Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 29 AGO 2018 - 10H54

Por que é importante escolher um bom sistema de gestão escolar?

Os benefícios oferecidos por um sistema de gestão escolar de qualidade vão desde o planejamento pedagógico até o controle das finanças da instituição de ensino

Gerenciar uma instituição de ensino está longe de ser uma tarefa simples, afinal são diversos os  pontos aos quais os gestores precisam ficar atentos para garantir seu bom funcionamento, por isso um bom sistema de gestão escolar é tão essencial. Com ele, sua equipe gestora consegue otimizar os processos e serviços do dia a dia, tendo todo o tempo necessário para se dedicar às atividades acadêmicas, que são as que de fato importam nesse contexto.

Através desse sistema é possível ainda manter todos os departamentos de sua instituição de ensino em consonância, com uma administração clara e efetiva, porém muitos gestores e profissionais de TI não sabem ao certo como fazer a escolha correta em relação a ele.

Se esse também é o caso de sua equipe e sua instituição de ensino não possui um sistema de gestão escolar que atua como parceiro em todos os departamentos, conheça a seguir os pontos que comprovam sua importância. Veja também algumas dicas de como escolher um software de qualidade, capaz de melhorar o dia a dia de toda a comunidade escolar.

A importância de um sistema de gestão escolar

Os gestores responsáveis pelas instituições de ensino precisam ficar atentos a todos os departamentos, administrando desde o pedagógico até o financeiro. Essa, porém, não é uma tarefa simples de ser realizada, sendo que para dar conta de tudo é preciso ter uma equipe preparada e também obter recursos tecnológicos desenvolvidos especialmente para esse segmento.

O sistema de gestão escolar é um ótimo tipo de recurso, projetado para facilitar a rotina dos gestores e também organizar e integrar áreas importantes para as instituições. Veja a seguir alguns dos benefícios notados por quem trabalha com esse tipo de sistema:

•Suporte na gestão acadêmica e pedagógica;

•Controle de atividades administrativas e financeiras;

•Recursos para comunicação com os pais;

•Auxílio na captação e retenção de alunos;

•Canais de relacionamento com o corpo docente;

•Apoio no processo de tomada de decisões estratégicas.

Nos últimos anos, por conta dos avanços tecnológicos, muitas instituições investiram no sistema de gestão escolar, mas até hoje é comum encontrar profissionais que não compreendem claramente sua importância e, com isso, não conseguem extrair o melhor que ele tem para oferecer.

Os benefícios citados anteriormente são obtidos quando a instituição adota um sistema de gestão escolar completo e que permite personalizar alguns pontos de acordo com as necessidades do dia a dia. Para que eles passem a fazer parte de sua gestão, confira o tópico a seguir, no qual falaremos sobre a importância de fazer a escolha da ferramenta de forma assertiva.

Como escolher um sistema de gestão escolar? 

Após conhecermos as principais vantagens oferecidas por um bom sistema de gestão escolar, é importante esclarecer que para usufruir de todos esses benefícios é preciso analisar muito bem o software e o seu funcionamento antes de implantá-lo em sua instituição de ensino.

Escolher um sistema a esmo ou não trabalhá-lo em todo o seu potencial é uma atitude pouco efetiva, afinal esse tipo de recurso visa criar diferenciação em relação à concorrência, ajudando no crescimento e consolidação de todas as instituições que o adotam como parceiro.

Para que a escolha seja assertiva, é importante que os gestores se reúnam com a equipe de TI do colégio para analisar os itens que a ferramenta precisa oferecer para ter um bom desempenho. Além disso, é fundamental analisar os seguintes pontos antes da contratação do sistema de gestão escolar:

•Avaliar os benefícios oferecidos e a importância deles para o seu colégio;

•Analisar os feedbacks de outros clientes que já utilizam a plataforma;

•Conhecer e esclarecer todas as dúvidas sobre o tipo de suporte prestado;

•Verificar se existe treinamento para a equipe que utilizará o sistema de gestão escolar.

Esse estudo prévio é essencial para adotar um software completo, que atuará como aliado dos profissionais que trabalham em diferentes departamentos.

Os  softwares SophiA são um bom exemplo de recurso parceiro das instituições de ensino: desenvolvidos pela Prima, empresa com mais de 25 anos de atuação no mercado, eles estão entre os melhores sistemas do país e possuem diversas vertentes, atendendo desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.

No decorrer de todos esses anos milhares de instituições utilizaram os softwares SophiA e puderam ver na prática como os processos de gestão educacional mudam positivamente quando se utiliza o software certo para as suas estratégias e necessidades, melhorando a comunicação, a organização de informações e inúmeros outros aspectos.

Se você ficou interessado em todos os ganhos oferecidos pelo sistema de gestão escolar, acesse o nosso site e saiba mais sobre os softwares SophiA. Aproveite para ler os depoimentos de nossos clientes ou entrar em contato caso fique com alguma dúvida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.