O Dia da Família é uma excelente forma de fidelizar os colaboradores e estreitar laços com a comunidade, gerando benefícios para sua empresa.
Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 19 NOV 2019 - 11H02

Dia da Família na empresa: uma dica para fidelizar os colaboradores

O Dia da Família é uma excelente forma de fidelizar os colaboradores e estreitar laços com a comunidade, gerando benefícios para sua empresa.

Enquanto muitas empresas tentam encontrar novas maneiras de fidelizar os colaboradores, cada vez mais e mais essas organizações estão investindo em um "Dia da Família" para seus funcionários. É um ótimo evento, que pode combinar diversão, família e trabalho.

Entenda melhor o que é e como organizar esse tipo de evento – que pode trazer benefícios que vão além da fidelização – com a leitura a seguir.

Dia da Família: uma forma simples de fidelizar os colaboradores

Promover um evento adequado para toda a família – dos mais jovens aos idosos - no qual os funcionários têm a chance de apresentar seu ambiente de trabalho e a empresa onde atuam para seus entes queridos, é a melhor definição de Dia da Família. No decorrer desse dia, todos os envolvidos podem desfrutar de atividades especiais, socialização e o que mais a criatividade permitir.

Embora possa ser difícil entender os benefícios deste tipo de iniciativa – já que não haverá nenhum tipo de treinamento ou ações educacionais envolvidas – organizar um evento especial para toda a família pode ser altamente positivo para a sua empresa. Saiba mais no próximo tópico.

Benefícios de promover um Dia da Família em sua empresa

Promover ações voltadas para divulgar a cultura da empresa e fidelizar os colaboradores é muito importante . Em quase todos os estudos que envolvem retenção, engajamento e satisfação dos funcionários, os relatórios mostram que a fidelização é fundamental.

E embora existam muitas maneiras de mostrar para seus funcionários que eles estão sendo valorizados e apreciados, criar um evento corporativo pode trazer uma série de benefícios, como os abaixo:

  • Estabelecer laços entre colaboradores e empresa: reservar um dia de diversão em família para sua equipe fala muito sobre sua organização como empregadora. Isso mostra que você vê sua equipe como mais do que apenas máquinas geradoras de dinheiro. Este tipo de evento envia uma mensagem clara para eles: a empresa está disposta a investir tempo e dinheiro para fidelizar os colaboradores e garantir que eles permaneçam satisfeitos e felizes;
  • Recompensar a equipe: se foi um período intenso, em que os funcionários fizeram horas extras, esforço extra e trabalharam duro para a empresa, um Dia da Família é uma ótima maneira de agradecer;
  • Reconhecer conquistas: sua equipe pode ter conseguido grandes feitos no período de mais dedicação – e um dia de diversão em família é uma oportunidade ideal para reconhecer suas realizações na frente não apenas de seus colegas, mas também de seus entes queridos;
  • Reforço moral: se há um longo e complexo projeto no planejamento próximo, promover um Dia da Família pode ajudar a aumentar o moral por uma margem de tempo significativa. Os colaboradores tendem a voltar para o trabalho revigorados, energizados e mais dispostos a encarar os desafios.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos:

4 dicas para preparar seus alunos para o vestibular

Conheça os parâmetros de acesso no Terminal do Philos e SophiA Biblioteca Web

A importância das bibliotecas nas escolas no processo de alfabetização

Dicas para promover um Dia da Família em sua organização

Decidir que tipo de experiência sua empresa deseja proporcionar depende das necessidades de sua equipe e de seus negócios.

Pode ser uma boa ideia fazer um pouco de lição de casa: descubra quantos anos os filhos de seus funcionários têm e pense em quais eventos atrairiam essa faixa etária. O que é possível incluir para as esposas e os maridos? E os membros da sua equipe - o que eles gostam de fazer?

  • Atividades voltadas para o desenvolvimento de equipes: se o seu foco é estimular o desenvolvimento de equipes, você pode organizar um Dia da Família com palestrantes motivacionais e atividades que exijam um bom trabalho em equipe – não só entre os colaboradores, mas entre eles e seus familiares. Algumas ideias nesse sentido incluem um percurso de labirinto ou obstáculo, entre outros;
  • Atividades de aventura: proporcionar uma experiência emocionante é uma maneira de deixar uma impressão duradoura e fidelizar os colaboradores. Algumas ideias para um evento corporativo de aventura podem incluir aulas de trapézio ou circo, ioga, rafting, arvorismo e muito mais. Seus funcionários e familiares certamente ficarão empolgados ao tentar algo novo ou descobrir uma nova habilidade;
  • Atividades de Artes e Cultura: apoiar as artes é uma ótima maneira de sua empresa se envolver com a comunidade, além de proporcionar aos funcionários uma experiência que encanta os sentidos. Penando nesse sentido, que tal apoiar ou promover concertos de música, teatro ao vivo, aulas de pintura, exposições de arte, degustação de vinhos ou aulas de culinária para toda a família?;
  • Atividades esportivas: um evento corporativo em torno de algum tipo de esporte sempre gera uma boa repercussão entre colaboradores e seus familiares. Sua empresa pode oferecer ingressos para o jogo de um time local ou para o mais popular entre os membros da equipe, um evento com esportistas famosos, torneios que incentivem a criação de equipes e times internamente – como campeonatos esportivos, provas de corrida de rua, entre outros, seguidos de um dia de comemoração para toda a família;
  • Atividades sobre a história da empresa: o Dia da Família é uma excelente oportunidade de apresentar a empresa, sua história e iniciativas também para os colaboradores e seus familiares. Promover uma peça de teatro sobre a trajetória da empresa na região é uma boa opção. Já se sua empresa tiver um centro ou acervo de memórias, pode organizar uma exposição especial. Ambas as ideias são uma boa forma de compartilhar a história, os grandes feitos e os benefícios que sua organização vem trazendo para a comunidade – e como o papel de cada colaborador é essencial nisso.

Vale lembrar, porém, que compartilhar uma parte da história de sua empresa é uma atividade importante dentro de um evento corporativo como o Dia da Família, porém é preciso estruturar e organizar este acervo de informações, fotos e documentos de forma correta, de modo a também valorizá-lo e mantê-lo por muito mais tempo. E essa tarefa fica mais fácil e prática quando sua empresa conta com a ferramenta certa, como o SophiA Acervo.

Gostou deste artigo? Então siga acompanhando nossas atualizações no blog para obter mais dicas!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.