Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 28 AGO 2018 - 17H11

Gestão de biblioteca escolar a favor dos alunos: saiba mais

Veja como tornar a biblioteca escolar interessante para os alunos por meio de ações pedagógicas e boas parcerias tecnológicas

A biblioteca escolar representa uma das áreas mais importantes para as instituições de ensino. Por meio dela, os educadores conseguem realizar uma série de atividades que visam estimular o gosto pela leitura nas crianças e nos jovens, sendo parte fundamental inclusive para o processo de alfabetização.

Por conta dessa importância, foi publicada pelo Governo Federal, em 2010, uma lei que obriga todas as instituições de ensino do país a terem uma biblioteca escolar ativa, sendo que essa determinação vale tanto para os colégios particulares quanto para escolas da rede pública.

Para alcançar esse papel participativo na formação dos alunos, porém, a biblioteca escolar precisa ter uma boa gestão, que inclui todos os processos realizados no local, como atividades pedagógicas, catalogação dos livros, empréstimo, devolução e reserva de materiais, entre outros pontos.

Se você é profissional da educação, te convidamos para conferir na sequência deste artigo  dicas de como gerir sua biblioteca escolar a favor dos estudantes.

A biblioteca no dia a dia dos alunos

As instituições de ensino assumem diariamente a missão de formar leitores críticos, capazes de ler entrelinhas e assumir uma posição própria frente aos conteúdos aos quais têm acesso, sejam eles literários ou não. Essa não é uma tarefa simples, afinal em tempos de hiperconexão é complicado despertar o interesse dos alunos pelos livros, muitas vezes considerados arcaicos pela nova geração.

Por isso, a biblioteca escolar precisa de uma gestão de excelência para que possa participar ativamente do dia a dia dos estudantes, sendo uma extensão da sala de aula. O livro e a leitura devem ser apresentados de forma atraente, promovendo uma aproximação real do aluno com as obras.

Dentro do planejamento, os educadores podem promover uma série de atividades lúdicas que ajudam os alunos a internalizarem a importância da biblioteca escolar para a formação integral. A seguir, confira algumas das ações que podem ser realizadas no local para engajar crianças e jovens:

Cursos: por ser um ambiente que oferece conhecimentos variados, é possível utilizar a biblioteca escolar para realizar cursos extracurriculares e transformá-la em um espaço vivo no colégio.

Jogos: muitas bibliotecas têm em seu acervo algumas opções de jogos de tabuleiro. É interessante utilizar o espaço para ensinar os alunos a jogar e até mesmo para promover um pequeno campeonato interclasses.

Oficinas culturais: outras atividades importantes para incluir no dia a dia dos alunos na biblioteca escolar são as oficinas culturais, com apresentações de esquetes, poesias e saraus.

Claro que para ter toda essa versatilidade, a biblioteca escolar deve adotar um bom sistema de gestão, assim é possível impulsionar esses benefícios, dando ao aluno maior autonomia no processo de ensino-aprendizagem. 

A gestão de biblioteca escolar agindo a favor dos alunos

Nos dias de hoje é difícil despertar o interesse dos estudantes pela biblioteca escolar, pois eles estão amplamente envolvidos com os recursos tecnológicos. Mas com um trabalho bem planejado e com boas parcerias para a gestão desse ambiente, essa missão se torna claramente possível.

Para que os alunos tenham a autonomia necessária para utilizarem a biblioteca escolar à favor de sua formação, é importante que a instituição de ensino adote um sistema de gestão correto, como o Philos, que atua lado a lado com estudantes, professores e toda a comunidade escolar.

Por meio dessa plataforma desenvolvida pela Prima, empresa especializada no desenvolvimento de tecnologia para o mercado educacional, os alunos irão acessar um portal que permite fazer pesquisas no acervo, realizar reservas e renovações de empréstimos, visualizar quais foram as aquisições recentes feitas pela biblioteca e também quais as obras mais emprestadas.

Com todos esses recursos, a biblioteca escolar ganha mobilidade, proporcionando aos estudantes o acesso facilitado e a autonomia que eles tanto prezam nos dias de hoje. Mas vale ressaltar que um sistema como o Philos oferece, ainda, outros benefícios que influenciam positivamente na rotina de todos os seus usuários.

Conheça outras vantagens do Philos:

•Gestão descomplicada de acervos híbridos;

•Praticidade na catalogação de livros;

•Fácil instalação do sistema;

•Suporte técnico total para que o bibliotecário se dedique a outras áreas importantes.

O Philos não foi criado somente pensando em facilitar a rotina de donos, gestores e bibliotecários, mas também para tornar o dia a dia dos alunos mais simples, e essa também deve ser a preocupação das instituições de ensino, que devem optar pelo melhor sistema que há no mercado.

Se você ficou interessado e quer conhecer na prática todo o funcionamento do Philos, clique aqui e agende agora mesmo uma demonstração gratuita do sistema. Havendo qualquer dúvida, entre contato para conversar com nossa equipe de especialistas, que está sempre preparada para passar mais informações.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.