Muitas instituições de ensino ainda hesitam em aplicar o marketing educacional nas campanhas de matrícula e retenção de alunos - o que pode ser um erro fatal.
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Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 09 JAN 2020 - 16H24

O que é marketing educacional e por que ele é tão importante

Muitas instituições de ensino ainda hesitam em aplicar o marketing educacional nas campanhas de matrícula e retenção de alunos - o que pode ser um erro fatal.

Como qualquer empresa, as instituições de ensino devem contar com uma estratégia eficaz de marketing ou, nesse caso, marketing educacional. Afinal, uma escola sempre está competindo com outras concorrentes do setor para atrair alunos.

Se você entende a importância de um bom planejamento para o setor ou quer saber mais sobre o tema, este artigo vai explicar o papel do marketing educacional e como você pode aplicar algumas ações para captar mais alunos e fortalecer sua marca.

Afinal, o que é marketing educacional e qual a sua importância para sua escola?

O acesso à educação está se tornando mais democrático a cada dia, e em meio a este cenário sua escola precisa se destacar no setor se quiser conquistar novos alunos e reter os atuais.

E é aí que entra o marketing educacional, que nada mais é do que o uso inteligente de táticas já utilizadas no mercado corporativo, porém tendo como objetivo captar, reter e fidelizar alunos. principalmente por meio de estratégias que envolvem o meio digital para obter melhores resultados. 

Confira abaixo as principais vantagens do uso desse grande aliado nas instituições de ensino:

  • Melhor relação custo x benefício: o marketing educacional com base no meio digital é uma boa opção para atrair um público mais qualificado a um custo menor. Ao usar a segmentação fornecida em plataformas como Facebook, Instagram e Google Ads, sua escola consegue falar com a pessoa certa no momento certo;
  • Reforço da presença digital de marca: a reputação de sua escola pode ser aprimorada por meio de postagens de qualidade em um blog próprio, vídeos e depoimentos online, entre outras estratégias. Isso posiciona o site da sua instituição entre os primeiros resultados nos mecanismos de busca e ajuda sua empresa a ser top of mind entre o seu público.

Portanto, para que as instituições de ensino sejam bem-sucedidas, é vital aplicar uma estratégia eficaz de marketing educacional e acompanhar as métricas certas.

Mas como colocar em prática? Confira no próximo tópico algumas dicas.

Marketing educacional na prática: 3 dicas para começar já

Veja a seguir algumas ações eficazes de marketing educacional que sua escola pode aproveitar para aumentar o número de matrículas e construir sua reputação:

1) Incentive o conteúdo gerado pelo usuário

Quando seus alunos atuais e anteriores recomendam sua escola, é muito mais provável que os discentes em potencial a considerem.

Por isso, incentive que tanto eles quanto os professores produzam conteúdo durante momentos específicos, como eventos escolares e competições esportivas – e compartilhem esse material em seus canais sociais, sempre com os devidos créditos.

2) Aposte nos vídeos

Os seres humanos são criaturas visuais: isso significa que eles absorvem o conteúdo visual com muito mais eficiência.

Nesse contexto, o vídeo é um recurso extremamente eficaz, pois facilita a exibição da personalidade da sua escola e permite que os usuários se conectem com sua marca mais profundamente.

Você pode fazer isso criando miniaulas ministradas por seus professores em seu canal no YouTube, mostrando eventos especiais – como a entrega de medalhas de uma competição interna, entre outros.

3) Aproveite as mídias sociais

As redes sociais podem ser uma excelente ferramenta para a captação de alunos. Por meio delas é possível:

  • Apresentar o conteúdo programático e o calendário de eventos;
  • Responder a perguntas de alunos em potencial;
  • Fazer transmissões ao vivo de eventos e competições esportivas, entre outros.

Considere também a possibilidade de encontrar influenciadores – entre os alunos, seus pais e responsáveis – para reforçar sua estratégia de marketing educacional.

Tecnologia agiliza processos e otimiza tempo da equipe

Como você pode ver, envolver sua equipe, corpo docente e alunos em suas estratégias de marketing pode garantir resultados efetivos.

A maioria de nossas sugestões não demanda maiores investimentos e recursos complexos: basta um celular e conexão à internet e sua escola implementa uma boa parte delas.

Entretanto, todas demandam uma dose de atenção e envolvimento dos responsáveis. Para isso, é importante que seu time de funcionários e professores conte com ferramentas como o SophiA Gestão Escolar para otimizar tarefas do dia e lidar com elas com mais agilidade e eficácia.

O SophiA Gestão Escolar garante mais facilidade para:

  • Controle financeiro: é mais fácil e rápido emitir boletos, organizar as contas a pagar e ter controle sobre mensalidades atrasadas;
  • Gestão de recursos: concentre todas as informações sobre equipamentos, infraestrutura e estoque de materiais com acesso rápido e descomplicado para toda a equipe;
  • Melhor desempenho em campanhas publicitárias: fornecido através da integração do recurso Gestor de Vendas com o RD Station, que permite a identificação de oportunidades de negócio, potencializando as ações de marketing educacional;
  • Gestão Acadêmica e Pedagógica: é possível lançar notas, conteúdos didáticos, faltas, tarefas e ocorrências dos alunos, além de manter comunicação direta entre escola e responsáveis – tudo via internet.

Clique aqui e descubra como o SophiA pode ajudar sua escola!

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