Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar

Preparação para o ENEM: 5 dicas para ajudar seus alunos

A preparação para o ENEM é um momento importante tanto para alunos quanto para os professores , e pode ficar mais fácil com as dicas certas.

Como está a preparação para o ENEM em sua escola? Esse exame tem um impacto significativo nas decisões dos alunos sobre a faculdade – e sobre o futuro.

Portanto, é muito comum que este momento seja cercado de ansiedade e muito estresse, tanto para os alunos quanto para os professores.

Mas, com um planejamento cuidadoso e as dicas certas, todo o processo se torna muito mais simples.

O papel dos professores na preparação para o ENEM

Os professores ensinam o conteúdo e depois testam os alunos. Esse ciclo é familiar para quem está neste processo e tem como objetivo analisar o nível de aprendizado para o ENEM e outras provas importantes.

A preparação dos alunos para o ENEM é uma parte significativa do ensino, mas muitas vezes é um dos maiores desafios na vida de um professor. Pode ser um momento muito estressante para o profissional e para a turma – e tirar o máximo proveito dos estudantes pode ser difícil.

Como professor, você pode ajudar os alunos a entenderem seus próprios pontos fortes e fracos, além das habilidades que devem exibir durante as provas. Afinal, o ENEM funciona como uma espécie de vitrine do que eles são capazes de fazer e o preparo correto será importante ainda no período acadêmico em si e na vida profissional de cada um.

Como ajudar seus alunos em relação à preparação para o ENEM?

Como professor, você pode:

1) Ajudar os alunos a aproveitarem seus próprios dados

Com o suporte da tecnologia, cada vez mais a atuação dos professores é guiada por dados – o que pode ser aproveitado também na preparação dos alunos para ENEM.

Compartilhe sua análise de dados sobre o desempenho de todos a partir de atividades e avaliações em sala de aula. Quando os alunos têm uma compreensão clara de suas áreas específicas de força e fraqueza, podem concentrar-se melhor nos estudos.

2) Revisar as estratégias gerais de realização de testes e as melhores práticas

Embora seja importante, vale lembrar que o ENEM é apenas mais um teste. E as mesmas estratégias gerais de realização de testes em que os professores se concentram na preparação para os exames de final de bimestre ou de ano serão igualmente benéficas nesse contexto.

Reservar um tempo para revisar essas estratégias na sala de aula pode fazer uma grande diferença para os alunos quando se preparam para o exame.

Algumas das dicas mais importantes para realização de testes para os alunos incluem a leitura completa de cada pergunta, eliminação de respostas erradas em perguntas de múltipla escolha, pular as perguntas para as quais eles não sabem a resposta e a revisão das respostas se eles terminarem antes do prazo para a entrega.

3) Conectar o conteúdo programático ao material dos testes

O ENEM pode ser intimidante para os alunos. Mas, a realidade é que a prova é projetada para medir o conhecimento que eles devem adquirir por meio de um currículo padrão preparatório para a faculdade.

Obviamente, os professores nunca podem saber as perguntas exatas que seus alunos enfrentarão, mas é possível conhecer o estilo delas e prever temas que serão abordados com base nos últimos acontecimentos – e então, abordá-los em sala de aula.

Os alunos podem obter um grande aumento de confiança apenas sabendo que estão familiarizados com o material que enfrentarão nos dias das provas.

4) Disponibilizar informações sobre o ENEM para os alunos

Conhecimento é poder, e os professores estão em uma posição única para garantir que os alunos tenham acesso fácil a todas as informações que desejam e precisam quando se trata da preparação para o ENEM.

Converse com a administração da escola sobre a possibilidade de publicar informações sobre o exame nos quadros de avisos, corredores, site, redes sociais e plataforma online; e certifique-se de que os alunos estejam cientes dos recursos disponíveis para esse período de preparação e a tomada de decisões sobre a faculdade.

Uma boa iniciativa é criar uma linha do tempo e uma lista de verificação para o ENEM, ajudando os alunos a entenderem cada passo necessário e o tempo disponível a cada etapa.

5) Oferecer aos alunos acesso a cursos e recursos de alta qualidade para a preparação para o ENEM

Dada a duração e o significado do ENEM, a preparação extra fora da sala de aula é essencial para que os alunos obtenham a nota que desejam.

Os professores, com o suporte dos gestores da escola, podem ajudar oferecendo cursos dedicados à preparação – para serem aproveitados antes ou depois do período de aulas.

Já os gestores podem ajudar também com outras iniciativas, como escolhendo softwares de gestão escolar como o SophiA Gestão Escolar: essa ferramenta otimiza o tempo de todos, incluindo dos professores, permitindo que eles possam focar em atividades de extrema importância para o processo de aprendizagem dos alunos, como a preparação para o ENEM.

Quer saber mais? Clique e agende uma visita de nossos especialistas em sua escola!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.