Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar

Podcast ou rádio escolar: qual utilizar com seus alunos?

Recursos de áudio como o podcast e a rádio escolar ampliam o engajamento dos alunos e contribuem para a sua formação.

Os alunos em fase escolar estão acostumados com uma série de canais de comunicação, como redes sociais, e-mails e aplicativos móveis. Porém, para a formação integral é importante que eles conheçam outros meios. No colégio, por exemplo, é possível ocorrer uma aproximação com o podcast ou com a rádio escolar. 

Esses dois meios de comunicação já fazem a diferença em muitas instituições de ensino do país, auxiliando diretamente no processo de desenvolvimento dos estudantes. Mas, é importante ressaltar que tanto o podcast quanto a rádio escolar possuem suas particularidades, sendo necessário que os proprietários e gestores dos colégios analisem com critério cada opção antes de fazer a escolha de qual utilizar na rotina educacional.

Se você também quer conhecer um pouco melhor o papel do podcast e da rádio escolar dentro das instituições de ensino, indicamos que você continue acompanhando esse artigo até o fim. 

O que é rádio escolar?

Mesmo com o surgimento de novos meios de comunicação, o rádio continua sendo um veículo relevante e acessível para todos os públicos.

Sendo assim, a criação da rádio escolar é uma estratégia bastante válida. Para criar um projeto como este, é fundamental que a instituição de ensino promova uma gestão coletiva e democrática dos recursos que serão indispensáveis para o andamento dessa iniciativa educacional.

Além disso, é importante que os gestores conheçam o funcionamento da rádio escolar antes de adotar esse projeto. De uma forma geral, os programas apresentados neste canal costumam ser transmitidos ao vivo durante o intervalo das aulas, na entrada ou em eventos especiais promovidos pelo colégio. A programação conta com avisos, divulgação de eventos culturais, achados e perdidos e, claro, muita música.

Para atuar como meio de educação, informação e entretenimento para a comunidade escolar, a rádio precisa contar com um bom planejamento, que envolve desde a escolha das pautas até a definição da equipe. 

Já para se manter atuante na rotina dos alunos, precisará ter um coordenador, que geralmente é um membro da equipe pedagógica da instituição, redatores, locutores, DJs, entre outros cargos, que em boa parte dos casos são ocupados pelos próprios estudantes.

Muitas vezes, para escolher a equipe da rádio escolar, o colégio promove uma espécie de eleição, na qual os alunos se candidatam aos cargos em aberto, apresentam suas ideias e são avaliados pelos colegas. Os mais votados assumem as funções por um determinado período, com a proposta de incentivar a participação de todos por meio da rotatividade, apresentando o projeto como uma forma de exercer a cidadania. 

Além de toda essa organização, a rádio escolar também precisa de equipamentos específicos para começar a funcionar, como microfones e caixas acústicas.

O que é podcast?

Agora que você já conhece as particularidades da rádio escolar, vamos apresentar uma outra ferramenta  que vem conquistando um espaço significativo nos colégios: o podcast.

Por meio de arquivos de áudio digitais, é possível abordar centenas de assuntos diferentes, que contribuem diretamente para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem.

Os programas gravados no formato de podcasts podem ser utilizados nas escolas como facilitadores da internalização dos conteúdos acadêmicos, já que eles podem ser reproduzidos nos computadores, tablets ou celulares dos estudantes, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Para adotar esse recurso no planejamento pedagógico, os gestores não precisarão fazer um grande investimento financeiro. Na verdade, o maior empenho dos educadores será na criação de conteúdos relevantes, diretos e atraentes para os alunos. 

Vale ressaltar que para criar podcasts educativos não é preciso ter conhecimentos avançados em tecnologia, mas ter acesso há algumas ferramentas específicas ajudarão a dinamizar a produção.

A seguir, listamos um breve passo a passo que mostra o que é preciso para desenvolver esses programas:

Gravação: com um celular, gravador de voz ou microfone conectado ao computador é possível dar início à gravação.

Edição: na internet, existem programas gratuitos para edição de áudio, que costumam ser bastante intuitivos.

Hospedagem do podcast: os programas podem ser publicados no portal do aluno ou em sites e redes sociais do próprio colégio.

Execução: para ouvir o podcast o aluno precisará apenas de um computador, tablet, celular ou tocador de MP3. 

Qual utilizar com os seus alunos?

Apresentamos as características e o processo de criação de uma rádio escolar e dos podcasts, ferramentas de áudio que podem contribuir ativamente para o processo de formação integral dos alunos. 

Conhecer cada um desses recursos é importante para que os gestores tomem uma decisão assertiva, lembrando que não é preciso escolher necessariamente entre um ou outro, uma vez que ambos podem se complementar.

Por exemplo: um tema específico trabalhado na rádio escolar pode ser abordado com mais profundidade em um podcast produzido pelos alunos responsáveis pela rádio ou mesmo por um professor convidado. 

Em um mundo conectado e dinâmico como o atual, quanto mais elementos de qualidade os alunos tiverem acesso para estudar, mais atrativo e efetivo se tornará o processo de ensino-aprendizagem. 

Para continuar por dentro de melhorias significativas para a sua instituição de ensino, te convidamos para conhecer o SophiA Gestão Escolar, um software que otimiza os processos de gestão, permitindo que os educadores tenham mais tempo para cuidar desses projetos junto aos alunos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.