Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 15 OUT 2019 - 16H35

Dia dos Professores: a data que pode ser comemorada por um mês inteiro em sua escola

O Dia dos Professores é uma data muito importante, por isso, merece muitas atividades e comemorações. Saiba como transformar este dia em um marco na sua escola.

O Dia dos Professores é uma data muito especial dentro do calendário escolar. Afinal, os professores são o elemento central do sistema educacional: eles disseminam conhecimento e sabedoria para os alunos, para que eles fiquem preparados para o futuro.

Promover algumas atividades em comemoração a essa data é uma maneira de celebrar a contribuição destes profissionais na vida dos alunos e também no dia a dia de sua escola. Essa também é uma oportunidade para os alunos se aproximarem ainda mais dos professores e desenvolverem um vínculo mais forte.

Por isso, preparamos algumas sugestões simples e fáceis de serem colocadas em prática para tornar memoráveis as celebrações do Dia dos Professores. Celebrações que, por sinal, não precisam durar apenas um dia. 

Saiba mais no decorrer da leitura.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos:

5 dicas para trabalhar a educação inclusiva

Saiba como a neurociência atua a favor da aprendizagem

Cenário da biblioteconomia no Brasil em tempos de crise, mercado cresce 24%

Você sabe quais áreas compõem a gestão escolar?

A importância do Dia dos Professores

A origem do Dia dos Professores já é uma breve aula de história: a data tornou-se um marco depois que o imperador D. Pedro I instituiu um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil no dia 15 de outubro de 1827. A regulamentação do tipo de conteúdo a ser ensinado em sala de aula e as condições trabalhistas dos professores também foram incluídos neste decreto.

Mas a importância desse dia vai além da questão histórica: os professores são o coração da educação. Abrir as portas para um mundo de conhecimento é o desafio que os mesmos assumem e cumprem todos os dias em suas escolas e comunidades.

É por meio de seus esforços e sua imaginação que os professores inspiram os alunos a alcançar e ir além de seus horizontes. Este trabalho bem realizado é a garantia que nós, como sociedade, tenhamos cidadãos informados e voltados para o futuro.

Por tudo isso, ter apenas um Dia dos Professores pode parecer pouco – sua escola pode criar um cronograma de atividades que vá além, durando uma semana ou até o mês todo. 

Dicas para transformar o Dia dos Professores em dias de comemorações

Veja a seguir como é fácil estender o Dia dos Professores em uma programação maior – e ainda mais divertida:

1) Faça uma celebração

Certifique-se de ter uma grande comemoração pelo Dia dos Professores – seja no primeiro dia de aula após o dia 15 ou ao final do período de eventos. Entre as ideias estão:

  • Produzir uma pequena cerimônia, apenas com cada professor e sua turma ou uma maior, envolvendo toda a escola;
  • Organizar uma peça, apresentada pelos alunos para seus professores;
  • Promover um show musical de talentos;
  • Criar uma sessão de poesias especiais ou uma exposição de desenhos, feitos pelos alunos para os professores.

2) Planeje um piquenique

Comidas saborosas trazem muita memória afetiva – especialmente quando são preparadas com carinho.

Promover um piquenique entre professores e alunos, seja em uma área externa ou até nas dependências da escola, pode ser uma boa maneira de homenagear toda a equipe docente e gerar vínculos mais fortes entre os presentes.

A escola também pode fazer atividades especiais para a data, como promover um almoço, jantar ou até happy hour, com a participação de todo o corpo docente e demais funcionários.

3) Promova uma homenagem especial por parte dos alunos

Premiar os professores em reconhecimento ao seu esforço é a melhor opção para mostrar reverência.

Que tal promover um evento especial, onde cada professor ganhe uma faixa feita pelos alunos com seus melhores títulos? Os títulos podem corresponder aos seus papéis na organização – o professor de história pode ser aquele com a melhor memória da escola, já o de matemática pode ser a maior calculadora viva da história, entre outros.

Para complementar, a escola pode estimular seus alunos a fazerem cartinhas especiais para seus professores.

4) Decore as salas de aula neste período

Para tornar o Dia dos Professores uma data especial por mais tempo, a dica é decorar a sala de aula, a sala dos professores e até os corredores – aqui vão algumas dicas:

  • A decoração floral é uma das melhores maneiras de encantar os professores e envolver os alunos na confecção;
  • Que tal neste período colocar um tapete vermelho na saída da Sala dos Professores?
  • Você pode criar uma decoração com papeis prateados e dourados em formas de estrelas, para homenagear os grandes astros desta festa;
  • Outra ideia interessante para decorar sua sala de aula é colar colagens de fotos diferentes nas paredes. É uma boa ideia selecionar as fotos de excursões, exposições e outros eventos escolares.

Isso ajudará os professores de sua escola a terem boas recordações dos momentos divertidos com os alunos!


O Dia dos Professores deveria ser comemorado todo dia

Os professores têm um papel de destaque em nossa sociedade, pois eles fornecem a luz da educação para o mundo.

Promover uma grande celebração – seja ela de um dia, uma semana ou um mês – é uma justa retribuição para agradecer os esforços destes profissionais.

Outra iniciativa que os administradores podem ter para comemorar o Dia dos Professores é fornecer a eles as melhores ferramentas de trabalho, que facilitem o dia a dia. Neste mundo acelerado e de alta tecnologia, sempre existem novas ferramentas e materiais que tornam o ensino mais eficaz – como o software SophiA Gestão Escolar.

Com ele, os professores poderão otimizar processos de sua rotina e ganhar tempo para fazer um trabalho ainda mais positivo junto aos seus alunos – assim, todos os dias serão o Dia dos Professores!

Para saber mais sobre a ferramenta e como ela pode ajudar não só os professores, mas toda a equipe a até mesmo a comunidade escolar, entre em contato e converse com um especialista.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.