Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar

Livros que viraram filme: uma forma de fazer seus alunos se apaixonarem pela leitura

As adaptações literárias no cinema podem ser a porta de entrada para os estudantes desenvolverem paixão e satisfação pelo ato de ler.

Aprimorar o vocabulário; dinamizar o raciocínio, a imaginação, a criatividade, a interpretação, a comunicação; adquirir novos conhecimentos; informar-se e atualizar-se; e ainda ter uma boa fonte de lazer — esses são apenas alguns dos benefícios proporcionados pela leitura! Incentivar as crianças e os adolescentes a entrarem nesse mundo, no entanto, trata-se de um trabalho em equipe, dos pais com a escola.

Mas, como fazer isso?

Existem algumas práticas de incentivo nesse sentido. Criar um ambiente agradável e convidativo para a leitura, por exemplo, é uma delas. Em outra ocasião, já falamos aqui sobre como a escola pode fazer isso — acesse "Como decorar sua biblioteca escolar", e confira! 

Recentemente, também salientamos a criação de um Clube da Leitura, como forma de aproximação dos estudantes com os livros — acesse "Clube de leitura na escola: como criar o da sua instituição" para saber mais. 

Outra boa maneira de incentivo à leitura, contudo, é aproveitar os livros que viraram filme. Sim, isso é possível! Acompanhe esse artigo até o final para saber mais sobre esse assunto. 

Livros que viraram filme: uma ferramenta para fazer seus alunos se apaixonarem pela leitura

Para que todos os benefícios sejam alcançados, a prática da leitura não pode ser algo feito apenas por obrigação. É preciso desenvolver paixão e satisfação pelo ato, e as adaptações literárias no cinema podem ajudar nesse processo — isso porque elas podem funcionar como porta de entrada para o universo dos livros.

"Mas, por que os alunos se interessariam em ler o livro se já viram o filme?"

Em primeiro lugar, a escolha do filme precisa ser objetiva, o educador precisa buscar histórias capazes de prender a atenção e despertar o interesse dos alunos — ajuda bastante se ele conhecer os gostos e as preferências gerais da turma. Apaixonar-se pelo que está sendo contado no audiovisual é grande parte do caminho que leva alguém até a obra literária que serviu de inspiração!

Entretanto, é essencial que o professor deixe claro o que os estudantes ganharão em procurar por tal livro: as obras literárias são muito mais ricas em detalhes, informações e explicações sobre a trama!  

Em geral, por conta do pouco tempo para exibição nas telas —  duas ou três horas, apenas — muito da história que é contada no livro se perde, é cortada ou adaptada. Em alguns casos, consegue-se tirar somente fragmentos irrelevantes para entender o enredo; em outros, porém, detalhes, informações e explicações importantes são deixados de lado. 

Quando nos interessamos por uma história, a vontade de buscar mais sobre ela é algo natural e espontâneo. E ao enxergar essa porta aberta — essa oportunidade no que se refere à tarefa de inserir as crianças ou adolescentes no universo da leitura — é parte do papel do educador aproveitá-la!   

Confira 17 opções de livros que viraram filmes, e que podem estreitar os laços entre os estudantes e a leitura

 Existem muitos bons livros que viraram filmes e que podem, por meio da sua versão audiovisual, funcionar como o primeiro passo dos estudantes em direção à biblioteca. Separamos, aqui, alguns exemplos. Confira:     

1- A série Harry Potter

2- A série As Crônicas de Nárnia 

3 - A série Jogos Vorazes

4 - O Doador de Memórias 

5 - O Menino de Pijama listrado 

6 - O Caçador de Pipas

7 - Alice Através do Espelho e o Que Ela Encontrou Por Lá

8 - O Orfanato Da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares

9 - Querido John

10 - A Culpa é das Estrelas

11 - Como Eu Era Antes de Você

12 - Quatro Vidas de um Cachorro

13 - A Garota no Trem

14- A Teoria de Tudo

15 - Até o Último Homem

16 - A Lista de Schindler

17 - Estrelas Além do Tempo

Como garantir que os alunos da sua instituição tenham fácil acesso aos títulos que desejam ler 

Além de instigar a vontade de ler, as instituições de ensino precisam também disponibilizar aos alunos os meios para isso. Contar com ferramentas parceiras, focadas na gestão de bibliotecas e conteúdo digital está entre esses meios. 

Plataformas como a chamada Odilo, por exemplo, contribuem para que as escolas sejam capazes de proporcionar aos alunos acesso fácil às mais variadas obras literárias. Desenvolvida na Espanha, e voltada à gestão de conteúdo digital, a ferramenta passou a fazer parte, recentemente, do portfólio de sistemas para escolas, bibliotecas e acervos dos softwares SophiA.

Lembrando que ela também pode ser integrada aos demais softwares SophiA desenvolvidos para gestão de bibliotecas — como é o caso do SophiA Biblioteca, destinado às bibliotecas universitárias, e do Philos, utilizado por centenas de escolas brasileiras.

Para saber mais sobre a plataforma Odilo e a integração dela com as soluções SophiA, acesse: www.sophia.com.br/solucoes/bibliotecas/odilo — no final da página você ainda pode preencher um formulário para agendar uma apresentação online com a equipe responsável pela ferramenta no Brasil.  

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.