Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar

Projeto Philos®: leve essa iniciativa para a sua escola

Voltado para as escolas da rede pública, o Projeto Philos® pode ser uma ferramenta de incentivo à leitura para alunos, educadores e toda a comunidade envolvida.

O amor pela leitura pode ser um poderoso agente transformador na vida e no futuro dos alunos – especialmente daqueles da rede pública de ensino. Por isso, estas instituições precisam contar com uma biblioteca estruturada e organizada – e o Projeto Philos® pode ser essencial neste processo.

Saiba como ele pode revolucionar a relação dos alunos de sua escola com os livros, criando novos leitores!

O papel das escolas e dos educadores no desenvolvimento do hábito da leitura

Bons professores e boas instituições de ensino são aquelas que inspiram os alunos a expandirem seus horizontes e encontrarem um novo mundo sem sair da sala de aula.

Os livros têm um papel especial nessa história – e aqueles que entendem o valor da leitura também percebem que os alunos de hoje podem estar perdendo um componente valioso de seu desenvolvimento ao escolherem dedicar seu tempo aos tablets e videogames, em vez de desfrutarem de um bom livro.

Professores de todas as séries, assim como toda a equipe de profissionais de uma instituição de ensino, desempenham um papel fundamental no incentivo à leitura – tanto dentro quanto fora de suas salas de aula.

Quando falamos daqueles que atuam na rede pública de ensino, porém, os desafios podem ser ainda maiores, por conta da questão da disponibilidade de recursos e de infraestrutura. Mas o Projeto Philos pode ajudar.

Saiba mais abaixo.

Como o Projeto Philos® pode contribuir para o incentivo à leitura

O software Philos® é uma solução web voltada para a gestão de bibliotecas escolares. Ele foi desenvolvido pela Prima, que está presente no setor da educação desde 1993, oferecendo soluções para facilitar e otimizar a rotina dos profissionais dessa área, ajudando a garantir mais agilidade na catalogação de livros e no controle total sobre a circulação do acervo.

Pensando em estender essas vantagens para o maior número de instituições, a Prima criou o Projeto Philos®, por meio do qual as instituições da rede pública de ensino (municipais e estaduais) de todo país passam a contar com a cessão gratuita de uso do software.

Ao contribuir para a organização e valorização das bibliotecas escolares e do incentivo ao hábito da leitura em todo o Brasil, o Projeto Philos® ajuda a transformar alunos em cidadãos.

Entenda melhor o projeto com o vídeo a seguir:

Explore os recursos do Projeto Philos® nas salas de aula de sua escola

Aderindo ao Projeto Philos®, fica muito mais fácil fazer a gestão do acervo e da circulação dos livros da biblioteca da sua escola.

Isso permite que os educadores possam utilizar novas estratégias para incentivar o hábito da leitura entre os alunos – como os exemplos a seguir:

  • Clube do livro: este recurso permite que os alunos socializem e desenvolvam novas amizades, incentivando a leitura independente de livros selecionados por eles mesmos e criando um diálogo valioso que lhes ensinará a apreciar a narrativa por meio da palavra impressa;
  • Atividade extraclasse: vale a pena dedicar um tempo – diário ou semanal – para a leitura extracurricular. Isso pode ser especialmente útil no período de alfabetização;
  • Disponibilidade de títulos em sala de aula: nem todo aluno terá acesso fácil aos livros em casa – ao permitir que eles tomem emprestados os livros diretamente na sala de aula, eles ganham um estímulo extra para ler dentro e fora da escola;
  • Campanha de indicação de leitura: incentive todos os professores em todas as disciplinas, os administradores, alunos, pais e responsáveis a compartilharem suas dicas de leitura ou faça um mural de fotos com estas pessoas lendo seus livros favoritos. Envolva toda a comunidade para provocar mudanças pelo exemplo e criar um verdadeiro time de leitores;
  • Bibliotecários como agentes da leitura: convide a equipe de bibliotecários da escola para frequentar a sala de aula várias vezes ao ano para apresentar aos alunos livros apropriados para a idade, com novos títulos e novos autores, além dos clássicos;
  • Livros no ambiente digital: crie uma tarefa em que os alunos façam pequenos vídeos com a sua opinião ou compartilhando trechos de seus livros favoritos. Outra estratégia é apostar em livros digitais – um recurso que fica mais acessível com o uso do software Philos.

Leve o Projeto Philos® para a sua escola: clique aqui para baixar o termo de adesão gratuitamente e fazer a inscrição de sua instituição hoje mesmo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.