É papel do diretor escolar manter o bom funcionamento da escola. Além disso, cabe a ele incentivar, motivar e inspirar tanto a sua equipe quanto os seus alunos.
Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar

Descubra o real papel do diretor escolar na instituição de ensino

É papel do diretor escolar manter o bom funcionamento da escola. Além disso, cabe a ele incentivar, motivar e inspirar tanto a sua equipe quanto os seus alunos.

Se você é um diretor de escola, valorize seu trabalho — a tarefa não é nada fácil, mas pode ser muito gratificante! 

As responsabilidades desse profissional dentro de uma instituição de ensino não são poucas: é dele a função de manter o bom funcionamento da escola em suas esferas física, material, política, financeira, pedagógica e emocional. Também faz parte do papel do diretor escolar — como um líder — incentivar, motivar e inspirar, diariamente, tanto a sua equipe quanto os seus alunos.

Além disso, o profissional ainda precisa promover a integração entre a escola e os pais, responsáveis e demais familiares dos alunos.

Nada disso parece simples, certo? Então, de novo: se você é um diretor de escola, valorize seu trabalho!

Nesse artigo, destacaremos alguns pontos principais no que se refere ao papel do diretor escolar. Acompanhe!

Diretor escolar: responsabilidades e funções

Dentre as principais obrigações do diretor de uma escola está controlar, com eficiência, a rotina dos setores administrativo e pedagógico. Veremos mais detalhadamente cada um deles a seguir:

Papel do diretor escolar no setor pedagógico

Pedagogicamente falando, está entre as responsabilidades do diretor escolar aprimorar, constantemente, a qualidade de ensino da instituição que dirige. Isso pode ser realizado por meio de algumas práticas, tais como: 

  • Estabelecer e manter um bom planejamento  educacional — a curto, médio e longo prazo — com objetivos, metas e estratégias bem definidas;
  • Estabelecer, em conjunto com os professores, as estratégias didáticas e de trabalho em sala de aula — por meio de reuniões pedagógicas, por exemplo;
  • Qualificar, constantemente, o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola;
  • Buscar garantir que professores, demais funcionários e alunos tenham à disposição todas as ferramentas necessárias para um processo de educação eficaz;
  • Viabilizar o uso da tecnologia no processo de ensino/aprendizagem — e a inovação nesse sentido; 
  • Promover, periodicamente, conselhos de classe;  
  • Instituir e analisar indicadores de qualidade do ensino e da escola — como índices de evasão escolar, aprovação e reprovação;
  • Promover a boa comunicação com toda a comunidade escolar, e a participação dela no sistema de educação — em especial, ouvir a avaliação dos estudantes a respeito do processo de ensino, bem como levar em consideração seus desejos, suas insatisfações e sugestões. Ainda nesse sentido, promover o engajamento dos pais ou responsáveis na vida escolar dos filhos
  • Buscar, periodicamente, cursos de capacitação e atualização para os educadores e demais colaboradores, dentro de suas atividades — bem como prestar todo o apoio a esses funcionários. 

Papel do diretor escolar no setor administrativo

Já dentre as funções do diretor no setor administrativo, pode-se destacar alguns aspectos. Aqui, o profissional precisa:  

  • Estabelecer e manter um bom planejamento — a curto, médio e longo prazo — com objetivos, metas e estratégias bem definidas quanto à esfera orçamental e de Recursos Humanos.
  • Garantir que a escola se mantenha "nos trilhos" em relação à sua parte financeira (organizar bem as contas a pagar e a receber da instituição, por exemplo);
  • Preservar o patrimônio físico da escola (é fundamental oferecer boa estrutura aos professores, alunos e demais funcionários, bem como aos visitantes, como é o caso dos pais e familiares dos discentes); 
  • Buscar contar com os melhores profissionais do mercado, em todos os ramos de trabalho, para compor a equipe escolar;
  • Fazer o planejamento a respeito da captação e retenção de alunos — dentre as ações, aqui, está promover uma boa estratégia de Marketing Educacional.

Vale salientar que, para que o papel do diretor escolar — tanto no setor pedagógico quanto administrativo — seja cumprido com excelência, é de grande ajuda pesquisar sobre boas referências, e inspirar-se em trabalhos já consolidados e que obtiveram resultados positivos.

É crucial, também, que um diretor escolar mantenha-se atento a todas as esferas de uma instituição educacional. Contudo, vale salientar que também é importante saber delegar funções, bem como contar com o apoio de parcerias de trabalho. 

Dentro da própria equipe escolar, essas parcerias podem ser o vice-diretor, o coordenador pedagógico e demais coordenadores. Fora dela, por sua vez, pode-se contar com a contribuição de ferramentas voltadas a promover a praticidade nos processos escolares — é o caso, por exemplo, de adotar tecnologias eficientes para a área de gestão escolar. Nossa sugestão, nesse sentido, é o SophiA Gestão Escolar!

Sobre o SophiA Gestão Escolar

SophiA Gestão Escolar auxilia os diretores em suas mais variadas funções. Trata-se de um software de gestão capaz de tornar mais simples e práticas todas as tarefas administrativas e pedagógicas da escola — tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental, médio e técnico, se for o caso. 

Acesse a página da ferramenta e saiba mais! 

Você também pode entrar em contato com nossos especialistas e entender melhor como o SophiA pode ajudar a sua escola a cumprir com eficiência todas as atividades da área de educação.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.