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Por SophiA Em Gestão Escolar Atualizada em 25 OUT 2017 - 16H44

Software SophiA auxilia na captação de alunos para a escola estruturando o processo de prospecção


Estamos no início do segundo semestre e as escolas já devem começar a se movimentar para estruturar a campanha de matrículas 2018. Com a crise econômica no país, reter e atrair novos alunos é um desafio para as instituições, que precisam ser criativas e estratégicas para passar por esta fase com resultados satisfatórios.

Segundo dados do Censo Escolar 2016, produzido pelo INEP, o setor que mais teve aumento no número de matrículas no ano passado foi o Ensino Fundamental, com 3,87% de crescimento. O Ensino Médio foi o que mais teve perdas, com retração de 1,41% nas matrículas (veja o quadro completo abaixo).

O software SophiA auxilia as escolas a estruturar a prospecção de alunos para a escola. No SophiA Gestão Escolar, versão desktop, na aba de Atendimento, é possível cadastrar os próximos contatos com os prospectivos, para não perder a comunicação e dar sequência no atendimento até o fechamento da matrícula.

Já na versão web do software há o recurso Funil de Vendas, onde é possível estabelecer as etapas comerciais adotadas pela escola, como por exemplo, cadastro de possível aluno > contato telefônico > agendamento de visita > matrícula. Cada colaborador, munido de login pessoal, pode então gerenciar estas etapas, vendo os contatos a serem feitos no dia, incluindo novas ações a serem realizadas no futuro e também cadastrando novos prospectivos.

Outro módulo opcional que pode ser acoplado ao sistema na versão web é o de Leads, uma interface de web API que capta os dados cadastrados em qualquer canal da instituição para enviar ao SophiA, para controle no Funil de Vendas. Ou seja, quando um cliente potencial preenche um cadastro no site da instituição, nas mídias sociais, ou em outro canal da escola, estes dados ficam disponíveis para serem trabalhados e convertidos em matrícula. Por ser um contato ativo, no qual o interesse partiu do próprio possível aluno, esta informação fica em destaque no software, para contato mais rápido, consequentemente com mais chances de conversão.

Gestão e análise

Após estruturar os processos, trabalhando ativamente para a atração de novos alunos para a instituição, é importante ter uma visão generalizada dos números para continuamente adaptar a estratégia. O SophiA oferece relatórios que possibilitam que a tomada de decisões seja baseada na realidade da escola, oferecendo com facilidade dados como contatos realizados, contatos a realizar, matrículas por campanha, matrículas por colaborador, perdas por motivo, entre outros.

Além disso, a versão web do software oferece a ferramenta Gestão de Metas, onde a escola pode definir as metas individuais de cada colaborador trabalhando na prospecção. O processo é facilitado a partir do histórico de utilização da ferramenta, pois definindo um porcentual de crescimento o sistema cruza com os dados anteriores e já oferece as metas atualizadas para o período delimitado.

Tenha um braço direito para atrair alunos para a sua escola. Utilize o SophiA e as ferramentas do software a seu favor.

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