Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar

Entenda a diferença entre gestão pedagógica e gestão escolar

Descubra qual é a diferença entre gestão pedagógica e gestão escolar, a importância de cada uma dentro de um sistema educacional e como obter bons resultados.

Apesar de ser um assunto central na compreensão da organização nas instituições de ensino, a diferença entre gestão pedagógica e gestão escolar, seus significados e seus valores, continuam sendo objeto de debate.

Neste artigo, vamos analisar os dois conceitos, entender a importância de cada um e como obter os melhores resultados, tanto na gestão escolar quanto na gestão pedagógica.

O conceito de gestão pedagógica

A Pedagogia pode ser definida como o estudo do processo de ensino e aprendizagem. É a compreensão de como essa aprendizagem ocorre.

A gestão pedagógica, nesse contexto, é a forma como uma instituição de ensino promove a atividade pedagógica por meio de suas ações, discursos e demais ações correlatas – de forma a oferecer aos seus alunos as melhores práticas de ensino e aprendizado.

Entre as missões da gestão pedagógica de uma escola estão a prontidão e as habilidades especiais na fomentação do aprendizado, baseadas nas atitudes, formas, técnicas e métodos empregados pela figura do Coordenador Pedagógico.

Essa gestão envolve também a forma como a equipe escolar pode atuar dentro de sua missão como educadora e como ela pode aprender e se desenvolver em seu trabalho.

Dessa forma, podemos adiantar que a diferença entre gestão pedagógica e gestão escolar está no foco de cada uma: afinal, a primeira envolve o planejamento e a prática de diretrizes relacionadas à atividade-fim de sua escola. Seu objetivo é proporcionar aos alunos o melhor programa educacional disponível.

A diferença entre gestão pedagógica e gestão escolar

Assim como a gestão pedagógica, a gestão escolar é uma parte importante de qualquer sistema educacional.

Seu objetivo é atuar junto às inúmeras atividades para gerenciar com eficiência as funções da escola e proporcionar uma melhor experiência educacional aos alunos.

Ela envolve todos os aspectos administrativos de sua escola:

- Controle financeiro da instituição (gestão de contas a pagar / receber, provisionamento de compra de insumos, emissão de notas fiscais eletrônicas, entre outros);

- Gestão de estoque de materiais e equipamentos utilizados por educadores e alunos;

- Monitoramento do desempenho dos alunos (gestão de notas, frequência, cronograma escolar, entre outros);

- Comunicação entre equipe, alunos, pais e responsáveis;

- Gestão de contratos, matrículas etc.

No entanto, a gestão escolar não é uma tarefa necessariamente simples, dadas as demandas gerais que existem em uma instituição de ensino e exigem atenção.

E é por isso que, para desempenhar as funções administrativas de uma forma mais eficaz e garantir aos pais a segurança e o progresso de seus filhos, as escolas estão utilizando softwares de gerenciamento escolar hoje em dia.

Entenda melhor como essa solução pode facilitar o dia a dia de sua escola no tópico a seguir.

Por que sua escola precisa de um software de gestão escolar?

Vivemos em um mundo tecnologicamente rico, cada vez mais digitalizado, superconectado e globalizado.

É importante que a cultura da sua escola reflita essa perspectiva moderna em todas as suas funções, e a grande vantagem é que cada participante da comunidade escolar pode se beneficiar do uso de um software de gestão escolar, incluindo administradores, pais, professores, alunos e funcionários.

Essa ferramenta contempla a diferença entre gestão pedagógica e gestão escolar – fornecendo ferramentas para ambas as áreas, garantindo que a escola funcione de maneira mais eficiente no dia a dia.

Afinal,é necessário ter uma escola funcionando dessa maneira para garantir um ambiente de aprendizagem favorável aos alunos e um ambiente de trabalho adequado para os professores. E é justamente a isso que o software SophiA Gestão Escolar se propõe.

SophiA torna gestão escolar mais ágil e libera espaço para uma melhor gestão pedagógica

Conclui-se que a diferença entre gestão pedagógica e gestão escolar envolve as particularidades de cada atuação dentro de um sistema educacional: a primeira envolve o core de sua escola, enquanto a segunda, engloba todos os aspectos administrativos para o bom funcionamento da instituição.

E com a ajuda do SophiA Gestão Escolar, sua escola passa a contar com os recursos que otimizam a gestão das duas áreas. Ao automatizar uma série de processos que demandam tempo – como a gestão de estoque escolar, processos financeiros, entre outros – você ganha mais tempo para trabalhar a gestão pedagógica e tornar o aprendizado de seus alunos referência de qualidade e inovação.

Agora que você já conhece a diferença entre gestão pedagógica e gestão escolar, descubra a diferença que o SophiA pode fazer na sua escola: clique e fale hoje mesmo com nossos especialistas!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.