Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 28 AGO 2018 - 17H17

O que avaliar ao escolher um sistema para biblioteca escolar

Utilizar a tecnologia como aliada na gestão da biblioteca escolar é importante para que o espaço se torne ativo no processo de formação dos alunos

A biblioteca escolar é um dos espaços mais tradicionais das instituições de ensino. Nela estudantes, professores e toda a comunidade têm acesso a uma série de conteúdos que são importantíssimos para a formação educacional e cultural, uma vez que contribuem ativamente para o desenvolvimento dos alunos ajudando a incentivar a leitura e tornando o aprendizado mais prazeroso. 

Por conta desse importante papel que a biblioteca escolar representa, é essencial que as instituições de ensino estejam preparadas para realizar uma boa gestão do local. Além de contar com um time de bibliotecários qualificados, é fundamental escolher um sistema de gestão que ajude a otimizar os principais processos.

Para auxiliá-los nesta importante decisão, listamos na sequência deste artigo os pontos que devem ser avaliados ao escolher um bom sistema para biblioteca escolar.

Por qual motivo adotar um sistema de gestão de biblioteca escolar? 

A biblioteca escolar é fundamental para o processo de formação integral dos alunos, por isso quanto mais participativa ela for, melhor será o desenvolvimento das crianças e dos jovens. 

Para que isso seja possível em instituições de ensino de todo o país foi sancionada, em 2010, uma lei federal que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas escolas. Por ela, as instituições da rede pública e privada têm até maio de 2020 para cumprirem as exigências do texto, que estipula que as bibliotecas e salas de leitura tenham acervos compostos por, no mínimo, um título para cada aluno matriculado. 

Sendo assim, a adoção de um sistema de gestão para biblioteca escolar é de suma importância para organizar e gerir esse acervo, facilitando o dia a dia dos bibliotecários e dos alunos que utilizam esse espaço diariamente para estudo, pesquisa e realização de atividades e trabalhos.

Entretanto, vale ressaltar que a escolha desse sistema não deve ser impensada, sendo importante que os proprietários, gestores, responsáveis pela biblioteca e profissionais de TI da escola avaliem bem tudo o que esse recurso tecnológico pode oferecer para a instituição, assim a decisão será muito mais assertiva.

Quais pontos considerar em um sistema de biblioteca escolar?

Agora que já conhecemos a importância de um bom sistema de gestão para biblioteca escolar, vamos focar nos pontos que devem ser analisados com bastante cautela no momento de escolher o melhor para a sua instituição de ensino.

Facilidade de uso

Um sistema de gestão para biblioteca escolar precisa ser intuitivo, por isso é importante verificar se a plataforma tem uma interface simples, que permite capacitar os operadores com rapidez, colocando o sistema em operação o quanto antes.

Catalogação descomplicada

O processo de catalogação de livros é um dos serviços mais tradicionais da biblioteca escolar e acaba demandando um bom tempo dos funcionários. Sendo assim, um ponto que você deve avaliar ao escolher o sistema tem a ver com os recursos focados nessa atividade.

O software Philos, por exemplo, possibilita importar registros, bastando digitar o ISBN da obra ou fazer a leitura do código de barras. A partir disso o sistema busca numa base de dados o registro bibliográfico de um determinado livro e, ao localizá-lo, já traz a ficha catalográfica preenchida, inclusive a capa, agilizando muito o processo de catalogação.

Gerenciamento de acervos híbridos

A biblioteca escolar deve acompanhar as transformações na educação, por isso vale analisar se o sistema que despertou o seu interesse permite gerir acervos híbridos, isto é, administrar na mesma ferramenta o acervo físico e digital da instituição.

Segurança na gestão

Também é importante verificar se o sistema permite realizar a configuração de perfis de acessos dos operadores, melhorando o controle e a segurança da biblioteca escolar. Com isso, é possível restringir o acesso dos colaboradores para cada tipo de atividade, como quem pode alterar políticas de empréstimo, quem pode fazer a circulação do acervo, etc.

Acompanhamento real da biblioteca escolar

Outro ponto que precisa ser avaliado tem a ver com as estatísticas do acervo. Boas plataformas permitem que os bibliotecários visualizem em tempo real os dados referentes à circulação do acervo, facilitando a realização de ações focadas no incentivo à leitura.

Acervo ao alcance de todos

Para finalizar, é importante verificar se o sistema para biblioteca escolar conta com um módulo que permite que os alunos e demais usuários realizem pesquisas no acervo, reservas e renovações de empréstimos. Além disso, é interessante ter um canal que mostre quais foram as aquisições recentes feitas pela escola e também quais são as obras mais emprestadas. 

Todos os benefícios citados acima e muitos outros são oferecidos pelo Philos, sistema de gestão de biblioteca escolar desenvolvido pela Prima e utilizado em dezenas de instituições pelo país.

Ao adotar um sistema como o Philos, gestores, donos de escolas, responsáveis pela biblioteca e profissionais de TI podem ficar tranquilos, pois terão a melhor gestão para a biblioteca escolar em pouquíssimo tempo, uma vez que o sistema possui todos os pontos necessários para ser o melhor parceiro da instituição. 

Solicite agora mesmo uma demonstração gratuita do sistema Philos e veja na prática como é possível mudar sua biblioteca escolar para melhor.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.