Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 29 AGO 2018 - 11H00

Sistema de gestão escolar a favor da tranquilidade dos pais: saiba mais

A parceria escola-família é fundamental para que pais e filhos tenham uma adaptação tranquila. O sistema de gestão escolar atua como aliado nesse processo

Quando os filhos atingem a idade para ingressar na escola é comum os pais ficarem preocupados com a adaptação dos pequenos ao novo ambiente. Isso porque, muitas vezes, o colégio representa para a criança o seu primeiro convívio social longe da família, por isso é importante que os gestores utilizem um sistema de gestão escolar e outros aliados que passem segurança.

Afinal, de um lado temos os pais que ficam receosos sobre como será o relacionamento do filho com os colegas e professores, e do outro o pequeno, que fica ansioso por ter que se relacionar com pessoas até então desconhecidas e ainda ficar por várias horas longe dos familiares.

Por ser um processo intenso e complexo para ambas as partes, é importante que os pais se preparem para esse momento e mostrem tranquilidade para que a própria criança se sinta segura com essa nova experiência. Esse comportamento evita que o filho absorva as preocupações e a ansiedade dos adultos, que podem comprometer o seu processo de adaptação.

Em meio a todas essas emoções, a escola assume o papel de auxiliar os pais e os alunos para que todos fiquem tranquilos e consigam passar pela fase de adaptação da melhor forma possível. A utilização de um bom sistema de gestão escolar, como mencionamos, é primordial nessa processo, e é sobre isso que falaremos nesse artigo.

A preocupação dos pais em relação à Educação Infantil

É comum os pais ficarem bastante preocupados quando chega o momento do filho ingressar na Educação Infantil, pois os novos desafios que a criança encontrará longe da família deixam os adultos apreensivos, aflorando ainda mais o sentimento de proteção. 

Mas esse ingresso é fundamental para o desenvolvimento da criança, que aprimorará sua interação social, aprender e desenvolver habilidades e competências importantes para a sua formação e, claro, dar início aos aprendizados acadêmicos. 

As preocupações dos pais em relação a entrada do filho na Educação Infantil, por sua vez, podem ser bem variadas, envolvendo as listadas abaixo:

•Receio de não haver adaptação do pequeno ao ambiente escolar;

•Preocupação excessiva com seu progresso acadêmico; 

•Medo do que a distância da família possa causar;

•Falta de confiança na segurança dos espaços do colégio;

•Medo em relação ao bullying e à saúde da criança.

Por conta de todos esses sentimentos aflorados e preocupações importantes é que os pais esperam que a escola atue como parceira neste processo de adaptação, passando tranquilidade para todos os envolvidos. 

Como utilizar um sistema de gestão escolar para tranquilizar os pais?

Para corresponder a essa expectativa das famílias, muitas instituições de ensino promovem uma programação especial para os alunos ingressantes na Educação Infantil.

Entre as atividades que visam aumentar a confiança e a tranquilidade estão aquelas que geram integração entre as crianças, bem como as que envolvem diretamente os pais, a exemplo das reuniões para apresentar a equipe, os espaços e a rotina que o pequeno terá na escola. Os horários diferenciados para entrada e saída também ajudam nesse processo.

Manter a escola aberta para visitação e um estreito relacionamento, principalmente no início, é uma maneira eficaz de deixar os pais tranquilos, uma vez que estarão a par do dia a dia do filho, das tarefas que ele realizará e do suporte oferecido por professores e assistentes. Esse sentimento positivo automaticamente é passado para os pequenos, que passarão a enxergar a experiência escolar de outra forma.

Mas esse trabalho deve continuar também quando os pais se encontram em casa ou no trabalho e pedem informações sobre os filhos, por isso as instituições de ensino devem contar com um sistema de gestão escolar como aliado. Pensando nisso a Prima, empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias para a área educacional, criou o SophiA Educação Infantil, uma plataforma que atende às principais necessidades desse ciclo.

Ao adotar o sistema de gestão escolar SophiA Educação Infantil sua instituição conseguirá aprimorar a interação com as famílias, pois com ele é possível acessar diversas informações sobre os alunos via smartphone, o que ajuda a manter a tranquilidade dos pais.

Entre essas informações estão:

•Os avisos que são importantes para a turma;

•O calendário escolar com suas respectivas atividades;

•A avaliação descritiva, que permite acompanhar a evolução da criança; 

•A ficha de saúde do aluno, com cadastro de medicamentos, tratamentos, acompanhamento médico e orientações quanto a restrições alimentares;

•Contatos dos responsáveis pelo aluno, para o caso de emergências.

Agora que você sabe quais são as preocupações dos pais em relação à entrada dos filhos na escola e sabe como tranquilizá-los utilizando um sistema de gestão escolar eficiente, não espere mais para dar o primeiro passo. É de suma importância que sua escola se coloque como parceira no processo de adaptação, tanto para gerar tranquilidade quanto para mostrar que de fato se importa com os alunos e possui uma equipe que busca criar uma boa experiência para todos.

Se você gostou do conteúdo ou quer esclarecer alguma dúvida sobre o sistema de gestão escolar SophiA Educação Infantil, deixe a sua mensagem nos comentários abaixo ou entre em contato e retornaremos o mais breve possível.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Este canal é para comunicação com a equipe de vendas da Prima. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.