Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 11 JAN 2018 - 12H58

Melhore seus resultados com a redução da inadimplência

Saiba como controlar as finanças e conquistar a redução da inadimplência em sua escola aplicando dicas especiais e utilizando a tecnologia como aliada



Assim como acontece nas empresas, as instituições de ensino também possuem uma série de tarefas administrativas e financeiras que devem ser realizadas corretamente para que o colégio se mantenha ativo. A diferença é que as escolas precisam alinhar esses trabalhos estruturais com a sua missão principal, que é a educação de excelência para crianças e jovens.

Mas, a área financeira, por exemplo, precisa de uma atenção especial, pois nesse setor há alguns desafios que devem ser solucionados para que a escola não tenha prejuízos que possam prejudicar o seu desenvolvimento. A redução da inadimplência é um deles. Esse é um problema bastante recorrente nas instituições de ensino e, caso não seja contornada a tempo, a inadimplência pode abalar as finanças do colégio, comprometendo o seu progresso.

Para que haja a redução da inadimplência é necessário que os gestores da escola fiquem atentos a uma série de detalhes que podem estar ajudando a aumentar o índice de famílias com pagamentos em atraso. Por isso, o gerenciamento manual das contas do colégio não é a melhor solução para a redução da inadimplência. Hoje, há excelentes recursos tecnológicos que podem ajudar as instituições nessa importante missão.

A seguir, vamos apresentar algumas dicas de como melhorar os resultados da sua escola com a redução da inadimplência. Não perca!

Faça uma pesquisa nos serviços de análise de crédito

Uma dica importante para as instituições de ensino que buscam a redução da inadimplência é a consulta do perfil financeiro dos clientes nos serviços de análise de crédito. Nessa busca, é possível identificar as pendências de pagamentos, protestos e outras restrições que a pessoa possa ter.

Essa consulta ajudará na redução da inadimplência na sua escola e ela pode ser realizada diretamente com as empresas responsáveis pela proteção ao crédito, como Serasa Experian ou SPC. A dica é realizar a consulta ao crédito com uma certa frequência, pois o perfil financeiro do cliente pode mudar rapidamente.

Mantenha o histórico financeiro dos clientes organizado

Outra dica importante para as escolas melhorarem os seus resultados por meio da redução da inadimplência é a organização do histórico dos clientes, preferencialmente em softwares de gestão com um módulo dedicado exclusivamente ao setor financeiro.

Essa lista permite que os gestores identifiquem os melhores pagadores e aqueles que não vêm cumprindo com as suas obrigações financeiras. Essa organização é importante para traçar estratégias de cobrança voltadas somente para esses clientes inadimplentes.

Valorize os bons pagadores com descontos e promoções

Assim como é importante identificar os pagadores inadimplentes e traçar estratégias para que eles cumpram com as suas obrigações financeiras, também é fundamental valorizar os clientes que mantêm as contas em dia. Para esse público que ajuda o colégio a seguir ativo financeiramente, é interessante estabelecer ações que estimulam o pagamento antecipado com descontos, promoções ou formas mais flexíveis de cobrança.

Além disso, para esses bons pagadores, é importante oferecer alternativas caso eles apresentem algum problema para realizar o pagamento na data acordada. A extensão do prazo, por exemplo, é uma boa opção.

Finanças organizadas ajudam na redução da inadimplência

Para conquistar a redução da inadimplência, é fundamental que a instituição de ensino tenha as finanças organizadas. O bom gerenciamento das contas a pagar e a receber faz toda a diferença, pois ajudará a mostrar de maneira mais clara quais são os clientes inadimplentes. Isso porque uma desorganização do fluxo financeiro pode acabar acobertando os maus pagadores, causando prejuízos financeiros para a escola.

Contrate uma empresa de cobrança caso haja um aumento da inadimplência em sua escola

Caso as ocorrências de inadimplência na sua escola sejam recorrentes e você perceba um aumento nos últimos meses, é interessante contratar uma empresa de cobrança, que ajudará no processo de negociação. Os operadores dessas companhias são especializados neste tipo de serviço, por isso, a quitação dos pagamentos acontece em maior quantidade e em menor tempo quando há essa parceria.

Veja como um software de gestão escolar é importante para a redução da inadimplência

Como abordado, o bom gerenciamento das finanças é fundamental para que as instituições de ensino mantenham o seu desenvolvimento. Há também um recurso tecnológico que ajuda diretamente na redução da inadimplência: o software de gestão escolar. 

Boas plataformas oferecem um módulo dedicado somente ao setor financeiro, dando suporte em etapas importantes, como:

  • Controle total sobre as operações financeiras;
  • Redução da inadimplência com o controle eficaz de contas a receber;
  • Possibilidade de disponibilizar a ficha financeira e a 2ª via do boleto bancário via internet;
  • Registro e acompanhamento das contas a pagar;
  • Informações para apoiar a tomada de decisões, por exemplo, relatórios de fluxo de caixa, descontos concedidos, faturamento por turma, dentre vários outros pontos;
  • Informatização de processos com a integração com os principais bancos, o que permitirá a eliminação de erros e a otimização de rotinas financeiras.

Se você gostou das dicas para conquistar a redução da inadimplência e quer conhecer mais sobre os benefícios que o software de gestão traz para o setor financeiro da sua instituição de ensino, te convidamos para fazer uma demonstração gratuita do SophiA Gestão Escolar. Clique aqui e agende o seu teste!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.