Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar

Gestão escolar democrática: descubra o que é e sua importância

Focada no trabalho colaborativo, a gestão escolar democrática envolve todos os membros da comunidade escolar em prol do desenvolvimento dos alunos

Para administrar uma instituição de ensino de forma assertiva, é fundamental que os gestores conheçam e apliquem as melhores estratégias ligadas à área educacional. A gestão escolar democrática, por exemplo, é uma excelente prática para os colégios que visam promover uma administração mais colaborativa.

Por meio da gestão escolar democrática, é possível unir administradores, educadores, pais, alunos e toda a comunidade escolar em prol do desenvolvimento da escola e dos seus estudantes. As instituições de ensino que seguem esse conceito abrem um espaço para que todos possam opinar, dialogar e participar ativamente das decisões do colégio.

Para que você conheça um pouco melhor o que é e como funciona a gestão escolar democrática, reunimos na sequência deste artigo informações importantes sobre o tema. Confira!

Gestão escolar democrática: o que é e como aplicar? 

A gestão escolar democrática tem como principal diferencial o perfil colaborativo, que envolve diretamente todos os membros da comunidade escolar. Esse é um conceito que merece ser conhecido mais a fundo, pois proporciona avanços interessantes para as instituições de ensino, conduzindo-as de forma transparente e igualitária e possibilitando a participação de todo o grupo nas tomadas de decisão.

Os ganhos da gestão escolar democrática são muitos, mas podemos destacar que, quando aplicada corretamente, ela ajuda a ampliar a qualidade do ensino oferecido aos estudantes, proporcionando mais organização e um planejamento escolar muito mais assertivo, eficiente e imparcial.

Saiba como esse conceito é aplicado nas instituições de ensino

Para adotar a gestão escolar democrática, as instituições de ensino precisam estar abertas ao diálogo, buscando uma relação horizontal, isto é, sem focar o poder de comando em hierarquias. É importante ressaltar que o modelo de gestão escolar democrática está amparado pela Constituição Federal de 1988 e também é reforçado pela Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) e pelo Plano Nacional de Educação (PNE).

A equipe gestora assume o desafio de aplicar e tornar real a gestão escolar democrática, compreendendo as possíveis renovações de ideias e as técnicas pedagógicas que ajudam a desenvolver os alunos de forma integral. Outra incumbência importante dos administradores está relacionada ao estímulo de toda a comunidade escolar, que passará a assumir seu papel na implantação de uma gestão colaborativa.

A gestão escolar democrática, além de fortalecer os vínculos da comunidade escolar, potencializando o processo de ensino aprendizagem dos alunos, também consegue atuar em pontos de atenção dos colégios.

A seguir, listamos alguns dos principais impactos dessa gestão:

  • Diminui a falta de interesse dos alunos;
  • Torna as perspectivas dos jovens mais positivas em relação ao futuro;
  • Amplia a qualidade do ensino;
  • Cria vínculos sólidos com a sociedade;
  • Desenvolve projetos políticos pedagógicos mais atrativos;
  • Constrói relações humanizadas;
  • Favorece os processos educativos significativos;
  • Respeita e valoriza as opiniões de todos.

Esses ganhos são possíveis graças ao compartilhamento de ideias e tarefas, já que na gestão escolar democrática nenhuma decisão é tomada sem que todos os membros tenham consciência das suas consequências. 

Tenha a gestão escolar perfeita 

A gestão escolar democrática é realizada por meio de um esforço conjunto dos membros da comunidade escolar. Mas, para ser assertiva, essa administração compartilhada precisa contar com bons parceiros, como o SophiA Gestão Escolar, software criado pela Prima, empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias para o setor educacional.

Ao implantar o SophiA, a instituição de ensino terá um grande aliado na gestão escolar democrática, pois o software ajuda a aprimorar pontos estratégicos para a administração do colégio, oferecendo:

  • suporte na gestão acadêmica e pedagógica;
  • controle de atividades administrativas e financeiras;
  • recursos para comunicação com os pais;
  • auxílio na captação e retenção de alunos;
  • canais de relacionamento com o corpo docente; 
  • apoio no processo de tomada de decisões estratégicas.

Com a tecnologia do SophiA é possível otimizar uma série de serviços internos, garantindo também uma comunicação mais rápida e assertiva entre os membros da comunidade escolar. Assim, gestores, professores e colaboradores podem focar os seus esforços em ações pedagógicas voltadas para a formação integral dos estudantes.

Se você gostou de conhecer a gestão escolar democrática e quer contar com o software SophiA em sua instituição de ensino, clique aqui e entre em contato com os nossos consultores especializados. E não se esqueça de continuar acompanhando nosso blog para obter mais dicas para a gestão perfeita.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.