Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar

Inadimplência nas escolas

A inadimplência nas escolas é uma realidade, saiba como solucionar o problema.

Um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, o Confenen, concluiu que pelo menos 25% dos pais estão inadimplentes com as escolas particulares.

O desemprego é a principal razão por trás disso, já que a crise econômica levou ao fechamento de diversas lojas e fábricas, causando um "efeito cascata"  que acaba atingindo todos os setores da sociedade.  De acordo com um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, nesse segundo semestre há 13,1 milhões de pessoas desempregadas. 

Essa questão traz constrangimento não só aos pais do aluno, como também para as escolas, já que os colégios particulares realizam altos investimentos para manter a infraestrutura e proporcionar um ensino diferenciado e de qualidade junto a um ambiente que estimule o ensino.

Como solucionar o problema?

O primeiro passo é tentar negociar com os pais quanto à dívida previamente existente. Em geral, não é interessante para o colégio perder o aluno, mas também há um limite de negociação, pois o colégio precisa do dinheiro para manter a infraestrutura.

Como na maioria dos casos a falta de pagamento está atrelada a um momento difícil da vida dos pais, é importante que o colégio tenha a sensibilidade para entender o problema, e tentar abordar o assunto de modo sutil, empático e respeitoso.  A boa comunicação com os pais é um passo importante e, nesse ponto, a tecnologia pode ajudar: SMS, WhatsApp, e outros meios que sejam uma "ponte direta". 

Já o aluno deve ser protegido pela escola e não sofrer nenhum tipo de constrangimento, até mesmo porque isso é crime previsto na lei 9.870. Ou seja, o aluno tem direito a fazer provas, e a instituição não pode ficar com documentos retidos. Em casos extremos, é possível tomar uma medida judicial para exigir a cobrança e não renovar a matrícula, mas somente em último caso. 

Estratégias para reduzir a inadimplência

Há casos em que a falta de pagamento está relacionada à falta de educação financeira dos mesmos. Nesses casos, algumas estratégias podem contribuir para a redução da inadimplência:

Premiação Mensal: É um bom incentivo para aqueles que pagam a mensalidade em dia, promovendo sorteios mensais e concorrendo a diferentes tipos de prêmios, como descontos.

Boleto bancário:  Ao usar o sistema de boletos bancários e pagamentos eletrônicos, é possível oferecer diversas facilidades para que o cliente honre seu compromisso.  No entanto, é importante que a cobrança de atrasos seja por empresas terceirizadas especializadas.

Planos de pontuação: Um outro estímulo é fazer planos de pontuação, para caso os pais consigam pagar todas as mensalidades, eles ganham pontos o suficiente para se livrar de uma parcela no fim do ano. 

Utilizando softwares para gestão de escolas

Uma solução para as escolas que querem organizar e gerenciar de modo mais eficiente o controle à inadimplência é utilizando softwares como o SophiA. 

O SophiA otimiza e simplifica a administração da escola, já que ele ajuda a gerenciar o controle das contas a receber e a pagar. Por ser integrado a sistemas contábeis e aos principais bancos do país, o software permite agilidade pela baixa automática de títulos e a geração de boletos em lote.

Justamente por esse controle das contas a receber, é possível manter a saúde financeira da instituição, e ter um controle mais eficiente de quem está devendo, quem pagou a mensalidade após a data do vencimento ou quem pagou em dia. 

Administração eficaz é a "chave" do sucesso

O relacionamento do aluno com a escola é de "longo prazo" e, em épocas de recessão, é ainda mais importante que a administração do colégio esteja preparada para lidar com essa questão. 

Mesmo diante das dificuldades, a educação é um investimento primordial para o desenvolvimento do aluno, e com uma gestão eficiente e bem organizada do colégio, é possível chegar a acordos sem haver prejuízos a nenhuma das partes. 

Entre em contato com o SophiA e tenha acesso ao mais completo software de gestão para escolas. Teremos grande satisfação em atendê-lo. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.