Voltar à home em SophiA Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: 0800 55 7074 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 14 JAN 2020 - 18H00

Saiba mais sobre a importância da liderança na gestão de escolas

A qualidade na gestão de escolas não está relacionada apenas aos resultados financeiros de uma instituição — ela reflete, também, no futuro do país e do planeta!

Você, educador, gestor e diretor de uma instituição de ensino, está ciente da importância do seu trabalho? Para ajudá-lo nesse sentido, vamos a uma reflexão!

Na área da educação, é fundamental ter em mente um ponto bem esclarecido: a qualidade na gestão de escolas não está relacionada apenas aos resultados financeiros de uma instituição — ela reflete, também, no futuro de uma cidade, estado e país, ou seja, no futuro da sociedade e, até mesmo, do planeta.

A explicação para isso é simples: a falta de competência de um gestor escolar vai muito além de déficits pecuniários, uma vez que pode prejudicar milhares de crianças e adolescentes no que se refere ao desenvolvimento do potencial deles nos mais diversos aspectos.

Sendo assim, é crucial, como gestor, não se acomodar com a qualidade de gestão atual. É necessário sempre buscar aprimorar-se na função, e atualizar-se a respeito de novos métodos e técnicas para executá-los. Levar em conta algumas dicas a respeito de como ser um líder eficaz é bastante útil nesse processo.

A seguir, acompanhe algumas delas!

Como ser um bom líder na gestão de escolas

São algumas sugestões para uma eficiente gestão escolar:  

Planejar e executar 

Ao gestor que quer ser visto como um verdadeiro líder, cabe ser proativo. Nesse sentido, planejar e desenvolver projetos para o melhor andamento da escola é essencial.

Tais projetos podem estar relacionados, por exemplo, às melhorias nas condições de trabalho da equipe profissional da instituição de ensino, como professores e demais funcionários; às melhorias no processo de aprendizagem dos alunos; à intenção de aumentar o faturamento escolar, dentre outras perspectivas.  

Para isso, no entanto, é necessário que o gestor conheça bem as necessidades da escola e de seus integrantes, nos mais diversos setores, e pesquise as práticas mais eficientes para cobri-las. Claro que sempre deve-se levar em conta as questões estruturais da instituição, bem como financeiras, operacionais, corporativas e culturais.

Delegar e monitorar

Na gestão de escolas, é vital saber delegar funções. Ninguém faz esse trabalho sozinho — bem por isso, cercar-se de uma equipe competente e de confiança é importante. Assim como capacitá-la com frequência. 

Quando um gestor delega tarefas que não precisam ser necessariamente realizadas por ele, obviamente sobra mais tempo para que este execute atividades que realmente demandem mais de sua atenção e empenho

Todavia, é preciso monitorar, sempre!

Delegar funções não significa ficar de fora de determinados assuntos. Trata-se de dividir o trabalho — mas, como líder, não abrir mão de supervisioná-lo de uma forma geral!

É importante acompanhar de perto cada setor escolar — inclusive o comercial e o marketing.

Prestar atenção nos investimentos 

Que a saúde financeira é importante para qualquer instituição todo mundo sabe. Esta é uma das principais vias que permitem tirar projetos do papel e executar, na prática, as melhorias necessárias. 

Sendo assim, um gestor deve sempre estar atento aos investimentos escolares — Como eles estão sendo aplicados? Estão sendo bem realizados? Há, de fato, algum retorno? É possível melhorar? Seria mais vantajoso redirecionar alguma parte do capital escolar? Tudo isso precisa ser muito bem analisado na gestão de escolas.

Participar de eventos e feiras externas, por exemplo, tem um custo, e precisa de planejamento. Mas o retorno — tanto financeiro quanto no que se refere à visibilidade e destaque da marca, bem como à aquisição de conhecimento para toda a comunidade escolar — valerá a pena?

Estar atento às novidades

Movimento, em qualquer situação, é fundamental para o crescimento e o sucesso. Uma escola não pode parar no tempo. Bem por isso, estar sempre atento às novidades do mercado, em termos de educação e gestão, faz parte das importantes funções de um gestor — e é crucial para que a escola não fique para trás diante da concorrência. 

Um gestor que deseja, de fato, ser líder, deve atualizar-se, sempre!

Você pode se interessar por esses outros conteúdos:

Cenário da biblioteconomia no Brasil em tempos de crise, mercado cresce 24%

Tudo o que você precisa saber sobre gestão escolar

Como tornar a sua biblioteca mais atrativa e participativa?

Fazer uso da tecnologia 

A gestão de escolas não é uma tarefa fácil, mas pode ser simplificada com a ajuda da "queridinha" do século XXI — a tecnologia!

Hoje em dia, não são poucas as ferramentas tecnológicas desenvolvidas para auxiliar os gestores e toda a equipe de uma instituição de ensino, na administração e execução de suas tarefas, em prol do bom andamento escolar.

Um exemplo nesse sentido é o SophiA Gestão Escolar — um sistema tecnológico de gestão, desenvolvido pela empresa Prima, como intuito de simplificar as tarefas administrativas e pedagógicas da escola.

A ferramenta — que é destinada tanto à educação infantil quanto ao ensino fundamental, médio e técnico — atua no campo financeiro da instituição educacional; na gestão acadêmica e pedagógica da escola; na parte de comunicação com toda a comunidade escolar; e, ainda, na captação de alunos.   

O Diretor do Colégio Ofélia Fonseca (SP), Sérgio Brandão, umas das instituições pioneiras no uso desse sistema de gestão de escolas, afirma estar satisfeito com o desempenho da solução da Prima:  

"Uma das razões de adotarmos um sistema de gestão escolar foi procurarmos ter ferramentas que tornassem mais rápido e prático o trabalho de todos, não só na secretaria ou gerência, mas também do corpo docente. Ao pesquisar sobre qual sistema dentre os disponíveis no mercado seria o mais adequado para o colégio, foi escolhido o SophiA Gestão Escolar pela simplicidade no manuseio e facilidade de composição, uma vez que possui módulos específicos que podem ser adquiridos de acordo com a necessidade. Somos praticamente pioneiros no uso desse sistema e, desde que o adotamos, percebemos os benefícios em fazê-lo. Eu estou satisfeito com o SophiA.", salienta Brandão.

Para saber mais sobre o SophiA Gestão Escolar, acesse a página online da ferramenta — ou entre em contato com a equipe responsável.

E, por fim, não se esqueça: saber ouvir, avaliar e assimilar críticas e sugestões é outra valiosa dica para quem deseja ser um bom líder na gestão de escolas! 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.