Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 29 AGO 2018 - 11H31

Saiba qual é o papel dos temas transversais na educação

De olho na educação dos estudantes, o MEC desenvolveu os temas transversais que devem ser aplicados no plano de ensino das instituições de todo o país

Para que os alunos de todo o país tenham acesso a uma formação integral, o Ministério da Educação (MEC) definiu que as instituições de ensino devem incorporar em seus planos pedagógicos os temas transversais, como ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, trabalho, consumo, pluralidade e cultura. 

Cada escola tem a autonomia de incluir dentro desta proposta do governo outros assuntos que considerarem relevantes para o aprendizado dos estudantes. Porém, os temas transversais que fazem parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) devem estar presentes no plano de ensino durante toda a educação básica.

O interessante é que os temas transversais não estão relacionados a uma ou outra disciplina específica: eles são pertinentes para o aprendizado de diferentes áreas, contribuindo para a formação integral dos alunos.

Para saber mais sobre a importância da aplicação dos temas transversais na educação, continue acompanhando este artigo, pois apresentaremos os principais objetivos desta proposta.

Veja qual é o papel dos temas transversais na educação

De acordo com o MEC, “os temas transversais na educação estão voltados para a compreensão e para a construção da realidade social, dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva, e com a afirmação do princípio da participação política. Isso significa que devem ser trabalhados, de forma transversal, nas áreas e/ou disciplinas já existentes”.

Sendo assim, a aplicação dos temas transversais na educação está diretamente relacionada com questões e aprendizados essenciais para a formação integral dos alunos, visando oferecer a todos os estudantes do país uma base sólida.

Aplicação dos temas transversais no dia a dia dos estudantes

Os temas transversais na educação não estão relacionados a nenhuma disciplina específica, como mencionamos no início. Sendo assim, não há uma forma considerada correta de aplicar esse conceito no dia a dia dos estudantes.

Porém, podemos dizer que esse trabalho acontece por meio de uma parceria entre a família e a escola. Isso ocorre porque vários conceitos e valores propostos pelos temas transversais devem ser repassados para as crianças em casa, antes mesmo do ingresso na Educação Infantil.

Claro que esse é um processo inicial, e somente com o desenvolvimento do aluno e o reforço contínuo desses conceitos é que o jovem conseguirá internalizá-los, fazendo parte do seu perfil como cidadão. Essa parceria, porém, deve se estender durante toda a formação do aluno, sendo essencial para que o aprendizado seja significativo.

Por exemplo: o tema relacionado a orientação sexual deve ser abordado na escola e em casa pelos pais, sempre com informações que são importantes para cada faixa etária. Repassar a responsabilidade de trabalhar os temas transversais somente para uma das instituições, família ou escola, dificilmente levará a uma aprendizagem realmente significativa.

A escola é o espaço em que os temas transversais são representados pelos valores repassados pelas famílias, que serão ampliados dentro de um contexto educacional e social, e o papel dos professores e alunos também precisa passar por uma transformação.

O estudante tem como incumbência trabalhar, fazer pesquisas, relatórios e observações. O professor, por sua vez, deve atuar como orientador e conselheiro, utilizando os temas transversais para tratar de problemas sociais atuais, reavivando as potencialidades de cada um e dando aos estudantes o estímulo para ampliarem o olhar sobre diversas questões, sempre com respeito e tolerância às diferenças.

Desenvolvendo alguns dos temas transversais

•Ética: ações promovidas na escola que ajudam o aluno a se colocar no lugar do outro são essenciais para trabalhar com os temas que englobam a área de ética, como respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade. Compartilhar recursos, espaços e ferramentas no ambiente escolar são meios simples de trazer para a rotina esses assuntos importantes para a formação dos estudantes.

•Saúde: por meio de atividades interdisciplinares é possível trabalhar a importância da saúde, qualidade de vida e bem-estar, ajudando os estudantes a internalizarem hábitos de vida que foquem no desenvolvimento saudável.

•Meio ambiente: ensinar os ciclos da natureza, sociedade e meio ambiente, manejo e conservação ambiental faz parte do currículo das instituições de ensino. Mas o trabalho com esse tema transversal deve focar, também, na conscientização dos alunos sobre a preservação dos recursos naturais.

Tecnologia como aliada dos temas transversais

Os recursos tecnológicos também podem auxiliar o trabalho com os temas transversais, pois são importantes para promover a integração entre alunos e educadores. Eles ainda ajudam a levar para a sala de aula assuntos relevantes de uma forma mais leve e próxima da realidade dos estudantes, como alimentação saudável, bullying, uso consciente dos recursos naturais, respeito, tolerância, entre outros.

A criação de fóruns online, por exemplo é uma ótima forma de debater com os alunos os temas transversais tratados em sala de aula. Esse recurso tecnológico ajuda a estimular a troca de informações, permite a interação entre os envolvidos e fornece um aprendizado mais significativo.

As redes sociais também podem ser utilizadas com foco educacional, ajudando a trabalhar os temas transversais. Com elas é possível aprimorar a comunicação entre os estudantes e educadores, enfatizar a importância da ética nas interações sociais apresentando, inclusive, situações recorrentes no ambiente online que mostram os impactos negativos da falta de respeito nas redes.

No artigo de hoje, apresentamos a proposta dos temas transversais para educação e também abordamos as principais formas de trazer esses conceitos para o dia a dia das crianças e dos jovens, em casa e na escola, com intuito de formar uma sociedade mais consciente e integrada.

Se você gostou desse artigo e quer continuar por dentro das novidades relacionadas à educação, não deixe de assinar nossa newsletter.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.