Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar

Gestão escolar: conheça as principais inovações desse setor

Veja como as inovações tecnológicas estão transformando a gestão escolar e aprimorando o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula

Nos últimos anos, a gestão escolar passou por mudanças significativas. Isso porque os avanços tecnológicos e os novos hábitos e comportamentos da sociedade trouxeram uma nova realidade para dentro das instituições de ensino.

Hoje, por exemplo, a aplicação do tradicional processo de ensino-aprendizagem no qual o professor é o centro já não apresenta os mesmos resultados de anos anteriores. Os estudantes do século XXI são bastante ativos, prezam pela participação e se apresentam como protagonistas da sua aprendizagem. O professor, nesses casos, assume o papel de guia/orientador para que os alunos consigam obter uma aprendizagem significativa.

Além dos novos papéis, outras inovações estão ganhando destaque na gestão escolar. Para saber mais sobre elas, recomendamos que você continue acompanhando esse artigo, pois apresentaremos as principais inovações da área educacional. Não perca!

Gamificação é uma tendência para as escolas

Como mencionado no início, os avanços tecnológicos são responsáveis por boa parte das inovações na gestão escolar. Hoje, é possível unir em uma sala de aula o ensino com a gamificação. Os educadores podem incluir em seus planejamentos o uso de jogos que auxiliam no engajamento dos alunos, promovendo um aprendizado significativo e mais próximo da realidade das crianças e jovens.

Diferente do que muitos pensam, a gamificação não é apenas diversão, quando bem utilizada na gestão escolar essa inovação ajuda a despertar o interesse do grupo, amplia a participação dos alunos nas atividades, desenvolve a criatividade e autonomia dos jovens, promove o diálogo em sala de aula e estimula o trabalho em equipe.

Sala de aula invertida

O processo tradicional de ensino passou por mudanças nos últimos anos, como apresentamos. Para inovar ainda mais na gestão escolar, algumas instituições de ensino estão aplicando a estratégia de sala de aula invertida. Nesta concepção, os alunos têm acesso a uma plataforma digital que disponibiliza todo o conteúdo que será trabalhado nas próximas aulas.

Assim, o estudante realiza a leitura do conteúdo antes de chegar na sala de aula presencial. A principal mudança é que o professor deixa de ser o grande detentor do conhecimento, atuando como mediador para sanar as dúvidas dos alunos, construindo com o grupo atividades que possam ampliar ainda mais o aprendizado.

Conhecimento na palma das mãos

O uso de smartphones nos colégios foi um tema muito debatido pela gestão escolar, afinal, acreditava-se que os celulares eram os grandes responsáveis pela distração dos alunos. Na realidade, quando esses dispositivos são usados somente para fins de diversão é muito difícil fazer com que os estudantes se mantenham atentos às aulas. Porém, quando o smartphone se apresenta como uma inovação para a gestão escolar o cenário muda por completo.

Em vez de combater o uso, muitas escolas começaram a adotar esses dispositivos como parte das aulas. Por meio de aplicativos e sites voltados para a área educacional, é possível fazer atividades interativas, pesquisar sobre diversos assuntos, exercitar pontos trabalhados em sala de aula e organizar melhor os estudos.

Por exemplo, o Google For Education é uma solução que reúne uma série de produtos que ajudam a promover a educação na sala de aula e também em casa, com ferramentas que aprimoram a produtividade e a organização dos aprendizes, como o e-mail e a agenda compartilhada.

Software traz inovação para a gestão escolar

Conhecemos as principais transformações que estão se consolidando no dia a dia dentro das instituições de ensino, focadas principalmente na área pedagógica. Mas, para que elas sejam efetivas, é fundamental que a equipe responsável pela gestão escolar tenha tempo para acompanhar desde o planejamento até a execução dessas novas estratégias, garantindo que os alunos tenham uma formação de excelência.

Por isso, para que os profissionais possam se dedicar ainda mais para a área pedagógica, é fundamental contar com um software de gestão escolar. Boas plataformas, como o SophiA Gestão Escolar, desenvolvido pela Prima, são capazes de otimizar serviços administrativos, financeiros e organizacionais, como:

•Controle das contas a receber, que diminui a inadimplência da escola;

•Emissão de notas fiscais de serviços diretamente pelo software;

•Acompanhamento simultâneo das contas a pagar da instituição;

•Ficha financeira e 2ª via do boleto bancário disponíveis via internet;

•Informações para apoiar a tomada de decisões por meio de relatórios de fluxo de caixa, descontos concedidos, faturamento por turma, dentre outros pontos;

•Notas do aluno, agrupadas pela divisão anual escolhida pela escola (bimestral ou trimestral);

•Calendário escolar completo com todos os eventos escolares, desde provas e reuniões de pais e mestres até excursões;

•Alertas de ocorrências referentes ao comportamento do filho ou atrasos.

Com o software de gestão escolar, a equipe do colégio terá mais tempo para acompanhar de perto a área pedagógica e a aplicação das estratégias inovadoras. Se a sua instituição ainda não conta com esse recurso, clique aqui e conheça todas as funcionalidades do sistema SophiA gestão escolar.

Para continuar por dentro de notícias como esta, assine agora mesmo a nossa newsletter.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.