Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 29 AGO 2018 - 10H43

Introduzindo a tecnologia na gestão no Ensino Superior

Conheça as ferramentas que irão ajudar as universidades a promoverem um processo educacional mais dinâmico e uma gestão no Ensino Superior mais eficaz.

Com os avanços tecnológicos das últimas décadas, as instituições de ensino passaram a encarar muitos recursos como grandes aliados no processo de ensino-aprendizagem. Mas o papel da tecnologia vem sendo ampliado dia a dia estando presente, inclusive, na gestão no Ensino Superior. Os estudantes esperam esse avanço das instituições, o que torna sua introdução ainda mais essencial e urgente. 

Seja para ajudar a promover uma aprendizagem mais significativa e próxima da realidade dos universitários ou para estabelecer uma gestão no Ensino Superior mais completa e assertiva, a implantação da tecnologia é tida como uma das principais formas de unir educação e inovação em prol do desenvolvimento dos alunos e da própria instituição.

Para que você possa visualizar a importância da introdução da tecnologia na gestão no Ensino Superior, reunimos na sequência deste artigo informações sobre essa transformação e dicas sobre como adotar bons recursos para sua universidade.

Confira!

A importância da inovação na gestão no Ensino Superior 

Vimos que introduzir a tecnologia no processo de ensino-aprendizagem e na gestão no Ensino Superior é essencial nos dias de hoje para atender as expectativas dos estudantes e para consolidar a instituição no mercado educacional. 

Mas antes de falarmos sobre a tecnologia em si, é importante destacarmos que os gestores e proprietários das universidades precisam entender a relevância da inovação no Ensino Superior, seja ela de qualquer tipo, pois ajudará a criar diferenciação, superar desafios e estimular alunos e professores. 

A inovação neste importante ciclo de formação dos futuros profissionais do país deve ter como foco o diagnóstico e a correção de possíveis erros, além de aprimorar processos educacionais e gerenciais. Deve ser um trabalho de esforço conjunto, pois muitas vezes a inovação está diretamente relacionada aos atos de:

•Questionar, revisar e até mesmo alterar o projeto pedagógico da instituição de ensino;

•Reformular os cursos para uma abordagem mais moderna;

•Estimular o corpo docente a buscar o aperfeiçoamento profissional, ampliando os seus conhecimentos sobre os recursos tecnológicos.

•Ajustar a infraestrutura da universidade para atender as inovações propostas tanto na educação quanto na gestão no Ensino Superior.

Todo esse trabalho envolve a chegada da inovação nas universidades. No que diz respeito à tecnologia em si, é preciso que os gestores, proprietários e profissionais de TI estejam de olho nas tendências do setor para fazerem escolhas assertivas, que tragam os resultados esperados.

Começando a utilizar a tecnologia em sua instituição de Ensino Superior

Depois de conhecermos a importância da inovação nas universidades e o papel da tecnologia nesse processo, chegou o momento de saber como introduzir os recursos tecnológicos na parte educacional e também na gestão no Ensino Superior. 

Como mencionado no tópico anterior, é fundamental que a equipe gestora e os profissionais de TI das instituições de ensino acompanhem de perto as tendências ligadas à tecnologia. Hoje, é possível encontrar no mercado excelentes ferramentas que ajudam a modernizar o processo de ensino-aprendizagem e sistemas que aprimoram a gestão no Ensino Superior.

A seguir, conheça 3 dessas vertentes tecnológicas que podem transformar as universidades.

Moocs: os Cursos Abertos Online Massivos (Moocs, na sigla em inglês) são uma tendência do setor, pois oferecem a possibilidade de aprendizado continuado e gratuito de nível superior.

Tablet computing: a utilização de tablets no processo educacional vem crescendo nos últimos anos. Além de serem práticos e portáteis, os tablets possuem acesso à internet, permitem o compartilhamento de materiais em qualquer lugar e podem armazenar uma série de aplicativos que ajudam a promover um aprendizado customizado.

Gamificação: a junção de jogos com conteúdos acadêmicos promove o engajamento dos universitários, que se identificam com o meio, e ajuda a tornar o processo de ensino mais dinâmico e desafiador.

É interessante frisar que a aplicação dessas tecnologias na universidade demanda tempo e esforço para que alunos e professores possam se adaptar às novidades. Além disso, não adianta adotá-las sem antes ter utilizado a tecnologia em um ponto crucial: a gestão no Ensino Superior.

Saiba como o sistema de gestão no Ensino Superior pode transformar a sua instituição

Para usufruir de todos os benefícios das ferramentas tecnológicas apresentadas anteriormente, é importante ter a gestão no Ensino Superior consolidada, e é claro que isso inclui o uso da tecnologia como aliada. Implantá-la, nesse caso, é muito mais simples do que se imagina.

Ao escolher um bom sistema para gestão no Ensino Superior, como o SophiA,  não é preciso se preocupar, pois todo o processo de implantação é realizado de forma rápida e eficaz. Além disso, é oferecido um suporte especializado caso surjam dúvidas sobre a utilização da plataforma.

Essa parceria e proximidade entre instituição e empresa traz outros importantes benefícios para a gestão do Ensino Superior, como: 

•Otimização do tempo dos gestores, que poderão se dedicar a analisar com calma as tecnologias voltadas para o processo educacional;

•Auxílio na captação de alunos, pois o software atua como um braço direito do departamento comercial da universidade;

•Mais praticidade na realização de matrículas, emissão de contratos e geração de documentos, que poderão ser realizados diretamente pela plataforma;

•Suporte para montagem, aplicação e apuração de pesquisas de avaliação institucional; 

•Apoio na administração de processos seletivos como concursos de admissão e de bolsas de estudo.

Conhecendo agora as principais formas de introduzir a tecnologia na gestão no Ensino Superior e também nas práticas pedagógicas, aproveite para obter um upgrade em sua instituição. Entre em contato conosco para agendar uma conversa sem compromisso e conhecer mais sobre o SophiA e como ele pode ser o primeiro passo rumo a uma gestão eficaz e inovadora.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.