Por SophiA Em Gestão Escolar

Desafios da gestão escolar e como superá-los




Os desafios da gestão escolar crescem mais e mais a cada dia. Afinal, o sistema educacional, as escolas e os alunos passaram por profundas reformulações nos últimos tempos.

Além do constante avanço da tecnologia, as escolas – assim como toda a sociedade - experimentaram inúmeras mudanças com a pandemia provocada pela COVID-19.

Tudo isso afetou o ambiente de ensino e obrigou as instituições a buscarem adaptações em tempo recorde.

Mas como lidar com todos os desafios da gestão escolar e garantir rentabilidade, processos ágeis, além de um alto padrão de qualidade para alunos, pais e sua equipe? Saiba mais a seguir.

Principais desafios da gestão escolar – como lidar?

Administrar um estabelecimento de ensino nunca foi uma tarefa simples. Mas, com as transformações sociais e tecnológicas, cada vez mais velozes, os desafios da gestão escolar também cresceram.

Por isso, listamos as principais barreiras que o gestor escolar precisa enfrentar, bem como a melhor maneira de obter êxito!

1) Tomar decisões assertivas com agilidade

Atualmente, os gestores precisam tomar decisões cada vez mais rápidas. Isso significa analisar a situação e definir a melhor estratégia, minimizando chances de equívocos.

E, em se tratando do ambiente escolar, esse processo pode se multiplicar ao longo de um único dia.

Além de gerenciar rotinas administrativa e acadêmicas, é preciso administrar o relacionamento com alunos, pais e comunidade – sem contar os cuidados com as instalações físicas.

A melhor saída para esse dilema é adotar um software de gestão escolar que reúna em uma só plataforma todas as informações administrativas, pedagógicas e até mesmo o de controle de acervo.

Com essa ajuda, será muito mais fácil armazenar e manter informações em segurança, podendo acessá-las com agilidade. Assim você terá dados confiáveis e atualizados para tomar as melhores decisões.

2) Obter o máximo resultado do ensino híbrido

Um dos maiores desafios da gestão escolar durante a pandemia foi a necessidade de implementar rapidamente opções de aprendizagem on-line.

Com o avanço da vacinação no país, cada vez mais alunos estão voltando às atividades presenciais, mas em muitos estabelecimentos de ensino a nova realidade é um sistema híbrido.

As aulas em vídeos se mostraram uma ferramenta importante e devem continuar sendo usadas para reposição de aulas, reforço escolar, atividades extracurriculares ou mesmo para a modalidade de ensino a distância.

Por isso, um dos desafios da gestão escolar é ter um bom planejamento de conteúdo, tecnologia adequada para transmissão/acesso aos materiais, bem como controle e avaliação de desempenho.

Além de profissionais capacitados, contar com um sistema de gestão escolar que seja eficaz, envolvente e interativo para os alunos pode ser a chave do sucesso na educação virtual.

3) Garantir a frequência e a retenção dos alunos

A frequência, assim como a retenção dos alunos, vem caindo nos últimos meses, tornando-se mais um dos desafios da gestão escolar. Isso se deve a razões como:

  • Falta de cobertura vacinal para crianças abaixo dos 12 anos (até a publicação deste artigo);
  • Falta de confiança dos pais na segurança do ambiente escolar;
  • Inadimplência causada pelo desemprego e queda na renda familiar, entre outros.

Algumas dessas razões estão fora do controle dos administradores da escola. Então é essencial ter um canal de comunicação efetivo com pais e responsáveis.

A boa notícia é que ferramentas como o SophiA Gestão Escolar possuem recursos para facilitar a comunicação e também oferecer:

  • Ficha de Saúde: informações sobre medicamentos, tratamentos, acompanhamento médico, orientações quanto a restrições alimentares, contato de emergência, entre outros;
  • Portal do Aluno: com acesso a avisos, ficha financeira, boletim de notas e frequência, etc.

4) Estimular o envolvimento dos pais

Atualmente é difícil aos pais encontrarem tempo para acompanhar de perto a vida educacional de seus filhos, sendo esse mais um dos desafios da gestão escolar nos dias de hoje.

Por sorte, a tecnologia permite encontrar caminhos e soluções para esta questão. Sistemas de câmeras internas e postagens nas redes sociais permitem que os pais possam acompanhar o dia a dia de seus filhos na instituição.

É preciso apenas atentar-se à conformidade com a LGPD no ambiente escolar. Além disso, os softwares de gestão escolar ajudam a facilitar o relacionamento entre instituição, pais e responsáveis.

Com Sophia Gestão Escolar a escola tem um recurso para a exibição de avisos e materiais sobre as aulas. Também disponibiliza informações individualizadas sobre a situação financeira, renovação de matrículas e muito mais.

Dessa forma, os pais podem se comunicar com os professores e com o setor administrativo. E também resolver questões burocráticas de uma forma mais prática e segura.

5) Combater a inadimplência

Lidar com as finanças e acompanhar cobranças pode ser um dos desafios da gestão escolar atual.

Portanto, é importante conectar-se perfeitamente e se envolver com alunos, pais e responsáveis para fortalecer o relacionamento e promover o real valor da escola.

Além disso, é importante contar com ferramentas de gestão para manter a saúde financeira da instituição. Assim o controle de custos e investimentos é mais preciso, facilitando entender onde é possível economizar.

6) Fortalecer a importância e manter a motivação da equipe pedagógica

Planos de carreira e outras ações de conscientização sobre o valor da escola e seus profissionais, bem como valorizar e reconhecer o empenho de professores e demais colaboradores da escola é uma tarefa primordial na gestão escolar.

Uma boa forma de fazer isso é tendo ferramentas modernas que facilitem a rotina, automatizando processos e otimizando o tempo dos profissionais. Assim, eles poderão focar nas funções estratégicas - muito mais estimulantes!

7) Tratar temas em evidência na sociedade

Questões como sexualidade, diversidade e respeito ao meio ambiente chegaram às salas de aula, exigindo preparo dos educadores para lidar com esses assuntos.

Trata-se de um dos desafios da gestão escolar que precisa ser trabalhado em conjunto com equipe de educadores e profissionais competentes, alunos, pais/responsáveis.

Tecnologia como suporte para enfrentar os desafios da gestão escolar

Como você pôde ver neste artigo, modernizar os processos educacionais com o suporte da tecnologia pode ser a resposta para muitos desafios da gestão escolar.

Hoje as tecnologias em nuvem, móveis e digitais tornaram-se fundamentais para aumentar a eficiência operacional e gerenciar efetivamente a instituição.

Por isso, cada vez mais instituições estão adotando softwares que permitem que as equipes acadêmica e administrativa trabalhem de forma mais prática e eficaz.

Assim as instituições podem otimizar seus esforços e transmitir mais valor para alunos, pais, funcionários e toda a comunidade.

Com SophiA Gestão Escolar, fica bem mais fácil enfrentar os desafios da gestão escolar. Fale com nossos especialistas e solicite uma demonstração.

FALAR COM ESPECIALISTAS 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.