Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 24 JUL 2019 - 11H05

Estoque escolar: 8 dicas para controlar o seu

Descubra como fazer um controle de estoque escolar prático e preciso, otimizando o tempo de professores, funcionários e alunos.

O controle de estoque escolar é uma tarefa que pode ser cansativa e demandar um tempo que seria muito útil para outras questões.

Mas é um cuidado vital: sem um controle preciso, é impossível saber se todos os equipamentos de sua instituição estão em perfeito funcionamento, onde eles foram armazenados ou se estão atualizados para o uso.

A boa notícia é que controlar seu estoque escolar não precisa ser uma tarefa complexa ou demorada. Siga nossas principais dicas para saber como gerenciar essa área de uma forma prática e eficaz.

Importância do controle de estoque escolar

Sabemos que as escolas precisam ser apoiadas por uma infraestrutura robusta e um bom portfólio de recursos. Graças ao gerenciamento de estoque escolar, sua equipe consegue usar todos os recursos que tem à disposição em sala de aula – e até fora dela.

Além disso, uma abordagem cuidadosamente planejada e consistente para o gerenciamento desses recursos garante uma usabilidade máxima deles – e, ao mesmo tempo, proporciona uma maior longevidade.

Dessa forma, uma gestão de estoque escolar eficiente garante o melhor retorno sobre seus investimentos em ativos, ferramentas, recursos e infraestrutura. Mas como colocar isso em prática? Com a ajuda das dicas que você encontra no tópico a seguir.

Dicas para manter o controle de estoque escolar em dia:

1- Conheça seus recursos a fundo: mantenha uma lista atualizada que inclua todos os seus recursos, que forneça informações suficientes (como custo, localização, capacidades, tempo de uso e histórico de manutenção, entre outros);

2- Determine um responsável pelo controle do estoque escolar: escolha um membro de sua equipe de funcionários para gerenciar todas as etapas do controle e garantir sempre que as melhores práticas estão sendo empregadas;

3- Monitore a usabilidade dos recursos: saiba exatamente como cada recurso está sendo usado. Quando você tem essa informação em mãos, pode tomar melhores decisões sobre sua estratégia atual e futura de gerenciamento de equipamentos e atualizações;

4- Organize a disposição de recursos: escolas costumam ser setorizadas de acordo com a idade e/ou perfil de seus alunos. Isso faz com que muitas vezes você precise compartilhar os recursos entre áreas distintas. Com dados de uso precisos e atualizados, sua escola consegue empregar os recursos onde e quando eles são mais necessários;

5- Invista sabiamente: muitas escolas tendem a fazer grandes compras de recursos, de forma a prover todas as áreas da instituição – o que pode se mostrar um grande desperdício, já que alguns dos equipamentos extras serão bem utilizados, enquanto o restante ficará simplesmente armazenado;

6- Tenha um cronograma de manutenção: no geral, os equipamentos parecem sempre apresentar falhas justamente no momento em que mais precisamos deles. Então, ter em mente uma manutenção preventiva ajuda a manter o planejamento de atividades de sua escola sempre em dia;

7- Saiba identificar problemas previamente: procure tendências para encontrar problemas subjacentes, em vez de apenas apagar incêndios aparentes. Se um equipamento quebra constantemente, é preciso investigar as causas e ver se é mal-uso, por exemplo. Nesse caso, a substituição do equipamento não resolve o problema e só impacta seus investimentos;

8- Aposte em um gerenciador de estoque escolar: manter um controle manual de tudo isso, usando um formulário de saída de equipamento para saber quem está usando o que e quando, pode se mostrar um método falho. O uso de um sistema de controle escolar moderno e fácil de usar é a melhor solução para a sua escola. Ele automatiza o trabalho em segundo plano, permitindo que você possa se concentrar nas tarefas que realmente importam.

Como um software de controle de estoque escolar traz mais agilidade e eficácia

As escolas baseiam suas funções diárias no uso ideal de uma variedade de recursos – que vão dos livros e equipamentos em sala de aula até a gestão financeira e ou envio de boletos de mensalidade, comunicados para os pais e muito mais.

Quando as práticas administrativas relacionadas ao controle escolar são deficitárias, isso pode impactar a instituição e levar a um ambiente de aprendizado que fica abaixo do ideal. É possível superar os desafios diários de sua escola com o uso de uma solução de software dedicada para esse problema.

Estas plataformas, formuladas especificamente para escolas como a sua, podem ajudar a planejar, projetar e executar funções diárias da instituição e otimizar as relações com seus alunos – assim como com seus professores, funcionários e até com os pais e responsáveis. O software SophiA Gestão Escolar é um bom exemplo – entenda melhor a seguir.

SophiA Gestão Escolar otimiza a gestão da sua escola

Com o software SophiA Gestão Escolar, sua escola ganha um aliado para organizar os processos e ganhar mais tempo na administração de sua instituição.

O sistema conta com diversas aplicações, que contribuem positivamente para uma série de áreas e tarefas, como:

-Lançamento de notas, disponibilização de conteúdos didáticos, controle de faltas, tarefas e ocorrências dos alunos, integração de dados - tudo via internet;

-Promoção da saúde financeira da escola por meio da redução da inadimplência e de um monitoramento preciso das contas a receber / a pagar;

-Disponibilização de um aplicativo personalizado da escola, voltado para promover a comunicação com a comunidade escolar.

Tudo isso, e muito mais, permitindo que você e sua equipe otimizem toda a área pedagógica, tendo mais tempo para focar em outras áreas, como o estoque escolar.

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de ler nossos próximos artigos para mais dicas como essas, e se ficou com qualquer dúvida, é só entrar em contato.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.