Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar

Equipe escolar de alta performance: construa a sua

Você, como gestor, tem um papel importante na formação de uma equipe escolar de alta performance, e existem estratégias específicas que podem ajudar.

Uma empresa, para ser forte e competitiva, precisa ter um time de colaboradores motivados e engajados. Com as escolas não é diferente, pois para alcançar os objetivos traçados, tanto para a instituição de ensino quanto para os alunos, é fundamental ter uma equipe escolar de alta performance como aliada.

Vários fatores contribuem para que os colaboradores desempenhem um papel estratégico dentro dos colégios. Por isso, construir uma equipe escolar de alta performance demanda um certo tempo e uma participação ativa dos gestores para que o grupo conheça as metas e os caminhos a serem percorridos para a conquista de excelentes resultados.

Na sequência deste artigo, reunimos algumas dicas que podem ajudar a fortalecer o seu time, proporcionando benefícios importantes para a sua instituição de ensino.

Confira!

O que é uma equipe escolar de alta performance?

Como mencionado, uma equipe escolar de alta performance é fundamental para o sucesso da instituição. Porém, antes de cobrar determinado desempenho dos colaboradores, é importante que os gestores compreendam o real significado desse termo.

Times com foco na alta performance são capazes de atuar de forma alinhada com as metas da instituição de ensino, compartilhando os seus valores, a sua visão e os seus objetivos. Esses colaboradores acreditam na liderança, são motivados constantemente e zelam uma parceria de confiança e transparência com os gestores.

Mas, para chegar a esse patamar, é preciso que todos os membros se empenhem e se dediquem para dar o melhor de si no trabalho. Por isso, é importante começar a incluir na rotina, o quanto antes, algumas estratégias que irão ajudar a formar uma equipe escolar de alta performance, como as que mostraremos a seguir: 

Time alinhado

Quando os membros da equipe visam objetivos totalmente diferentes, é difícil a instituição de ensino alcançar as suas metas. Por mais que cada departamento tenha suas próprias tarefas, é interessante que, no geral, haja um alinhamento entre os colaboradores.

Os gestores são os responsáveis por comunicar, entrosar e compartilhar com os funcionários as ideias e estratégias que a instituição pretende adotar para conquistar os seus objetivos, sejam eles administrativos ou pedagógicos. Esse é um passo importante para montar uma equipe escolar de alta performance bem alinhada.

Valorização dos talentos 

Na correria do dia a dia, nem sempre os gestores têm tempo de olhar para as individualidades dos seus colaboradores. Mas, para construir uma equipe escolar de alta performance é essencial valorizar o esforço de todos e dar a cada um o espaço necessário para que possa desenvolver o seu melhor. 

Vale ressaltar que líderes com dificuldades para delegar ou que não reconhecem o esforço do seu time dificilmente terão uma equipe de bons resultados ao seu lado.

Confiança é um diferencial de equipes fortes

Nenhuma equipe consegue resolver problemas do dia a dia em grupo sem que haja confiança entre os membros, no líder e na instituição de ensino. Para ter esse relacionamento em sua escola, é muito importante manter a transparência e sempre informar os colaboradores sobre as mudanças, novos direcionamentos e dar feedbacks, pois essa postura aproxima e fortalece o time.

Como construir sua equipe escolar de alta performance?

No tópico acima, mostramos alguns passos que a instituição de ensino e principalmente os seus gestores devem seguir para estruturar uma equipe escolar de alta performance. Porém, há outras dicas importantes para quem está iniciando esse processo. 

Por exemplo: contratar pessoas qualificadas é essencial para que o time tenha o potencial necessário para desenvolver o seu trabalho, seja na área administrativa, financeira ou pedagógica. Além de verificar as qualificações curriculares dos candidatos, avalie se o profissional concorda com os objetivos e métodos adotados pela escola, pois é muito importante estabelecer, desde o início, uma parceria em prol do desenvolvimento de todos.

Outra estratégia interessante para montar uma equipe escolar de alta performance tem a ver com a avaliação dos resultados e competências dos colaboradores. Em encontros periódicos, que podem ser realizados ao fim de cada semestre letivo, os gestores devem apresentar as ações que tiveram um bom desempenho e também compartilhar com o grupo pontos a melhorar. 

É importante que essas reuniões tenham um espaço para que o time debata ideias e sugestões, pois assim todos contribuem e se sentem parte da instituição de ensino, pontos fundamentais para fortalecer e aprimorar o desempenho dos colaboradores.

No artigo de hoje, apresentamos algumas dicas de como construir em seu colégio uma equipe escolar de alta performance. Para continuar acompanhando mais dicas como essa, não deixe de conferir as próximas publicações do nosso blog.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.