Na gestão de escolas, o processo de construção do conhecimento é algo complexo — e a avaliação dos resultados é fundamental para nortear o trabalho.
Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 23 JAN 2020 - 15H11

Gestão de escolas: saiba como acompanhar a evolução dos seus alunos

Na gestão de escolas, o processo de construção do conhecimento é algo complexo — e a avaliação dos resultados é fundamental para nortear o trabalho.

Observar e perceber a evolução dos alunos no processo de construção do conhecimento é algo bastante gratificante, não é mesmo? É desta forma, também, que se pode examinar se as metodologias aplicadas em sala de aula e no espaço escolar estão dando certo. Ainda com base nesta observação, pode-se avaliar se faz sentido manter aquele planejamento inicial no processo de ensino ou se algumas adequações serão necessárias para alcançar melhores resultados. 

Afinal, o objetivo de todo educador é fazer com que os alunos aprendam. Se isso não ocorre, é sinal de que a gestão escolar não está funcionando. 

Mas, como fazer para acompanhar o desenvolvimento dos estudantes? Esse é o assunto desse artigo. Acompanhe!   

Você pode se interessar por esses outros conteúdos:

Catalogação de livros: como o bibliotecário pode fazer uma boa gestão do acervo

Saiba como a neurociência atua a favor da aprendizagem

Tudo o que você precisa saber sobre gestão escolar

Como utilizar a gestão de escolas para acompanhar a evolução dos alunos em sala de aula 

O processo de construção do conhecimento é algo complexo na gestão de escolas. Não basta ir até a sala aula e encher as crianças e os adolescentes de atividades e conteúdos aleatórios: é preciso planejamento — seguir uma linha de ensino que faça sentido, composta por estratégias capazes de conduzir os estudantes a um objetivo final pré-estabelecido.

E durante todo o processo, a avaliação dos resultados é fundamental (e não se trata, aqui, de provas aplicadas com dia e hora marcada). Assim, como já destacado, é possível verificar se o plano está funcionando.  

Os registros pedagógicos são uma ferramenta antiga de avaliação, entretanto, ainda são a melhor forma de observar e analisar a evolução de cada aluno. Mas, eles têm se modernizado.

Você já ouviu falar, por exemplo, no uso do portfólio como instrumento de avaliação

A ferramenta refere-se a uma junção de materiais capazes de mostrar a evolução, em ordem cronológica, de cada estudante e, também, da turma. Ele fica em constante construção, e funciona como um norteador do trabalho dos professores.  

Pode ser uma grande pasta por exemplo — física ou digitalizada — subdividida em várias outras pastas (uma para cada aluno, e uma para a classe como um todo) com as  mais diversas informações, que caracterizam tanto a turma de forma geral, quanto cada criança ou adolescente de maneira particular.  

É fundamental, contudo, que no portfólio haja uma ficha para cada estudante, onde sejam registradas as anotações, percepções e reflexões do docente a respeito da situação e da evolução do aluno, desde os primeiros dias de aula, até o fim do ano letivo.

Nesta ficha, é crucial que o professor seja o mais preciso, honesto e completo possível em sua avaliação. Isso porque estas informações, quando analisadas como um todo, vão possibilitar que o educador enxergue as diferentes fases no processo de aprendizagem, bem como a evolução do discente. 

Também pode existir uma ficha da turma, de forma geral, para acompanhar o desenvolvimento coletivo.

No portfólio, dentro da pasta de cada criança ou adolescente, também podem existir amostras de materiais feitos por eles, recolhidas em um intervalo de tempo definido, sendo as produções de textos, desenhos, provas, deveres de casa e ditados alguns exemplos. Desta forma, na comparação da primeira e da última amostra, até o próprio aluno pode observar, de maneira clara, o seu desenvolvimento.   

Os pareceres dos diretores para cada estudante, e para a turma, também podem constar no portfólio, assim como qualquer outro mecanismo que o professor achar relevante para a avaliação — como post-its, fotos, arquivos de áudios e vídeos. O importante é que tudo seja organizado de forma cronológica e que haja arquivos particulares para cada discente, além de um comum para a classe.

Vale salientar, ainda, que contar com ferramentas de gestão de escolas pode ser de grande ajuda nessa caminhada. Além de funções específicas que ajudam no acompanhamento dos alunos, elas também tornam mais práticos os processos do dia a dia do trabalho do professor, dando a ele mais tempo para se dedicar no processo de construção do conhecimento e análise de evolução do aluno.

SophiA Gestão Escolar é a nossa sugestão nesse sentido!

O software de gestão de escolas foi desenvolvido pela empresa Prima, e possui o objetivo de simplificar as tarefas administrativas e pedagógicas dos gestores e professores.

Com a ferramenta — que é destinada tanto à educação infantil quanto ao ensino fundamental, médio e técnico — o docente consegue, por exemplo, lançar notas, faltas, tarefas, conteúdos didáticos e até ocorrências específicas dos alunos, tudo online. Por meio do SophiA, o professor também pode acompanhar o desempenho acadêmico de cada turma e dos discentes, de forma individualizada, mantendo os dados organizados e com fácil acesso. 

Para dúvidas e demais informações sobre o SophiA Gestão Escolar, entre em contato com a equipe responsável pela ferramenta gestão de escolas para uma conversa, ou mesmo para agendar uma visita de um de nossos especialistas à sua instituição!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.