Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 04 OUT 2019 - 11H27

Gestão de museus e memória: por que o SophiA Acervo é a melhor ferramenta para a sua instituição

Contar com a solução certa para a gestão de museus e memória garante mais agilidade nas rotinas do dia, além de segurança extra para o acervo.

A gestão de museus e memória tem uma importância tão grande quanto a qualidade do acervo das respectivas instituições e o envolvimento do público.

Sem as práticas corretas e o uso das ferramentas mais eficazes na gestão e no controle do acervo, investimentos em novas coleções e exposições podem se tornar um problema até mesmo a curto prazo.

Entenda melhor estas questões e saiba como proteger sua instituição com a leitura a seguir.

A importância de uma boa gestão de museus e memória

Não há dúvidas de que as coleções de museus e centros de memória são o que tornam estes locais uma opção empolgante para quem busca informação e entretenimento. O gerenciamento de tais coleções é o que define o sucesso destas instituições, já que são justamente os objetos e suas histórias que tornam estes pontos especiais e diferentes de outras atrações turísticas.

Por isso, é essencial que esses recursos sejam tratados e gerenciados adequadamente – evitando uma possível perda ou mesmo um dano. Como uma relíquia de história natural, que não conta com o manuseio e armazenamento adequado, por exemplo.

A gestão de museus e memória altamente eficaz é importante também quando se defende a captação de recursos. O investimento em um software de gerenciamento de coleções pode parecer pouco importante, mas se um museu ou centro de memória não puder acompanhar de perto o seu acervo, mais cedo ou mais tarde, isso prejudicará todo o restante das operações.

Portanto, escolher a melhor solução de software disponível para gestão de museus e memória ajuda não só nas práticas do dia a dia, mas também protege o acervo da instituição – veja uma opção no próximo tópico.

Conheça o SophiA Acervo

Com uma interface fácil e prática de operar, o SophiA Acervo é um software de gerenciamento de coleções que tem como objetivo garantir uma gestão eficaz dos acervos dos mais diversos tipos:

  • Memória;
  • Fotografias;
  • Atas de reunião;
  • Moda;
  • Documentos diversos;
  • Objetos pessoais, dentre outros.

Com essa ferramenta, é possível criar todas as fichas de catalogação de acordo com seus interesses. Além disso, o software oferece aos usuários a possibilidade de fazer pesquisas simples e avançadas – por autor, título, assunto, palavra-chave, intervalo de tempo, entre outros parâmetros.

O acervo fica mais protegido, já que o acesso se dá exclusivamente por meio de identificação e senha pessoal, com níveis de permissão personalizados de acordo com perfis de usuários definidos pelos responsáveis em sua instituição. A plataforma ainda conta com um módulo Terminal Web, que permite realizar consultas remotas à base de dados, com total segurança e a possibilidade de fazer uma edição personalizada de campos de busca.

O Sophia Acervo ainda proporciona a emissão e impressão de relatórios, gráficos e outros documentos personalizados, o que facilita a circulação e disseminação das informações armazenadas.

O papel da Museum na gestão de museus e memória que utilizam o SophiA

Para garantir a solução mais eficaz para o gerenciamento de acervos e coleções, a Prima – desenvolvedora das soluções SophiA – apostou na parceria com a Museum Cultural, que possui um profundo expertise em serviços de organização e apoio à gestão física e digital de acervos e arquivos históricos.

O resultado foi o fortalecimento do SophiA Acervo: criado em 2003, este sistema conta com o uso inteligente da tecnologia da informação em prol da gestão estratégica, da segurança das informações e de transparência das operações na gestão em museus e centros de memória.

Conheça um pouco sobre suas aplicações e benefícios no case a seguir.

Metrô e SophiA Acervo: um case de sucesso

Desde o início de suas operações, em 1972, o Metrô de São Paulo tem ajudado a construir a história da capital paulista, e a preservação e organização de todo o acervo que registra essa história compõe a memória da Companhia do Metropolitano de São Paulo é realizada através do software SophiA Acervo.

Atualmente, a coleção conta com mais de 150 mil itens – entre fotografias, slides, negativos, documentos, fitas sonoras, filmes, objetos tridimensionais, entre outros.

O software tem o importante papel de fazer a ponte entre as informações do acervo e as áreas da empresa, facilitando a busca de informações necessárias para a elaboração de campanhas publicitárias, exposições na área das estações, fonte para matérias jornalísticas e pesquisas técnicas e acadêmicas de estudante e usuários.

Um dos destaques do acervo é a coleção de mais de 500 aquarelas da artista plástica Diana Dorothèa Danon, que faz um registro artístico da construção, operação e os arredores das dependências do Metrô-SP desde o início de suas operações.

Outro importante case sobre gestão de museus e memória é o Centro da Memória da Eletricidade no Brasil, localizado no Centro da Capital do Rio de Janeiro – clique para saber mais.

Saiba mais sobre todas as vantagens e os recursos do SophiA Acervo para a gestão de museus e memória: agende hoje mesmo uma visita de nossos especialistas!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.