dedique um olhar mais minucioso a cada aluno – só assim se torna possível descrever, argumentar e definir todas as informações sobre o processo de aprendizagem, a evolução, a história de vida e os resultados obtidos por cada um em sala de aula.

A partir daí fica mais fácil criar estratégias de progressão personalizadas para cada caso e cenário dentro da escola.

Dicas para otimizar ao máximo o conselho de classe em sua escola

Para garantir o máximo de eficácia a cada reunião do conselho, é importante se preparar para:

  • Ter uma pauta definida para cada encontro: assim como nas reuniões pedagógicas, é essencial estabelecer o volume de assuntos que serão tratados no próximo encontro e compartilhar com os participantes. Assim eles poderão se preparar, tornando a discussão mais efetiva. Neste momento, o conselho pode debater pautas como preparação para o ENEM, desempenho dos alunos frente a determinadas metodologias, eficácia de cada ferramenta tecnológica empregada na rotina escolar, festividades e eventos, entre outros;
  • Reunir dados úteis para cada pauta: sua escola deve ter recursos que permitam fazer avaliações caso a caso, analisar tendências globais e checar ocorrências pontuais. Isso permite elaborar estratégias e planos de resposta com um índice de eficácia maior. Quando sua escola conta com uma ferramenta que alia o monitoramento do desempenho dos alunos e outras questões relacionadas à gestão escolar, o conselho de classe tem recursos para analisar cada quadro de uma forma mais ampla e precisa;
  • Determinar um plano de ação para cada tópico discutido: a efetividade de cada reunião do conselho (que usualmente é mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anual – conforme o calendário pedagógico determinado por sua escola) se mede também pelas soluções encontradas e aplicadas para cada questão apontada. Certifique-se de que cada problema apontado seja abordado, acompanhado e solucionado no decorrer do período letivo – e seja incorporado em pautas futuras.

Quer saber mais sobre o universo da educação e receber dicas úteis para o dia a dia de sua instituição? Então acompanhe as atualizações de nosso blog!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.