Os playgrounds contribuem para o desenvolvimento e a formação integral das crianças na Educação Infantil, ligando o aprendizado à diversão.
Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 06 FEV 2020 - 18H22

Playground na Educação Infantil: conheça seus benefícios

Os playgrounds contribuem para o desenvolvimento e a formação integral das crianças na Educação Infantil, ligando o aprendizado à diversão.

Do inglês "play" (que significa "jogo, divertimento") e "ground" ("terreno, pátio"), a palavra "Playground", em tradução para o português, pode ser entendida como "pátio para brincadeiras".  Ou seja: um Playground é uma área ao ar livre, para recreação infantil, composta pelos mais variados brinquedos e equipamentos — como balanços, gangorras, escorregadores, caixa de areia, labirintos e túneis, dentre outros. 

Mas, você sabe quais são as vantagens desse espaço para a educação infantil?

Esse é o assunto desse artigo. Acompanhe!

Cinco benefícios de um playground na educação infantil

Os espaços destinados ao lazer — sejam eles externos ou internos — são parte importante do ambiente escolar. Eles contribuem para o desenvolvimento e a formação integral das crianças através da brincadeira, e são uma forma de ligar o aprendizado à diversão e ao prazer.  

Dentre as vantagens de implantar esse espaço no ambiente escolar, pode-se citar: 

1) O estímulo do convívio social 

O ato de brincar junto é um estímulo ao convívio e à interação social. Usar espaços como playgrounds é uma forma de as crianças desenvolverem características importantes que fazem parte da formação social na educação infantil.

Dentre elas estão, por exemplo, aprender a dividir (nesse caso, os brinquedos e o espaço para brincadeiras, que precisa ser compartilhado durante o período de diversão), bem como a cooperar e a trabalhar em equipe.

Nesse tipo de ambiente escolar, os pequenos também começam a ter noção de espaço, de regras e limites. Os educadores, por sua vez, analisando atitudes e comportamentos, conseguem identificar nas crianças possíveis problemas emocionais ou sociais — como, por exemplo, dificuldades de conviver em grupo, interagir, e adaptar-se à rotina.   

2) O incentivo à prática de atividades físicas 

Correr, pular, subir e descer escadas, brincar no balanço, na gangorra, no gira-gira, e nos mais variados atrativos do playground, estimula a atividade física e tira as crianças de um possível sedentarismo.

O fortalecimento da musculatura e dos ossos, o equilíbrio do sistema respiratório e a melhora da coordenação motora, do equilíbrio e da postura corporal dos pequenos estão entre os ganhos nesse sentido.

3) A promoção da proximidade com a natureza

O contato das crianças com o meio ambiente é fundamental para que elas aprendam a importância da natureza e, também, a respeitá-la. Trata-se de uma forma de a escola desenvolver, desde a educação infantil, a consciência ecológica nos alunos.

Além disso, vivenciar constantes experiências ao ar livre pode influenciar tanto no comportamento, quanto no bem-estar físico e mental dos estudantes. Especialmente porque muitos deles, fora da escola, podem ter um contato bastante limitado e deficiente com meio ambiente.

Para que os discentes ampliem o seu contato com a natureza, além de um playground próximo a ela, a instituição de ensino pode desenvolver em seu espaço, junto com os alunos, uma horta ou jardim, por exemplo, e incluir nas aulas visitas e cuidados com esses espaços.

Leia também: 5 dicas de como criar uma escola sustentável!

4) O desenvolvimento da imaginação

O  playground ainda é um espaço onde os pequenos conseguem explorar as mais variadas cores, formas e texturas — e, desta forma, desenvolver a criatividade e a imaginação.

5) A aproximação com a comunidade escolar

Disponibilizar um playground para a educação infantil também é uma forma de criar maiores laços com os alunos, e aproximá-los da instituição de ensino — pois muitas crianças sentem-se motivadas a ir para o colégio por conta desses espaços de diversão.

Um playground convidativo e bem equipado torna-se, ainda, um atrativo a mais da escola — uma espécie de cartão de visitas para a instituição, especialmente diante dos pais ou responsáveis. 

Segurança em primeiro lugar

Lembre-se, no entanto, que garantir a segurança dos pequenos é essencial. Por isso, a escola deve investir em materiais de qualidade para o seu playground, bem como fazer a manutenção do espaço regularmente e estar sempre atenta ao cumprimento de todas as normas de segurança impostas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) — a NBR 16701 é um dos documentos nesse sentido.

Certifique-se, também, de que o playground seja apropriado para atender diferentes idades. 

Mas, como ter tempo para cumprir todas as demais tarefas de um gestor e, ainda, planejar a implantação de um playground na escola? 

Esta é a pergunta que você, como educador, pode estar se fazendo. Pois vamos a uma prática que pode ajudar bastante a melhorar essa situação: contar com parcerias capazes de auxiliar as atividades de gestão na educação infantil.

Nossa sugestão: o software SophiA Educação Infantil — criado especificamente para ajudar você e sua equipe com todas as demandas do dia a dia, permitindo que tenham mais tempo para cuidar de tarefas como a criação de um playground para os alunos.

Para saber tudo sobre a ferramenta, acesse a página online destinada à ela! 

Você também pode entrar em contato com a equipe responsável e solicitar uma demonstração a respeito de como o SophiA Educação Infantil pode ajudar na gestão da sua instituição educacional. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.