Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 25 OUT 2017 - 16H25

Organize a área pedagógica da escola e alcance melhores resultados

Você precisa organizar a área pedagógica da sua escola? Então, veja no artigo de hoje como a tecnologia pode ser sua aliada para alcançar melhores resultados.




Os gestores de instituições de educação básica possuem uma rotina repleta de atividades importantes e, ao mesmo tempo, desafiadoras. Além dos esforços para manter a ordem estrutural da instituição, incluindo a administração dos recursos, otimização dos espaços e manutenção regular do prédio, eles também assumem o papel principal na organização da área pedagógica.

Participar ativamente da educação das crianças e dos jovens e acompanhar de perto o trabalho dos professores, os ajudando nas práticas diárias, são incumbências que todos os gestores têm, porém nem sempre podem ser realizadas da melhor maneira.

O acúmulo de atividades administrativas e pedagógicas acabam sobrecarregando o gestor escolar. Por isso, para alcançar melhores resultados, é importante organizar a rotina pedagógica, estabelecendo objetivos bem definidos.

Mas, diante de tantas tarefas, parece difícil que os gestores tenham tempo para planejar, executar e acompanhar as atividades atribuídas à função. Sendo assim, é importante que as instituições conheçam e usufruam dos benefícios que as ferramentas tecnológicas podem trazer para a organização pedagógica, ajudando a escola a conquistar melhores resultados.

Na sequência deste post, vamos apresentar dicas de como organizar o trabalho pedagógico por meio da tecnologia, mostrando todos ganhos que a escola terá ao adotar bons recursos. Confira!

Obtenha uma visão ampla da instituição de ensino

Como vimos, o gestor escolar, muitas vezes, tem que conciliar o trabalho pedagógico com a gestão de setores administrativos e operacionais da escola. No entanto, para alcançar melhores resultados em ambas as áreas, é fundamental que o profissional tenha uma visão ampla desses dois pontos estratégicos da instituição.

Obter essas informações na correria diária é algo bastante difícil para os gestores. Mas, essa etapa pode ser facilmente realizada por um sistema de Gestão Escolar. Um bom software possibilita que o gestor acesse informações gerenciais em tempo real por meio de relatórios, planilhas e gráficos de fácil visualização, tornando a tomada de decisão mais rápida e assertiva.

Ao adotar um software de Gestão Escolar, a escola conseguirá simplificar rotinas administrativas e pedagógicas, permitindo que os gestores se concentrem na qualidade do ensino oferecido aos alunos e também no relacionamento com a comunidade escolar.

Planejamento: o grande aliado na busca por melhores resultados

Os imprevistos são inevitáveis, ainda mais em uma escola repleta de alunos e profissionais. No entanto, há tarefas, principalmente as ligadas à área pedagógica, que são previsíveis e que fazem parte da rotina de boa parte das instituições. Planejar essas atividades é importante para garantir a efetividade de cada uma delas.

O gestor pode utilizar ferramentas online, como Trello e Google Keep, que permitem organizar as datas, horários e os descritivos de cada atividade. Caso seja necessário compartilhar esse plano com algum colaborador da escola, o gestor também consegue inclui-lo no quadro, montando um grupo de trabalho online.

O interessante do planejamento virtual é que o gestor conseguirá manter o foco em todas as atividades imprescindíveis, sendo possível estabelecer prioridades, delegar tarefas, cumprir os prazos e, assim, minimizar a sobrecarga diária.

Foque nas atividades nobres da gestão escolar

Por mais que no dia a dia seja preciso realizar tarefas que fogem do escopo pedagógico, o gestor escolar não pode deixar que elas ocupem boa parte do seu expediente.

Para organizar as ações pedagógicas e, consequentemente, alcançar melhores resultados, é importante que o gestor foque o seu trabalho diário nas atividades nobres, isto é, nas que estão diretamente relacionadas ao processo pedagógico, como:

  • Elaboração e acompanhamento do plano escolar;
  • Organização e busca de materiais pedagógicos;
  • Avaliação da aprendizagem dos alunos;
  • Encontros periódicos com o corpo docente;
  • Atendimento individual do professor;
  • Formação dos educadores;
  • Reunião de pais.

Para que nenhuma etapa importante do processo educacional seja deixada de lado, a organização e a centralização das informações pedagógicas em um sistema de Gestão Escolar é bastante recomendada para as instituições que buscam inovar e fortalecer a sua atuação.

Neste canal, é possível fazer, por exemplo, um acompanhamento individualizado do estudante, tendo acesso às ocorrências, entrevistas, frequência, notas, ficha de saúde e outras informações relevantes sobre o perfil acadêmico do aluno. Esses dados podem ser analisados individualmente, por turma e disciplina. Como o foco do gestor não se limita aos alunos, bons softwares permitem, também, a análise do desempenho do corpo docente.

No artigo de hoje, mostramos que organizar a área pedagógica da escola com auxílio da tecnologia é importante para alcançar melhores resultados, otimizando o trabalho dos gestores, que terão mais tempo para focar em áreas primordiais para a educação dos alunos.

Se você achou interessante os pontos apresentados neste post, te convidamos para conhecer outros benefícios que um bom sistema, como o SophiA Gestão Escolar, pode trazer para a sua instituição de ensino. Clique aqui e saiba mais!

Conquiste novos estudantes com uma estratégia de captação planejada, baixe já nosso e-book e entenda como aumentar a captação de alunas para sua escola!

BAIXAR E-BOOK >>

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.