Voltar à home em SophiA Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200
Central de vendas: +55 (12) 99654-1838 PABX: (12) 2136 7200 Capa do Blog Bibliotecas e Acervos Gestão Escolar Materiais Educativos Eventos
Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 29 AGO 2018 - 10H51

Sistema para Ensino Superior e sua importância na comunicação com os alunos

Conhecer os novos meios de interação com os alunos é essencial para o crescimento das universidades, e o sistema para Ensino Superior é um aliado neste processo

Em um mundo em que as informações são repassadas de forma praticamente imediata, é fundamental que as universidades estabeleçam com os alunos uma comunicação direta e um atendimento rápido e esclarecedor. Entretanto, sabemos que esse processo nem sempre é fácil de ser trabalhado pelos gestores, influenciando negativamente em diversos aspectos. Para driblar esse problema, é muito importante ter um sistema para Ensino Superior como aliado.

A tecnologia se torna ainda mais essencial quando pensamos na pluralidade de atendimentos realizados diariamente pelas instituições. A comunicação com alunos atuais, ingressantes, egressos e aqueles que pretendem estudar na universidade no futuro demonstra o desafio que é manter uma interação de alto nível.

Na sequência, vamos abordar a importância do atendimento de qualidade e também mostrar como um sistema para Ensino Superior pode aprimorar a comunicação com os alunos, auxiliando na atração e retenção dos mesmos.

A importância de um bom atendimento

Quando o estudante busca por uma universidade, é comum ele ter diversas dúvidas sobre o vestibular, a mensalidade, a grade curricular, entre outros pontos. Quando isso acontece, a primeira atitude é contatar a instituição para esclarecer as principais questões.

Nessa hora, oferecer um atendimento esclarecedor e de qualidade é fundamental para captar o aluno, afinal ele se sentirá acolhido com a atenção recebida.

Mas é importante ressaltar que o bom atendimento não pode se limitar somente ao processo de captação de novos alunos. Pelo contrário: após a efetivação da matrícula, a universidade precisa manter ou até mesmo elevar a qualidade do serviço prestado. Afinal, além de ser essencial para reter esse estudante, uma comunicação eficaz faz até mesmo com que ele recomende o local onde estuda para outros interessados.

Conheça os impactos do atendimento de baixa qualidade

Vimos que uma comunicação eficaz ajuda a atrair novos alunos e a reter o grupo atual. No entanto, as instituições precisam ficar atentas para os impactos que um atendimento ruim pode proporcionar, como:  

•Propaganda negativa da instituição;

•Aparecimento de conflitos internos;

•Aumento do número de transferências;

•Baixo rendimento na lucratividade da universidade.

Para evitar que esses problemas afetem a sua universidade, é preciso ir além de somente disponibilizar uma secretaria eficiente com funcionários atenciosos, adotando um sistema para Ensino Superior capaz de dinamizar a comunicação com os alunos. Falaremos mais sobre esse recurso no próximo tópico. 

O sistema para Ensino Superior como forma de comunicação com os alunos 

Depois de entender a importância de um atendimento de qualidade e conhecer os impactos que uma interação ruim pode proporcionar, chegamos ao momento de saber como promover de fato uma comunicação assertiva com os alunos.

O primeiro ponto é saber que os estudantes do século XXI apresentam um perfil diferenciado, que exige uma adequação às formas de comunicação, incluindo mais praticidade e agilidade para otimizar o tempo de todos. 

Hoje, uma secretaria com funcionários para tirar dúvidas e passar informações, além de resolver problemas, não é mais tão eficaz como em anos anteriores. É preciso que a universidade invista em outros meios de comunicação adicionais, que estejam presentes no dia a dia dos estudantes, como:

•Redes sociais;

•SMS;

•Chats;

•E-mail;

•Comunicação via sistema para Ensino Superior.

Aliás, é importante destacar que a interação com o aluno via sistema para Ensino Superior se apresenta como uma aliada ainda mais forte da universidade, pois possibilita o compartilhamento de informações via aplicativo, por exemplo. Há hoje no mercado plataformas como o SophiA Gestão Acadêmica, que oferece uma série de recursos para dinamizar a comunicação com o estudante.

Por meio desse sistema para Ensino Superior é possível reduzir o volume de atendimento nas dependências da instituição, disponibilizando diversas informações pelo Terminal Web do SophiA. Além disso, a universidade terá um aplicativo para melhorar e dinamizar a comunicação com os estudantes, facilitando a rotina de todos com o recurso de notificação via push. 

Acompanhar as mudanças que surgem com os novos perfis de alunos e ir além de suas expectativas, estabelecendo uma comunicação ativa, rápida e segura, é fundamental para o sucesso da instituição, e o sistema para Ensino Superior SophiA é a melhor maneira para você começar a elevar a sua gestão acadêmica a outro patamar.

Para continuar por dentro dos assuntos relacionados a área educacional, te convidamos para assinar a nossa newsletter gratuita. Caso tenha dúvidas sobre nosso sistema para Ensino Superior, clique aqui e entre em contato com o nosso time de especialistas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Ligamos para você

Menu

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SophiA, em Gestão Escolar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.